Núcleo Comum de Formação na Graduação: a construção do egresso cidadão.
A Universidade de Caxias do Sul implantou neste ano o
Núcleo Comum de Formação com disciplinas que
são obrigatórias a todos os cursos de graduação
(bacharelados e cursos específicos de profissões)
oferecidos pela Instituição.
No período letivo de fevereiro a julho deste ano
foram introduzidas as unidades de aprendizagem "Leitura e
Escrita na Formação Universitária" e "Universidade e Sociedade".
Para este período letivo de agosto a dezembro, mais três
unidades passam a constituir o Núcleo: "Epistemologia", "Ética"
e "Seminários de Pesquisa".
A pró-reitora de Graduação, professora Nilva Lúcia Rech
Stedile explica que mais de 230 professores estiveram
envolvidos no processo de construção das disciplinas. "Foi
uma construção coletiva para a elaboração da ementa, dos
conteúdos, dos objetivos de aprendizagem, da metodologia,
da avaliação e da bibliografia de cada unidade de aprendizagem
e representou um ressignificar em sala de aula.
O objetivo com estas disciplinas é fazer com que o aluno
se perceba como um egresso de ensino superior".
Para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas unidades de
aprendizagem, a Pró-reitoria de Graduação e o Núcleo
de Pedagogia Universitária promoveram atividades de
capacitação pedagógica, e avaliaram, com os professores,
as dificuldades encontradas e os possíveis avanços nas
disciplinas. "O aprendizado continua sendo coletivo",
afirma Nilva.
Sociedade vai à Universidade
O entusiasmo de cerca de 100 alunos da disciplina
"Universidade e Sociedade", oferecida no Campus
Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves,
fez com que as professoras Simone Côrte Real Barbieri e
Bernardete Schiavo Caprara estabelecessem a atividade
"A sociedade vai à Universidade".
"Buscamos adequar o processo de avaliação formativa
com uma perspectiva de discussão do papel da universidade
na formação do cidadão. Estipulamos o desenvolvimento de
projetos sobre os problemas regionais das comunidades dos
nossos alunos, que pudessem partir da coleta de dados
e a sugestão de possíveis intervenções", adianta Simone.
Alunos de 21 diferentes cursos abordaram temas como
abuso sexual infantil, violência urbana em Carlos Barbosa,
saneamento básico em Bento Gonçalves, resgate
da memória fotográfica, violência nos estádios,
educação em tempo integral e abandono de animais domésticos.
"Acredito que a experiência foi muito eficiente
para o aprendizado dos alunos que puderam conhecer de
perto suas realidades, aprenderam a coletar informações
relevantes para formar opiniões e estratégias de ação.
O que eles relataram foi a grande satisfação de poder
aliar uma ação prática a sua formação, e que puderam
entender melhor qual o papel da universidade neste
processo. Os alunos perceberam o quanto são apáticos em geral,
como cidadãos, e o quanto é possível participar.
Acredito que conseguimos cumprir a proposta da disciplina,
que é de contribuir para a formação do profissional
cidadão que deve estar inserido nos problemas de sua realidade
e poder analisá-los criticamente", conclui Simone.
A professora Luciana Murari ministrou a disciplina
"Universidade e Sociedade" para
duas turmas de alunos, a maioria dos cursos de
Administração e Comércio Exterior. "Acredito que a principal
contribuição da disciplina tenha sido a proposta
de conscientizar o aluno a respeito da importância de
uma sólida formação intelectual universitária, de modo
que o aluno se torne um profissional dinâmico e flexível,
capaz de atualizar-se constantemente e de encontrar
soluções próprias para os problemas que virá a
encontrar. Buscamos refletir sobre o próprio sistema
educacional em nível superior e sobre a preparação
do profissional para o mercado de trabalho, com a
expectativa de criar uma cultura da formação contínua,
da responsabilidade individual e da adoção de uma postura
ativa por parte do aluno em sua vida universitária.
Partimos de um estudo da configuração do sistema produtivo
no mundo contemporâneo, proporcionando uma visão
ampla sobre as grandes questões atuais, do mercado de
trabalho, das estruturas sociais e econômicas, e da
inserção do indivíduo na coletividade".
Leitura e escrita
A experiência de ministrar a disciplina "Leitura e
Escrita na Formação Universitária" foi considerada
muito boa pela professora Maria Helena Menegotto Pozenato,
que contou com 33 alunos oriundos dos cursos de Direito,
Ciências Contábeis, Relações Públicas, Filosofia -
Bacharelado, Engenharia Elétrica e Administração.
"Foi possível perceber o progresso dos alunos, tanto na sua
leitura/produção de texto, quanto na sua autonomia pelo
aprendizado. Acredito ser este último o principal aspecto
positivo para os alunos: a possibilidade de transporem a
disciplina para colocarem em uso os seus conhecimentos". Pelo
retorno dos alunos, Maria Helena explica que a grande
maioria se coloca muito satisfeito com a nova disciplina,
principalmente por terem participado de aulas dinâmicas e
cujo aproveitamento é visível, tanto dentro como fora da
sala de aula.
Disciplinas
No período letivo 2009/2, de fevereiro a julho, 1.225 alunos
realizaram a disciplina "Leitura e Escrita na Formação
Universitária" e 1.980 participaram da "Universidade e
Sociedade",
em todas as unidades universitárias. Neste período de agosto
a dezembro, estão matriculados, até o momento,
1.311 alunos em "Universidade e Sociedade", 1.602 em
"Leitura e Escrita na Formação Universitária", 1.305 em
"Epistemologia", 1.224 em "Ética" e 2.193 em "Seminários de
Pesquisa". O prazo final para as matrículas em cursos
de graduação é 28 de agosto.
No Carvi, acadêmicos
da disciplina "Universidade e Sociedade" trataram de
problemas regionais e apresentaram resultados à comunidade
acadêmica
Foto: CARVI
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