Cursos de graduação: a comunicação e suas múltiplas faces.

Para integrar as áreas e ampliar o horizonte de construção do conhecimento coletivo, a UCS reformulou, em 2008, o currículo das três habilitações do curso de Comunicação Social, criando um tronco-comum de disciplinas

Dentro do processo de reestruturação acadêmica da UCS foi criado, em junho de 2008, o Centro de Ciências da Comunicação que busca a formação de profissionais tecnicamente capacitados e cidadãos conhecedores dos valores humanos. As três habilitações do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas - integram o Centro que possui 36 professores e cerca 1.160 acadêmicos matriculados neste semestre. Para atender às necessidades das disciplinas, estão à disposição dos alunos laboratórios de fotografia, de rádio, de televisão e de informática, além da Agência Experimental de Comunicação Integrada.

Publicidade e Propaganda
Ao completar 10 anos de existência, o curso de Publicidade e Propaganda já formou 250 profissionais para atuar nas agências de propaganda, produtoras de áudio e de vídeo, escritórios de design gráfico, web design e de editoração eletrônica, departamentos de marketing, promoção e consultoria. "Em um mercado onde existe constantes transformações e convergências das novas tecnologias de comunicação, é preciso estar preparado e o egresso do curso da UCS é um profissional capaz de apresentar soluções criativas, originais e eficientes para clientes das mais diversas áreas", afirma o coordenador, professor Marcelo Wasserman. Formada no ano passado, Greice Dallegrave adquiriu uma bagagem considerável ainda como estudante. "Passei pelas áreas de marketing de empresa, agência de propaganda, agência de marketing de relacionamento, veículo de comunicação." Atualmente, Greice atua na comunicação do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho e da Plastech Brasil, uma feira realizada pela entidade. "Sem dúvida a graduação foi fundamental para que eu formasse os alicerces do conhecimento que detenho e tudo o que aprendi é aplicável no mercado. Além disso, quem tiver a oportunidade de trabalhar na área enquanto estuda certamente vai sentir uma grande diferença enquanto profissional", aconselha a publicitária.


Jornalismo
Jornalismo impresso, online, rádios AM e FM, televisão, assessoria de imprensa e produção independente para as diversas mídias são alguns dos ramos nos quais o jornalista pode atuar. "O fazer jornalístico, com a multiplicidade das plataformas de acesso à informação, exige um pensar acelerado, cheio de conteúdo preciso e na velocidade que a sociedade digitalizada cobra das mídias. A formação composta pela diversidade técnico- teórica é o fermento que dá consistência à personalidade dos profissionais graduados pela UCS", explica o coordenador, professor Álvaro Benevenuto Júnior. O curso foi criado em 1992 e já formou 360 profissionais. Um deles é Daniel Scola, formado em 1999, que já no início do curso fez estágio na Rádio Caxias. No último ano de Jornalismo, Scola foi trabalhar na Rádio Gaúcha. "Estudava de manhã em Caxias do Sul e à tarde trabalhava em Porto Alegre. Era uma saga diária, matava um leão por dia, mas valeu a pena", conta o jornalista que hoje é apresentador do programa Gaúcha Hoje, na rádio, e repórter da RBS TV. Scola buscou a qualificação em um mestrado na Inglaterra e afirma que "a graduação foi fundamental, é nela que a gente aprende a base de tudo, conceitos, teoria e tem o primeiro contato com a profissão". E acrescenta: "Minha rotina é bem desgastante, mas é sempre recompensador, pois não há nada mais gratificante do que ver uma matéria tua mostrando algo que pode mudar a vida das pessoas."


Relações Públicas
As atividades de um Relações Públicas abarcam cinco segmentos: assessoramento e consultoria; diagnóstico, prognóstico e pesquisa; planejamento; execução; e avaliação. Em seus 38 anos de existência na UCS, 1.100 profissionais se prepararam para trabalhar em empresas públicas e privadas, prestação de serviços autônomos, consultorias e assessorias de comunicação. "As atividades são abrangentes e o profissional formado pela UCS é capaz de conceber e gerenciar as estruturas comunicacionais dos diferentes tipos de organizações, tendo por suporte a tecnologia disponível e as constantes e crescentes necessidades de melhoria dos relacionamentos interpessoais e grupais", enfatiza a coordenadora, professora Tassiara Baldissera Camatti. Exemplo desse profissional é Camila Cornelli, graduada em 2007. Entre o período de estágio e sua atuação como contratada, Camila acumula mais de 10 anos de experiência no Grupo Randon. "A graduação proporcionou toda a fundamentação teórica, e a prática consegui em estágios e quando fui efetivada ainda durante o curso. O contato com os professores agregou bastante profissionalmente porque trocar ideias com referências nas experiências de quem atua na área é fundamental". Hoje ela é analista de comunicação interna das empresas Randon e trabalha com a criação dos canais internos de comunicação, desenvolvimento de líderes e campanhas de projetos. "Conhecimento é algo que nunca está pronto e sabendo se relacionar com as pessoas, se consegue ampliá-lo e aproveitá-lo melhor", conclui a relações públicas.

Fonte: Atos e Fatos - Edição 852 • Fotos: Jonas Ramos