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Por que é importante participar do Encontro de Jovens Pesquisadores? O que dizem os estudantes.
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| "Como jovem pesquisadora fiz muitas aprendizagens. Desenvolvi o
gosto pela pesquisa e a compreensão sobre o processo de
pesquisar. Tive a vivência do processo científico e estudei e
interpretei textos com um novo olhar. Apliquei os
conhecimentos adquiridos na pesquisa em minha formação
acadêmica, na leitura e compreensão de textos; na
elaboração de artigos científicos, de referencial bibliográfico,
e nas produções textuais científicas. Compreendi a importância
do rigor metodológico na profissão de turismólogo e apresentei
um artigo no SEMINTur-08". Mônica Schneider, acadêmica de
Turismo do CARVI, bolsista BIC/UCS (Na foto, com sua orientadora
professora Marcia Maria Capellano dos Santos). Apresentou
o trabalho "Referentes para percursos hipertextuais em textos
didáticos-rede (aplicados ao Turismo) - Hipercurso".
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"Sou bolsista BIC/FAPERGS e pela 1ª vez
participo do Encontro de Jovens Pesquisadores. Está sendo uma grande experiência realizar atividades de
iniciação científica, pois me possibilitou o contato com a tecnologia e mais conhecimento para
embasar a teoria que está sendo vista em sala de aula".
Alana Lúcia Bossardi Ramos, estudante de
Engenharia de Alimentos com bolsa BIC/FAPERGS. Apresentou o
trabalho "Influência de diferentes substitutos de gordura no processo de
retenção de água em mortadelas de frango".
"Eu sempre quis estar aqui, isto é, eu sempre quis
trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas
tecnologias. Na minha área, a engenharia de alimentos, a
pesquisa é fundamental no desenvolvimento de
novos produtos e processos que garantam alimentos mais seguros e
que preservem as suas propriedades organolépticas".
Patricia Garcia Cardoso, acadêmica de
Engenharia de Alimentos, bolsista BIC/UCS. Apresentou o trabalho
"Efeito de substitutos de gordura no processo oxidativo de
mortadelas".
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"Como minha atividade de pesquisa
realiza-se no Laboratório de Controle Biológico, no Instituto
de Biotecnologia, eu consigo relacionar melhor os conteúdos
teóricos com a prática
profissional. Venho de uma família ligada à agricultura, portanto
me identifico com essa área de pesquisa: o controle
biológico de doenças de plantas." Fabiane Mezzomo,
acadêmica de Ciências Biológicas, bolsista BIC/UCS. Apresentou o trabalho "Seleção de linhagens de Bacillus spp. com potencial
para controle biológico de doenças no pós-colheita da maçã."
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"Sou aluna de
Licenciatura em Geografia e participar de um projeto de
pesquisa me permitiu fazer o
diálogo com outras
áreas do conhecimento, como a Sociologia, a História e a
Linguagem. Dessa forma, ampliei meus estudos e ganhei motivação
para continuar estudando
após a graduação. A pesquisa, na minha opinião, é onde a
aprendizagem realmente ocorre e as atividades
de iniciação científica me deram essa oportunidade. Como já
estou no 8º semestre, já imprimi
um edital de seleção para o Mestrado em Geografia, da UFRGS".
Jaqueline Renata Schlimdwein, acadêmica de Licenciatura em
Geografia, bolsista BIC/UCS. Apresentou o trabalho "Toponímia".
Na foto, no momento da avaliação de seu pôster pelo professor
Rafael José dos Santos
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| "Realizar atividades de iniciação
científica é, para mim, uma formação paralela ao curso de
graduação. A pesquisa desafiou-me a
aprofundar-me em muitos outros conceitos que eu
considero importantes na minha trajetória acadêmica e na
minha futura prática docente" - Vanessa de Almeida Santos,
acadêmica de Pedagogia, voluntária em Pesquisa
desde maio de 2008. Apresentou o
trabalho: "Narrativas sobre transposição didática: sinais que revelam a travessia".
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"Pela 3º vez estou
participando do Encontro de Jovens Pesquisadores e
acabo de ser convidado para estagiar na Secretaria Municipal do
Meio Ambiente. Ao participar de atividades de pesquisa, percebi
uma melhora na minha
capacidade de buscar informações e conhecimentos, de saber
distingüir o que é informação verdadeira, útil e necessária.
Também melhorei meu desempenho lógico, me sinto mais
independente, pois já sei como e onde buscar conhecimento
que possa ser necessário
no futuro". Tiago Panizzon, acadêmico da Engenharia
Ambiental, bolsista BIC/UCS. Apresentou o trabalho "Implantação de biodigestores para o tratamento de dejetos suínos no Corede-Serra,
estimativa de geração de créditos de carbono e biogás".
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"Meu projeto de pesquisa é
interdisciplinar e tem foco na
área ambiental. Como acadêmico da Ciência da Computação,
meu trabalho é desenvolver, com orientação dos professores da
área de Informática, um sistema de informação para a gestão
ambiental. Dessa experiência como bolsista, resultou a
minha recente contratação como técnico para atuar no projeto".
Márcio Bigolin, acadêmico do 6º semestre de Ciência da
Computação, pelo segundo
ano com bolsa BIC/UCS. Apresentou o trabalho "Programa
para cálculo de Índice de Qualidade da Água (IQA)".
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Fotos: Daiane Nardino
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