Reitor fala a empresários sobre a UCS no contexto do ensino superior do Brasil.

"A UCS no contexto das universidades brasileiras" foi o tema abordado pelo reitor Isidoro Zorzi na reunião-almoço desta segunda-feira (22), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. Aos participantes do encontro, o reitor apresentou dados da Instituição no âmbito acadêmico, de infraestrutura e econômico-financeiro. Também falou sobre cenários futuros do ensino superior e destacou os principais desafios que se colocam para a UCS.

Aos empresários, Zorzi, que assumiu a reitoria da Universidade em maio de 2006, destacou a identidade comunitária da Instituição, constituída de um conjunto de forças e de instituições da comunidade, com o compromisso de se interrelacionar com a sociedade e de contribuir para a solução de seus problemas específicos.

Relação universidade-empresa
No fortalecimento das relações com o meio empresarial, citou como desafio a integração universidade-empresa pela inovação, destacando que a UCS, entre os seus 750 laboratórios de ensino já conta com oito laboratórios para a prestação de serviços reconhecidos pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Ainda relacionando a integração com o setor empresarial, o reitor salientou o lançamento do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES), seção Caxias do Sul, que reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura na área de engenharia de superfícies, com a missão de colaborar para o crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica. O INES, que será lançado nesta quarta-feira (24) é uma parceria entre instituições de pesquisa, empresas e associações de classe.

Avaliação do MEC
Ao lembrar o resultado da avaliação do Ministério da Educação, divulgada em setembro de 2008, o reitor colocou a UCS entre as grandes instituições do país. O Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC) a classifica na 44ª posição entre as 173 universidades avaliadas no país e a oitava no Rio Grande do Sul. Entre as instituições particulares, a UCS é a segunda universidade entre as gaúchas e a quarta entre as brasileiras.

Gestão acadêmica e administrativa
Sobre mudanças em sua gestão (2006/2010) apontou a descentralização (supressão dos departamentos e criação de novas unidades), a flexibilização dos currículos (visando adequá-los às exigências legais e às demandas da sociedade, de modo que se propicie ao egresso uma formação profissional e cidadã). Ele apresentou dados contábeis da Instituição justificando as medidas na área financeira e administrativa. Observou que a dívida financeira, quando iniciou sua gestão, era de R$ 12,4 milhões e que, em abril deste ano, foi zerada. Nesta gestão, os investimentos já somam R$ 41,910 milhões.

Desafios
Entre os desafios que se colocam para a Instituição, o reitor aponta:
a manutenção do equilíbrio financeiro;
a manutenção da capacidade de investimento;
a qualificação e competitividade - qualificar e ampliar a infraestrutura;
a integração universidade-empresa pela inovação;
a implantação do Parque Científico e Tecnológico da Serra;
o reconhecimento do modelo comunitário de Universidade pelo MEC.

Questionamentos
Ao responder aos questionamento dos participantes da reunião-almoço, o reitor falou desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que acabou com a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão até o surgimento de novas instituições de ensino superior na região.

Dados Gerais da UCS
No material apresentado durante a reunião-almoço, o reitor atualizou os dados da UCS neste semestre.

Mais de 36 mil alunos matriculados.
53 cursos de graduação – 68 habilitações.
7 programas de pós-graduação stricto sensu (7 mestrados e um doutorado) e cerca de 70 cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância (especialização e MBA).
Mais de 1.150 professores.
Programas em nível de extensão em diferentes áreas.

Ao ingressar na UCS, o aluno dispõe de:
16 bibliotecas com aproximadamente 940 mil exemplares para consulta.
Mais de 750 laboratórios de ensino.
Mais de 500 salas de aula.
Programas de Iniciação Científica, com cerca de 300 bolsas para acadêmicos de graduação.
Programas de apoio à permanência do acadêmico na Universidade.
Portal UCSvirtual – Portal acadêmico que facilita o processo de ensino-aprendizagem.

Pesquisa
Em 2009, a UCS registra o funcionamento de 16 Núcleos de Pesquisa (NPs) e 13 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NIDs). Os núcleos abrigam mais de 250 projetos de pesquisa e contam com a participação de 270 docentes que conjugam atividades de ensino e pesquisa. No CNPq, tem cadastrados 112 grupos de pesquisa. Possui também 29 patentes de invenção, duas patentes de modelo de utilidade e dois desenhos industriais registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e desenvolve 43 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com empresas privadas (16), órgãos públicos (25) e dois projetos internacionais privados, na área da saúde.

Pés na região
A Universidade está presente com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé, Canela, Vacaria, São Sebastião do Caí. Mantém Polos de Educação a Distância em São Marcos, Antônio Prado, Terra de Areia e Montenegro.

Olhos no mundo
Na busca da internacionalização, a Universidade mantém mais de uma centena de acordos internacionais com instituições de 29 países, permitindo o intercâmbio acadêmico e científico de estudantes, professores, pesquisadores e gestores.