Posse no CEFE: excelência acadêmica é a meta
da nova diretora.
Ao assumir a direção do Centro de Filosofia e
Educação, em cerimônia realizada no dia
23 de dezembro, a professora
Nilda Stecanela manifestou o compromisso
de atuar em busca da excelência
acadêmica no âmbito da unidade,
que reúne os cursos de Licenciatura
em Pedagogia - Magistério das Matérias Pedagógicas do
Ensino Médio e Séries Iniciais do Ensino Fundamental;
Licenciatura em Pedagogia - Educação Infantil,
que são coordenados pela professora Zita Canuto; e Licenciatura
e Bacharelado em Filosofia, ambos coordenados pelo professor
Idalgo José Sangalli.
A diretora também se prontificou a ampliar o
diálogo com a academia (alunos, professores e funcionários) e com
a comunidade externa. Pesquisadora atuante, Nilda também
coordena o
NID Observatório da Educação, Infâncias e Juventudes e
na sua gestão pretende promover a pesquisa
como princípio educativo. "Vamos buscar a excelência em aulas
e ações que qualifiquem nossos cursos. Formamos profissionais
para a educação básica e, por isso, nossa responsabilidade
é muito grande", frisou.
O reitor Isidoro Zorzi também destacou a importância
do Centro e a responsabilidade que a professora Nilda assumiu.
"O CEFE continua sendo a base do conhecimento da Universidade e
o berço da criatividade, por isso é preciso trabalhar
para qualificá-lo".
Nilda Stecanela
é doutora em educação pela UFRGS e
tem sua trajetória profissional
marcada pela atuação em escolas públicas da periferia
urbana de Caxias do Sul como professora municipal.
Congresso Internacional de Filosofia e Educação
O Centro de Filosofia e Educação e o Programa de
Pós-Graduação em Educação
recebem, até 20 de fevereiro, as inscrições dos candidatos que
tiveram trabalhos aceitos para participar do
V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, que será
realizado de 17 a 20 de maio. Os candidatos que participarão
como ouvintes deverão se inscrever de 15 de março a 3 de maio
de 2010.
O Congresso está afinado com a problemática trabalhada em
suas edições anteriores, que versaram sobre temas direcionados
especialmente à epistemologia, à ética e à educação.
Durante quatro dias pesquisadores das áreas da Educação e
da Filosofia, do Brasil e do exterior, debaterão as abordagens
e perspectivas, tanto filosóficas como pedagógicas,
possíveis para pensar alternativas plausíveis e viáveis
para enfrentar os desafios da educação na atualidade.
|