Semana Acadêmica de Psicologia inicia as comemorações dos 30 anos do curso.

Para um mundo em constante transformação, é fato que o indivíduo nem sempre consiga administrar os conflitos decorrentes das rápidas mudanças. Nesse cenário, a atuação de profissionais capazes de orientar e preparar as pessoas para minimizarem os efeitos nocivos das transformações se faz fundamental. O psicólogo é um desses profissionais, pois realiza atividades de aconselhamento e psicoterapia (individual, familiar ou em grupo), orientação vocacional e profissional, além de prestar consultoria no recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. Para isso, a boa formação é fundamental.

O curso de Psicologia da UCS comemora este ano 30 anos de funcionamento. As comemorações, iniciam-se com a realização, de 6 a 9 de outubro, da Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. A programação inclui palestras, painéis, exibição de filme e outras atividades que reunirão alunos, professores e egressos da área. Os temas também variam: da "terapia com animais" à "relação entre a psicologia e a educação", passando pelas "técnicas de fertilização e a psicologia" e "mitologia e a psicologia".

Programação completa

Depoimentos
Oferecido na Cidade Universitária desde março de 1979, o Curso de Psicologia da UCS já formou mais de 1. 100 profissionais. Entre eles, Virginia Toni Felippetti, 35 anos, concluinte da turma de janeiro de 1999. Durante seu estágio, a então acadêmica trabalhou com famílias e casais, o que despertou seu interesse e a fez seguir pelo caminho da terapia familiar e de casais. Para isso, buscou a qualificação ingressando em uma pós-graduação em Sexologia Clínica, na qual estudou casais com problemas de infertilidade. Hoje, além de atuar na área clínica em Caxias do Sul e Flores da Cunha, Virginia faz parte da equipe do Centro de Reprodução Humana Conception, onde acompanha casais que realizam a fertilização in vitro. Para ela, a UCS e o contato com diversas pessoas da área acadêmica foram fundamentais para incentivá-la a crescer na sua carreira. "Sou muito grata aos professores que eu tive e a base de meus conhecimentos que também formaram a base de meu caráter profissional".

Ainda pouco conhecida, a Psicologia aplicada no esporte foi a área escolhida por Evanea Joana Scopel, 31 anos, ao fazer seu estágio com equipes de atletismo. Formada em dezembro de 2003, ingressou em um mestrado em Psicologia Esportiva. Hoje, Evanea é psicóloga do Esporte Clube Juventude de Caxias do Sul, atendendo a todas as categorias do time por meio da elaboração de atividades motivacionais, atendimentos individuais e o acompanhamento da recuperação de atletas lesionados, entre outras atividades. Para Evanea, sua formação permitiu que ela se tornasse uma profissional ancorada em bases sólidas do conhecimento. "Além disso, sempre que possível, disponho de um tempo para a pesquisa científica, pois considero de extrema importância que áreas e técnicas novas na Psicologia sejam sempre muito bem embasadas cientificamente".

Neste semestre, a Universidade tem mais de 600 acadêmicos matriculados no curso de Psicologia. Para a coordenadora do curso de Psicologia da UCS, professora Maria Elisa Carpena, frente as fragilidades dos vínculos que se mostram cada vez maiores, "o papel da Psicologia é o de contribuir para que os vínculos não sucumbam a liquidez da era moderna".

Serviço Psicologia Aplicada
O curso também conta com uma importante ferramenta de formação: o Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA, criado em novembro de 1981 como espaço de realização de estágios.

O serviço oferece atendimento nas áreas de psicologia escolar, comunitária, organizacional e clínica, disponibilizando à comunidade acadêmica e externa, atendimentos individuais, grupais, em famílias, além de orientação vocacional e palestras em empresas, escolas e outros estabelecimentos. O SEPA atende pelo e-mail sepa@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2187.