Trabalho de acadêmica de Ciências Biológicas é destaque em evento estadual de iniciação científica.
A acadêmica de Ciências Biológicas, Aline Correa Mazzoni,
participou da
V Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - realizada
pela
Fundação Estadual de
Proteção Ambiental "Henrique Luís Rossler" e
Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, entre os
dias 16 e 19 de junho, em Porto Alegre.
Seu trabalho intitulado "Fatores determinantes da
distribuição de macroinvertebrados bentônicos em lagoas
costeiras do Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul", realizado
sob a orientação dos professores Rosane Lanzer e Alois Schäfer,
foi selecionado como o melhor trabalho da Sessão Zoologia
II/Ecologia II. No ano passado, o trabalho de
iniciação científica da acadêmica também
foi destaque no Salão de Iniciação Científica da
UFRGS. "Entrei no curso de Ciências Biológicas porque
queria trabalhar
com zoologia e pesquisar grandes animais, mas conheci os
macroinvertebrados e percebi que era o que realmente eu queria". Aline conclui sua graduação no final
do ano, mas não pretende largar as atividades de pesquisa, prosseguir com o mestrado
já faz parte dos seus planos.
Na foto, Aline aparece em primeiro plano
Projeto LACOS
O trabalho da acadêmica faz parte do
Projeto LACOS - Gestão Sustentável das Lagoas Costeiras do
Litoral Médio e
Sul do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo professor
Dr. Alois Schäfer e realizado com a
participação de 34 pesquisadores e
10 estudantes de graduação de diversas áreas do conhecimento
(Biologia, Ecologia,
Agronomia, Biogeografia, Geologia, Engenharia Química,
Economia e Turismo).
Patrocinado pelo Programa Petrobras
Ambiental - 2ª Edição, o projeto LACOS foi desenvolvido pela UCS
em parceria com a Embrapa Clima Temperado e o apoio
das prefeituras das cidades de
quatro municípios gaúchos: Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do
Palmar. Ao longo de dois anos, os pesquisadores desenvolveram estudos e atividades
extensionistas com as comunidades locais,
com a finalidade de levantar, avaliar e socializar informações e
ferramentas para o uso sustentável dos recursos hídricos
daquela região. Como resultado final das atividades do projeto,
os pesquisadores
apresentaram, no mês de junho, três
publicações de caráter didático-científico, a serem
utilizadas
pelas prefeituras e comunidades com as quais eles
trabalharam. [ Leia mais.]
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