Minicursos dão início ao V SIGET
A programação do V SIGET tem início na manhã
desta terça-feira, dia 11, com uma série de
minicursos nos blocos F e I. Responsável pela coordenação
nacional do simpósio e ministrante do minicurso "Perspectivas
Analíticas e Pedagógicas de Textos Eletrônicos de Popularização
da Ciência", a doutora em Letras Désirée Motta-Roth,
da Universidade de Santa Maria, considera o conceito
de gênero de texto fundamental para a educação. Para ela, a
linguagem é tão importante que está presente em todas as
áreas do conhecimento. Consequentemente, ao formar
professores,
a especialista costuma enfatizar que tudo o que for
transmitido aos alunos deve possuir um contexto com o real.
Os minicursos abrangem temáticas que vão desde as
perspectivas do ensino-aprendizagem, passando pela
abordagem da rádio escolar como ferramenta de
interação sociodiscursiva na escola e o trabalho dos
gêneros textuais em sequências didáticas, até o
jogo digital no ensino de línguas. A interação virtual
também é tema recorrente no V SIGET. O minicurso "Gêneros e
Letramentos na Web 2.0: Interação e Ensino", ministrado pelo
professor Júlio César Rosa de Araújo, da Universidade
Federal do Ceará (UFC), por exemplo, abordará os desafios
do professor diante das ricas possibilidades pedagógicas
proporcionadas pela segunda geração da web. A partir do
resultado de suas pesquisas, Araújo pretende auxiliar
educadores na elaboração de situações didáticas que
contribuam para uma competência comunicativa cada vez
maior de seus alunos.
|