321 estudantes apresentam trabalhos de iniciação científica no XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.
Estudantes e professores concordam: participar de
atividades de iniciação científica durante a graduação
faz toda a diferença na trajetória do acadêmico e
pode, em muitos casos, dar um rumo novo à sua formação
profissional e pessoal. Para os professores, acompanhar e
supervisionar a entrada do estudante no mundo da
investigação científica dá sentido à sua "missão" de ajudar o
estudante
a trilhar o caminho da auto-aprendizagem. Estudante que faz
iniciação científica desenvolve, desde cedo, uma percepção
mais apurada sobre o ato de conhecer, é capaz de
dominar melhor as ferramentas da sua aprendizagem, torna-se um
sujeito
mais curioso, crítico, independente e criativo. Ao desenvolver
sua capacidade investigativa, aprende de maneira mais
siginficativa,
acabando por
melhorar, de uma forma geral, seu desempenho na graduação.
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Nas fotos acima, duas estudantes fazem apresentação oral de seus trabalhos de iniciação científica.
Espaço privilegiado
Esta semana, de segunda a quinta-feira, durante
o
XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 321
estudantes de graduação (302 da UCS e 19 de outras IES)
colocam seus
trabalhos de iniciação científica para discussão, e avaliação,
entre a comunidade acadêmica.
Na forma de apresentação oral e de pôster, os trabalhos
passarão pela avaliação
de pesquisadores, membros dos comitês científicos da UCS e do
CNPq.
![](../tplNoticias/noticias/1222192415/img_jovens3.jpg)
Na sua 16ª edição, o encontro é um dos eventos mais importantes do
calendário acadêmico, pois congrega
estudantes e professores de graduação e pós-graduação de, praticamente, todos
os cursos da Instituição. É um momento em que se vislumbra, na
essência
da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a concretização da
missão da Universidade.
Programação
A sessão de abertura (fotos nesta página) teve a participação do professor Dr.
Cleber Cristiano Prodanov, pró-reitor de Pesquisa,
Tecnologia e Inovação da FEEVALE, que falou sobre
Ciência, Universidade e Inovação. As sessões de apresentação
oral de trabalhos e de pôsteres ocorrem de terça a quinta-feira,
nos Bloco 46 e J,
respectivamente. A sessão de encerramento será às 18h de
quinta-feira, no
auditório do Bloco J, quando serão conhecidos e premiados os
cinco trabalhos
que mais se destacaram em cada uma das três áreas de
conhecimento (Exatas, Humanas e da Vida).
Confira a programação completa. Agende-se e participe!
Uma reflexão
"Na universidade, ensino, pesquisa e extensão
efetivamente se articulam, mas a partir da
pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina,
pesquisando; só se presta
serviços à comunidade, se tais serviços nasceram
da pesquisa. O professor
precisa da prática da pesquisa, para ensinar eficazmente;
o aluno precisa dela,
para aprender eficaz e significativamente; a
comunidade precisa da pesquisa,
para poder dispor de produtos do conhecimento; e a
universidade precisa da
pesquisa, para ser mediadora da educação".
António Joaquim Severino, em "Pesquisa, pós-graduação e
universidade" - Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24,
n. 34. 1996.
![](../tplNoticias/noticias/1222192415/foto3.jpg)
Estudantes e professores assistem à apresentação oral de trabalhos.
Fotos: Daiane Nardino
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