Cursos de graduação: atuação do pedagogo não se limita a ambientes escolares.

Para que a relação entre o aluno e o conhecimento esteja em sintonia, entra em cena um profissional que auxilia na harmonização desse diálogo: o pedagogo. Para isso, estuda as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, além da prática educativa e as ações didático-pedagógicas. Exemplo desse profissional é a pedagoga Áurea de Abreu Machado, coordenadora pedagógica do Colégio La Salle Carmo, em Caxias do Sul, que chegou a cursar um ano de Serviço Social, mas logo percebeu que sua vocação era na área de Educação e iniciou o curso de Pedagogia, formando-se em 2004. Áurea destaca que a experiência dos seus professores ao oportunizarem a troca e construção de conhecimentos "foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional. Hoje, pela formação acadêmica e busca constante de aperfeiçoamento, posso ajudar professores, pais e alunos, na busca de uma educação de qualidade".

Além do espaço escolar
O pedagogo pode atuar na rede pública e particular de ensino, em setores de planejamento e gestão educacional, na produção de material didático ou em organizações como bibliotecas, museus, centros culturais, conselhos tutelares e projetos sociais, além de empresas de consultoria e assessoria, como é o caso de Flávia Marcolina, formada em 2003 e hoje diretora da empresa Evolução Educação Corporativa, em Guaporé. Segundo ela, o curso de Pedagogia foi essencial para perceber que "os processos de ensino-aprendizagem existem não só em ambientes escolares, mas também em ambientes empresariais e institucionais. Vejo a Pedagogia com um vasto campo de atuação". Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia na Cidade Universitária, professora Zita Canuto, "o cinquentenário do curso evidencia uma intensa e profunda participação na construção do ensino superior e no desenvolvimento socioeducacional de toda a região nordeste do Estado. "O curso tem acompanhado todas as transformações sociopolíticas educacionais necessárias para oferecer sempre uma formação não somente de nível superior, mas de qualidade superior". A programação alusiva aos 50 anos do curso, iniciada em abril, se estenderá ao longo do ano com exposições, rodas de conversa, viagens de estudo e painéis.

Ferramentas
Algumas formas que auxiliam o docente em suas atividades didático-pedagógicas são oferecidas pelo Laboratório de Pedagogia, localizado no Bloco E da Cidade Universitária, que dispõe de materiais que podem facilitar a aprendizagem nas diversas faixas etárias. Além disso, uma das ferramentas que impulsionam a pesquisa na UCS são os Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NIDs), que objetivam a pesquisa de produtos e processos, onde o critério de aplicabilidade é o principal indicador de qualidade para a avaliação. Entre eles, o Centro de Filosofia e Educação - onde está vinculado o curso de Pedagogia - abriga o NID Observatório de Educação - UCS, que abriga as linhas de pesquisa:
Infâncias, juventudes e processos educativos;
Educação da diferença;
Formação de progfessores para a educação básica;
Gênero e processos de Socialização

O curso
O curso de Pedagogia foi implantado em 1959 ao integrar a Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, juntamente com os cursos de Licenciatura em Filosofia, de História (em 1960) e de Letras Neolatinas (em 1961), incorporadas a outros cursos a criação da UCS em 1967. Hoje, a Pedagogia é oferecida como licenciatura na Cidade Universitária, Bento Gonçalves e Vacaria. Nesses 50 anos, a UCS já formou mais de 6,8 mil pedagogos. Neste semestre estão matriculados cerca de 1,1 mil acadêmicos, nas diferentes unidades universitárias e polos de educação a distância.

Fonte: Atos e Fatos - Edição 850 • Foto: Jonas Ramos