321 estudantes apresentam trabalhos de iniciação científica no XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.
Estudantes e professores concordam: participar de
atividades de iniciação científica durante a graduação
faz toda a diferença na trajetória do acadêmico e
pode, em muitos casos, dar um rumo novo à sua formação
profissional e pessoal. Para os professores, acompanhar e
supervisionar a entrada do estudante no mundo da
investigação científica dá sentido à sua "missão" de ajudar o
estudante
a trilhar o caminho da auto-aprendizagem. Estudante que faz
iniciação científica desenvolve, desde cedo, uma percepção
mais apurada sobre o ato de conhecer, é capaz de
dominar melhor as ferramentas da sua aprendizagem, torna-se um
sujeito
mais curioso, crítico, independente e criativo. Ao desenvolver
sua capacidade investigativa, aprende de maneira mais
siginficativa,
acabando por
melhorar, de uma forma geral, seu desempenho na graduação.
Nas fotos acima, duas estudantes fazem apresentação oral de seus trabalhos de iniciação científica.
Espaço privilegiado
Esta semana, de segunda a quinta-feira, durante
o
XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 321
estudantes de graduação (302 da UCS e 19 de outras IES)
colocam seus
trabalhos de iniciação científica para discussão, e avaliação,
entre a comunidade acadêmica.
Na forma de apresentação oral e de pôster, os trabalhos
passarão pela avaliação
de pesquisadores, membros dos comitês científicos da UCS e do
CNPq.
Na sua 16ª edição, o encontro é um dos eventos mais importantes do
calendário acadêmico, pois congrega
estudantes e professores de graduação e pós-graduação de, praticamente, todos
os cursos da Instituição. É um momento em que se vislumbra, na
essência
da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a concretização da
missão da Universidade.
Programação
A sessão de abertura (fotos nesta página) teve a participação do professor Dr.
Cleber Cristiano Prodanov, pró-reitor de Pesquisa,
Tecnologia e Inovação da FEEVALE, que falou sobre
Ciência, Universidade e Inovação. As sessões de apresentação
oral de trabalhos e de pôsteres ocorrem de terça a quinta-feira,
nos Bloco 46 e J,
respectivamente. A sessão de encerramento será às 18h de
quinta-feira, no
auditório do Bloco J, quando serão conhecidos e premiados os
cinco trabalhos
que mais se destacaram em cada uma das três áreas de
conhecimento (Exatas, Humanas e da Vida).
Confira a programação completa. Agende-se e participe!
Uma reflexão
"Na universidade, ensino, pesquisa e extensão
efetivamente se articulam, mas a partir da
pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina,
pesquisando; só se presta
serviços à comunidade, se tais serviços nasceram
da pesquisa. O professor
precisa da prática da pesquisa, para ensinar eficazmente;
o aluno precisa dela,
para aprender eficaz e significativamente; a
comunidade precisa da pesquisa,
para poder dispor de produtos do conhecimento; e a
universidade precisa da
pesquisa, para ser mediadora da educação".
António Joaquim Severino, em "Pesquisa, pós-graduação e
universidade" - Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24,
n. 34. 1996.
Estudantes e professores assistem à apresentação oral de trabalhos.
Fotos: Daiane Nardino
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