Turismo: Universidade firma acordo com o Instituto Latinoamericano de Museus.

A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Observatório de Turismo e Cultura (Observatur), firmou acordo de cooperação com o Instituto Latinoamericano de Museos (ILAM), com objetivo de promover serviços de apoio a museus, a centros culturais e a parques temáticos da Serra Gaúcha e do estado de Rio Grande do Sul, com base na história local e na preservação do patrimônio cultural. O ILAM é uma fundação não-governamental, com sede em San José, Costa Rica, constituída em 1997 e sua missão é oferecer apoio aos museus e parques da América Latina, possibilitando que essas instituições sejam agentes de mudança e de desenvolvimento.

Segundo o pesquisador da UCS, professor Luis Gustavo Patrucco, o acordo assinado em outubro contribuirá para desenvolver o turismo de forma sustentável, com ênfase no planejamento e na gestão pública e privada da atividade turística. "Como os objetivos do Observatur são o desenvolvimento do turismo integrado à cultura, à história e à paisagem dos territórios do RS, este convênio agrega conhecimento e tecnologia para desenvolver parcerias que sirvam para melhorar a oferta turística e cultural do estado mediante a realização de ações conjuntas".

O Observatur planeja para o próximo ano atividades de pós-graduação, extensão, além de cursos na modalidade a distância, pois "a congregação de instituições e de pesquisadores proporcionará intercâmbios e produção de conhecimentos na área do turismo cultural", destaca Patrucco.

Observatur
O Observatório permite, por meio de seus pesquisadores, recolher e organizar dados sobre os municípios que compõem a região de abrangência da Universidade, disponibilizando em sua página na internet um banco de informações referentes ao turismo na Serra, como produções científicas do ramo turístico e cultural e eventos e atividades ligadas à área, ou seja, é uma ferramenta que sistematiza dados e os socializa ao público interessado. "Com isso, o diagnóstico das potencialidades do turismo destaca os atrativos culturais, para motivar a produção da oferta de cenários de patrimônios históricos e arquitetônicos, de gastronomia típica, dos eventos e do turismo de compras", enfatiza o coordenador do Observatur, professor Edegar Luis Tomazzoni.

Ensino
A UCS oferece o curso de graduação em Turismo, nas unidades de Bento Gonçalves e Canela, e o Mestrado em Turismo, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. O Bacharelado em Turismo capacita o profissional a planejar e organizar o espaço turístico e a preservação e divulgação do patrimônio natural e cultural, além de promover o desenvolvimento da infraestrutura turística. Já o Mestrado em Turismo trabalha com três linhas de pesquisa: Turismo e Organizações; Turismo, Cultura e Meio Ambiente; e Turismo, Construções Epistemológicas, Pedagógicas e de Aprendizagem Social.