Jubileu de Prata do Grupo de Dança Raízes. Evento debate o corpo em movimento.

Quem gosta de dança terá oportunidade de reviver um dos momentos mais importantes para os palcos do Estado e refletir sobre os movimentos. O Programa Ciências e Artes do Corpo realiza de quinta-feira (2) a domingo (5), no Teatro Municipal Pedro Parenti, um evento comemorativo ao Jubileu de Prata do Grupo de Danças Raízes.

Durante a programação, aberta à população, haverá espaços para debates, além de duas apresentações do espetáculo comemorativo "Raízes: paisagens da memória" e do lançamento da exposição fotográfica "Um tempo em movimento", que permanece na Galeria Municipal de Arte Gerd Borhein da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima até o dia 30 de julho, com registros da trajetória do grupo.

Nas mesas temáticas, coordenadas pelo grupo de estudos avançados do Programa Ciências e Artes do Corpo, que funciona na UCS desde março, especialistas, pesquisadores e profissionais que atuam no jornalismo cultural debaterão questões voltadas aos bens culturais e ao patrimônio imaterial. Já o espetáculo comemorativo "Raízes: paisagens da memória", que contará com a participação de ex-bailarinos e artistas nacionais e locais, reproduzindo fragmentos das coreografias do grupo, será coordenado pelo Grupo ArticulAÇÕES do Programa Ciências e Artes do Corpo.

A exposição "Um tempo em movimento" reúne fotos de profissionais que acompanharam a trajetória do grupo, adereços, figurinos, edição de imagens do repertório da época, cartazes, programas, material de imprensa e pertences dos integrantes do Raízes também fazem parte da mostra.

Estudo do movimento
O objetivo do programa Ciências e Artes do Corpo que envolve docentes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que estudam o movimento do corpo humano de forma completa. "Para pesquisar os movimentos precisamos romper as molduras das disciplinas e por isso a Educação Física está unindo ciências e arte e envolvendo pesquisadores de outros cursos", explica a coordenadora do programa, professora Sigrid Nora.

O Grupo Raízes
Durante a década de 80 o Grupo Raízes foi o único grupo profissional estável de dança no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma manifestação artística caxiense que muito significou não apenas para o desenvolvimento cultural de nossa cidade e região, mas para a construção da história da dança brasileira. O sucesso alcançado por este grupo que iniciou suas atividades na UCS, ultrapassou as fronteiras do estado e se consagrou nacionalmente.

Programação
Exposição Um tempo em movimentos
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Borhein da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
Abertura: quinta-feira, dia 2, às 19h30min
Período para visitação: de 3 a 30 de julho

Espetáculo comemorativo "Raízes: paisagens da memória"
Local: Teatro Pedro Parenti
Datas: 3 e 4 de julho, às 20h30min

ESPAÇO DE DISCUSSÕES 1 - TÁ NA MESA
Memória: história em movimento
4 de julho - 10h - Teatro Pedro Parenti
Participantes: Helena Katz – crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo (SP); João Ignacio Pires Lucas - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UCS; Guadalupe Bolzani - coordenadora do Curso de Artes Visuais; Evaldo Kuyava Doutor - diretor do Centro de Filosofia e Educação; Antonio Feldman – secretário Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

ESPAÇO DE DISCUSSÕES 2 - TÁ NA MESA
Acervos e Registros: meios e modos
4 de julho - 14h - Teatro Pedro Parenti
Participantes: Patricia de Rossi – Especialista em métodos de catalogação (SP); Christine Greiner – pesquisadora; Nilva Rech Stédile pró-reitora de Graduação da UCS; Juventino Dal Bó - historiador vinculado ao Arquivo Histórico João Spadari Adami; Jair Moraes - coreógrafo e bailarino.

ESPAÇO DE DISCUSSÕES 3 - TÁ NA MESA
Bens culturais imateriais: preservação e valorização
5 de julho - 10h - Teatro Pedro Parenti
Participantes: Thereza Rocha – pesquisadora e autora de teatro; Marcos Bragato – jornalista; Paulo Gedoz de Carvalho - diretor do Centro de Ciências da Saúde; Ana Mery Sehbe De Carli - professora do Centro de Artes e Arquitetura; Luis Arieta - coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador.

Fotos: Mauro Peregrina