Curso de História abre as comemorações de seus 50 anos.

Abrindo as comemorações dos 50 anos do curso de História, o Centro de Ciências Humanas realiza a aula de início de semestre nesta terça-feira, dia 16 de março. A palestra "História sempre", ministrada pela professora Loraine Slomp Giron, será às 19h40min, no auditório do Bloco H da Cidade Universitária, em Caxias do Sul. A programação alusiva ao cinquentenário do curso se estenderá ao longo do ano com seminários, colóquios, painéis, mostras e exposições.

Segundo a coordenadora do curso em Caxias do Sul, professora Katani Monteiro, "o profissional da História deve ter em mente que o verdadeiro ensino pressupõe pesquisa e descoberta e que fazer História significa aprender a lidar com a dinâmica da sociedade em constante transformação". O curso também oferece aos seus acadêmicos uma estrutura variada abrigando o Centro de Documentação, o Laboratório de Ensino e Pesquisas Arqueológicas, o Centro de Memória do Judiciário e o Núcleo de Apoio ao Ensino de História. Além disso, o curso possui a Revista Métis, periódico semestral de caráter científico em circulação desde 2002. "O curso de História da UCS, em seu Projeto Pedagógico, destaca o objetivo de formar profissionais que deem conta dos novos desafios da sociedade contemporânea, tanto no que se refere aos conhecimentos trabalhados quanto às metodologias que favoreçam sua construção", salienta a coordenadora.

História
O curso de História da UCS foi criado pelo Decreto Episcopal de 8 de julho de 1959, ligado à Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, mas seu funcionamento foi autorizado somente em janeiro de 1960, pelo Decreto Federal nº 47.688. Oferecido como licenciatura, o curso forma profissionais aptos a atuar em redes pública e particular de ensino; em empresas de consultoria e assessoria em projetos culturais; e em órgãos e instituições públicas e privadas de preservação de patrimônio. Neste semestre estão matriculados cerca de 370 alunos, distribuídos na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, e nas unidades de Vacaria e Veranópolis, onde o curso também é oferecido.