Site da UCS entra em processo de reestruturação.

O site da UCS está sendo reestruturado. A partir desta segunda-feira, dia 18, a página de abertura já está de cara nova e até dezembro serão implementadas outras mudanças. O trabalho deverá envolver toda a Universidade e, a partir de agora, serão intensificados os contatos com as diferentes áreas/setores para ajustar, atualizar, ou até mesmo criar, conteúdos, interfaces gráficas, funcionalidades e serviços que melhor correspondam às suas reais necessidades.

Mais do que modernizar o site, a ideia é trabalhar com a proposta de dotar a Instituição de um sistema web de comunicação, atual e eficiente, que atenda às demandas de alunos, professores e funcionários, que dissemine toda a produção da Instituição e que funcione sempre como uma porta aberta para os futuros e os ex-alunos, para os colaboradores, e todas as comunidades atingidas pela Universidade de Caxias do Sul.

O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto pela Assessoria de Comunicação (ACOM) e o Núcleo de Processamento de Dados (NPDU). Os conteúdos estão sendo revistos e reorganizados, os acessos remapeados e os layouts modernizados. O NPDU já trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de gerenciamento de conteúdo, em plataforma livre, que, entre outras funcionalidades, irá possibilitar uma perfeita integração do Site aos demais portais da Universidade, especialmente ao Portal UCSVirtual.

Um sistema de busca de informações mais eficiente e novas funcionalidades também estão sendo pensadas, tendo como base a convergência de mídias, o que favorecerá a integração e otimização de texto, áudio, vídeo e foto.

Conceito
O conceito estabelecido para a página inicial segue as tendências atuais da comunicação na web, com uma estrutura leve, clara e funcional. Graficamente, ele se baseia numa imagem central que determinará os estilos de cor das demais imagens e textos. Esse conceito permitirá a utilização de fotos que comuniquem as diversas ideias que traduzem a Universidade de Caxias do Sul.

Imagens, conteúdos, informações e serviços deverão ser combinados de forma atrativa, não somente para divulgar as ações, políticas e serviços da Universidade, mas principalmente para disseminar a sua produção acadêmica, cultural, científica e tecnológica além dos muros da Instituição.