Educação Física: campo de atuação do profissional é cada vez mais amplo.
Foi-se o tempo em que o profissional de
Educação Física era apenas um
professor. Hoje, seus
campos de atuação vão desde a sala de aula, para os licenciados,
até academias de ginástica, piscinas, clubes esportivos,
clubes de recreação, condomínios, clínicas,
empresas (ginástica laboral), hospitais,
hotéis, spas, asilos, navios, ONGs, e escolas de
dança para os egressos do Bacharelado em Educação Física.
Para atender a um mercado tão dinâmico e ao
mesmo tempo tão exigente, a Universidade tem procurado
adequar os currículos da Educação Física -Licenciatura e
Bacharelado- às orientações do Ministério da Educação e
ao novo
cenário profissional de modo a formar profissionais que possam
responder às novas demandas do mercado.
É nessa perspectiva que a
partir de 2010, o currículo do Bacharelado em Educação
Física terá novas disciplinas obrigatórias: Ginástica Laboral;
Antropologia e Fisiologia do Corpo; Fisiologia do Exercício;
Saúde Coletiva; Lazer; e Empreendedorismo. Entre as eletivas, serão introduzidas disciplinas
que abordarão Esportes Avançados.
A coordenadora do Bacharelado em Educação Física,
professora Heloisa Santini, cita como exemplo a
introdução da disciplina
de Empreendedorismo, diante
da necessidade de preparar o aluno para planejar e
administrar as suas atividades e até mesmo a sua empresa,
já que muitos profissionais da Educação Física
atuam individualmente ou abrem suas próprias empresas.
Outra novidade é a disciplina de Ginástica Laboral.
"Nossa universidade está localizada
em um polo industrial, onde a ginástica orientada
por um
profissional de Educação Física nas empresas é cada vez mais
necessária".
Diferenciais
Ao ingressar na UCS, o acadêmico de Educação Física, seja
da Licenciatura ou do Bacharelado, passa a usufruir de uma
infraestrutura de ensino e pesquisa
constituída ao longo de três décadas de investimentos
em laboratórios e qualificação docente, que
pode ser observada num rápido tour pela Vila Olímpica, Bloco
70 e pelo Bloco S, onde se concentram os cursos do Centro das Ciências da Saúde, órgão ao qual os cursos de Educação Física estão
vinculados. Entre os laboratórios, destaca-se o complexo
da
Vila Olímpica, ondem funcionam programas de formação
esportiva, que abrangem desde
categorias de base até esportes de alto rendimento com potencial
olímpico, passando pelas modalidades esportivas para
atletas portadores de necessidades especiais. Ginásios
poliesportivos, salas polivalentes, academia escola,
piscina, quadras, pista de atletismo, compo de futebol,
são alguns ambientes onde as aulas se desenvolvem,
possibilitando ao acadêmico familiarizarem-se mais
rapidamente com as práticas da sua futura profissão.
O
Instituto de Medicina Esportiva e o Laboratório
do Movimento Humano (detalhe, na foto à direita) também
dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão
dos cursos da área da Saúde, incluindo a Educação Física.
Reunindo professores pesquisadores em
temas da educação física e áreas correlatas
como medicina esportiva, fisioterapia, enfermagem e
nutrição, eles impulsionam a realização de
estudos e pesquisas que vão embasar os conhecimentos vistos em
sala de aula, colocando o estudante em contato
com as inovações científicas e tecnológicas da sua área,
ainda na graduação.
Olimpíadas
O
Programa UCS Olimpíadas, desenvolvido no âmbito do Centro
das Ciências da Saúde, também oferece espaço para que
o estudante da Educação Física possa vivenciar
as práticas das diferentes modalidades
esportivas, seja durante
uma aula especial, uma monitoria, ou um estágio. Atualmente,
na Vila Olímpica, há cerca de uma dezena de modalidades
esportivas em atividade, reunindo atletas de
diferentes faixas etárias, muitos deles competindo em
competições estaduais, nacionais e internacionais.
Com o anúncio da realização das Olimpíadas de 2016, no Rio de
Janeiro, começa desde já uma forte mobilização na área
esportiva que se ramifica em diferentes setores da sociedade.
O profissional da Educação Física está no centro desse
movimento e será cada vez mais
requisitado. Já no primeiro
semestre de 2010, o curso de Educação Física
terá pelo menos uma disciplina eletiva em um
dos esportes olímpicos.
"Precisamos preparar o
aluno para o que virá. Ele precisa esta preparado e inserido
neste novo mercado de trabalho", explica a coordenadora do curso,
relacionando as disciplinas de Polo Aquático e
Nado Sincronizado, como novidades do próximo período letivo.
Esportes de Aventura
A disciplina eletiva de Esportes de Aventura é outra
novidade decorrente da reformulação do currículo.
"Foi uma demanda dos alunos
porque esse é um setor em expansão", explica Heloísa Santini.
Nas aulas práticas e teóricas, os estudantes
aprendem técnicas verticais, orientação e rafting.
"Os esportes estão evoluindo, existe uma demanda e a
Universidade tem a
incumbência de qualificar e preparar o aluno para esta
perspectiva", justifica
o professor Álvaro Koslowski, que ministra a disciplina.
Entre outros objetivos, a disciplina vai
capacitar os alunos a definir o perigo, identificar os
limites e saber como praticar o esporte com segurança.
"Há pessoas
que se aventuram sem conhecimento e isso é perigoso",
explica o professor.
Formado em Educação Física pela UCS
em 2001, Jean Carlo Finkler, 40 anos, (à direita na foto
acima) conheceu os esportes de aventura
quando serviu o Exército, em
1989. Começou com a modalidade de orientação e depois foi
juntando outras
modalidades como mountain bike e corrida e hoje
integra
uma equipe que já disputou as maiores competições de Corrida
de Aventura como a Brasil Wild Extreme e
Ecomotion. Durante o curso de Educação Física, Jean
pensava em ser professor,
mas a paixão pelo esporte de aventura e pelo
contato com a natureza o
levou mais longe. Além de participar de competições,
o atleta tem uma loja onde comercializa materiais e
equipamentos para esportes de aventura. "O curso me abriu
horizontes e com
conhecimento e um pouco de investimento percebi que era possível
entrar neste mercado".
Educação Física e Reabilitação
Outro importante campo de atuação dos profissionais de
Educação Física é
a reabilitação. Cardiopatas, pessoas que passaram por
algum tipo de
procedimento cirúrgico ou que sofreram lesão óssea e
muscular precisam de orientação profissional durante seu processo de
reabilitação. "Esta é uma área que requer muito
estudo e uma atuação multidisciplinar, que deve envolver além do profissional da
Educação Física, médicos e fisioterapeutas", observa Diógenes
Fogaça, que se formou em Educação
Física na primeira turma da UCS, em 1981, e
começou a trabalhar com
reabilitação há cerca de 15 anos, influenciado por
uma cardiologista.
Para melhorar os resultados com os pacientes, o profissional de Educação Física
continuou seus estudos com o Curso de Especialização
em Fisiologia
do Exercício e Reabilitação Cardiovascular, que conclui
no final deste ano.
"É preciso entender muito bem o funcionamento do corpo humano
para poder orientar os exercícios
adequados para cada caso". Fogaça também foi um dos pioneiros na
região a oferecer os serviços de personal trainning.
O Bacharelado em Educação Física é oferecido na Cidade
Universitária. A Licenciatura em Educação Física é oferecida
na Cidade Universitária e nos campi de Bento Gonçalves
e Vacaria.
Fotos: Daiane Nardino, Claiton Stumpf e Wladimir Togumi
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