Estudante de música da UFRGS faz estágio na Orquestra Sinfônica da UCS.

O maestro Manfredo Schmiedt, regente da Orquestra Sinfônica da UCS, ganhou uma assistente. Desde o início do semestre, os ensaios da Orquestra Sinfônica estão servindo de laboratório para estudantes do bacharelado em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Letícia Gabriele Grützmann (foto) é acadêmica de Música, com habilitação em Regência Coral, e é a primeira estudante a estagiar na Orquestra. A realização do estágio é resultado de um convênio firmado entre a UCS e a UFRGS. "A formação de regente é complicada porque o instrumento do músico é a própria orquestra e isso é difícil de conseguir mesmo em uma universidade federal", afirma o maestro Manfredo, para quem, a parceria com a UFRGS, torna a Orquestra da UCS uma referência no Rio Grande do Sul. "É uma oportunidade preciosa para os estudantes de música poderem trabalhar com uma orquestra profissional como a nossa e, para nós, é bom ter um assistente".

"Música é minha vida"
A timidez da acadêmica de Música, Letícia Grützmann, de apenas 20 anos, parece desaparecer quando ela assume a batuta nos ensaios ou quando sobe ao palco para reger 40 músicos da Orquestra Sinfônica da UCS. A estreia da maestrina aconteceu no final de abril, em um concerto realizado em São Sebastião do Caí, no aniversário da cidade. Neste dia, em que substituiu o maestro Manfredo Schmiedt, Letícia teve a certeza de que é isso mesmo que deseja para sua vida. "Foi uma experiência incrível, foi como se tivesse me dado um estalo: quero ser maestrina". A intimidade com a música vem de berço. Letícia não sabe precisar com que idade começou a estudar música, mas tem certeza de que as primeiras lições que teve na vida estiveram relacionadas à musicalidade. "Meu pai é maestro de um coral no Paraná e minha mãe é professora de música, então todas as brincadeiras sempre foram ligadas à música", recorda. Para o futuro, apenas um plano: "Música, pois música é minha vida".

Conhecimento
A parceria possibilitará aos acadêmicos de música familiarizarem-se com a estrutura da orquestra e aprofundarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O estágio, não-obrigatório, tem duração de um ano, podendo ser renovado por mais um. A ideia é manter sempre um regente assistente.

"Para mim está sendo uma grande experiência e uma grande oportunidade até pouco tempo pouco provável", avalia a acadêmica Letícia. Durante o estágio, ela auxilia o maestro nos ensaios de naipes, onde cada conjunto de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) ensaia separado para depois se juntar no ensaio geral. "Para isso ela precisa estudar o repertório e estar apta a comandar os ensaios", explica o maestro Manfredo, que a supervisiona na primeira parte dos ensaios e depois a orienta sobre o que foi bem e o que precisa ser melhorado.

A Orquestra Sinfônica da UCS objetiva formar e consolidar uma cultura artístico-musical permanente e de boa qualidade, que possa ter influência na vida e no cotidiano das pessoas, no âmbito local e regional. Suas apresentações estão contidas em programas como o Quinta Sinfônica, os Concertos Didáticos, os Concertos Integração e os Concertos nas Igrejas.