321 estudantes apresentam trabalhos de iniciação científica no XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.

Estudantes e professores concordam: participar de atividades de iniciação científica durante a graduação faz toda a diferença na trajetória do acadêmico e pode, em muitos casos, dar um rumo novo à sua formação profissional e pessoal. Para os professores, acompanhar e supervisionar a entrada do estudante no mundo da investigação científica dá sentido à sua "missão" de ajudar o estudante a trilhar o caminho da auto-aprendizagem. Estudante que faz iniciação científica desenvolve, desde cedo, uma percepção mais apurada sobre o ato de conhecer, é capaz de dominar melhor as ferramentas da sua aprendizagem, torna-se um sujeito mais curioso, crítico, independente e criativo. Ao desenvolver sua capacidade investigativa, aprende de maneira mais siginficativa, acabando por melhorar, de uma forma geral, seu desempenho na graduação.

Nas fotos acima, duas estudantes fazem apresentação oral de seus trabalhos de iniciação científica.

Espaço privilegiado
Esta semana, de segunda a quinta-feira, durante o XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 321 estudantes de graduação (302 da UCS e 19 de outras IES) colocam seus trabalhos de iniciação científica para discussão, e avaliação, entre a comunidade acadêmica. Na forma de apresentação oral e de pôster, os trabalhos passarão pela avaliação de pesquisadores, membros dos comitês científicos da UCS e do CNPq.

Na sua 16ª edição, o encontro é um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico, pois congrega estudantes e professores de graduação e pós-graduação de, praticamente, todos os cursos da Instituição. É um momento em que se vislumbra, na essência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a concretização da missão da Universidade.

Programação
A sessão de abertura (fotos nesta página) teve a participação do professor Dr. Cleber Cristiano Prodanov, pró-reitor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da FEEVALE, que falou sobre Ciência, Universidade e Inovação. As sessões de apresentação oral de trabalhos e de pôsteres ocorrem de terça a quinta-feira, nos Bloco 46 e J, respectivamente. A sessão de encerramento será às 18h de quinta-feira, no auditório do Bloco J, quando serão conhecidos e premiados os cinco trabalhos que mais se destacaram em cada uma das três áreas de conhecimento (Exatas, Humanas e da Vida).

Confira a programação completa. Agende-se e participe!

Uma reflexão
"Na universidade, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nasceram da pesquisa. O professor precisa da prática da pesquisa, para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela, para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa, para poder dispor de produtos do conhecimento; e a universidade precisa da pesquisa, para ser mediadora da educação".
António Joaquim Severino, em "Pesquisa, pós-graduação e universidade" - Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24, n. 34. 1996.

Estudantes e professores assistem à apresentação oral de trabalhos.

Fotos: Daiane Nardino