Professor e estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia recebem prêmio por pesquisa inovadora.

O projeto Redução do atrito em dispositivos eletromecânicos: melhoria da eficiência no uso e geração da energia elétrica, coordenado pelo professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Carlos Alejandro Figueroa, obteve o 1º lugar na 3ª edição do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica, na categoria Ciência e Tecnologia, modalidade Energia. A cerimônia de premiação realizou-se no dia 15 de dezembro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Materiais, o professor Carlos Alejandro dividiu o prêmio com seus orientados, Ane Cheila Rovani, mestranda em Materiais, e Felipe Cemin, acadêmico de Engenharia Química. O projeto premiado propõe aumentar a eficiência de consumo energético em diversos dispositivos eletromecânicos, visando à redução do atrito em aparelhos elétricos de diversos portes.

O Prêmio é "uma atividade científica e cultural promovida pela Siemens que tem como objetivo identificar, reconhecer e divulgar projetos que apresentem uma idéia inovadora, como resposta às questões mais difíceis da atualidade". [ Leia mais.] É realizado a cada dois anos e, em 2008, teve 253 projetos em duas categorias: Estudante – Novas Idéias (os primeiros colocados receberam R$ 10 mil) e Ciência & Tecnologia, nas modalidades Indústria, Energia e Saúde (com premiação de R$ 15 mil).

Na foto de Daiane Nardino, o professor Carlos Alejandro (ao centro) e os acadêmicos Ane e Felipe.