Cursos de graduação: atuação do pedagogo não se limita a ambientes escolares.
Para que a relação entre o aluno e o conhecimento
esteja em sintonia, entra em cena um profissional que
auxilia na harmonização desse diálogo: o pedagogo.
Para isso, estuda as teorias e metodologias de ensino
e aprendizagem, além da prática educativa e as ações
didático-pedagógicas.
Exemplo desse profissional é a pedagoga Áurea de
Abreu Machado, coordenadora pedagógica do Colégio
La Salle Carmo, em Caxias do Sul, que chegou a cursar
um ano de Serviço Social, mas logo percebeu que sua
vocação era na área de Educação e iniciou o curso de
Pedagogia, formando-se em 2004. Áurea destaca que
a experiência dos seus professores ao oportunizarem a
troca e construção de conhecimentos "foi muito importante
para o meu desenvolvimento profissional. Hoje,
pela formação acadêmica e busca constante de aperfeiçoamento,
posso ajudar professores, pais e alunos, na
busca de uma educação de qualidade".
Além do espaço escolar
O pedagogo pode atuar na rede pública e particular
de ensino, em setores de planejamento e gestão educacional,
na produção de material didático ou em organizações
como bibliotecas, museus, centros culturais,
conselhos tutelares e projetos sociais, além de empresas
de consultoria e assessoria, como é o caso de Flávia
Marcolina, formada em 2003 e hoje diretora da empresa
Evolução Educação Corporativa, em Guaporé. Segundo
ela, o curso de Pedagogia foi essencial para perceber
que "os processos de ensino-aprendizagem existem não
só em ambientes escolares, mas também em ambientes
empresariais e institucionais. Vejo a Pedagogia com um
vasto campo de atuação".
Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia
na Cidade Universitária, professora Zita Canuto, "o
cinquentenário do curso evidencia uma intensa e profunda
participação na construção do ensino superior
e no desenvolvimento socioeducacional de toda a região
nordeste do Estado. "O curso tem acompanhado
todas as transformações sociopolíticas educacionais
necessárias para oferecer sempre uma formação não
somente de nível superior, mas de qualidade superior".
A programação alusiva aos 50 anos do curso, iniciada
em abril, se estenderá ao longo do ano com exposições,
rodas de conversa, viagens de estudo e painéis.
Ferramentas
Algumas formas que auxiliam o docente em suas
atividades didático-pedagógicas são oferecidas pelo
Laboratório de Pedagogia, localizado no Bloco E da
Cidade Universitária, que dispõe de materiais que podem
facilitar a aprendizagem nas diversas faixas etárias.
Além disso, uma das ferramentas que impulsionam
a pesquisa na UCS são os Núcleos de Inovação e
Desenvolvimento (NIDs), que objetivam a pesquisa de
produtos e processos, onde o critério de aplicabilidade
é o principal indicador de qualidade para a avaliação.
Entre eles, o Centro de Filosofia e Educação - onde está
vinculado o curso de Pedagogia - abriga o
NID Observatório
de Educação - UCS, que abriga as linhas de pesquisa:
Infâncias, juventudes e processos
educativos;
Educação da diferença;
Formação de progfessores para a educação básica;
Gênero e processos de Socialização
O curso
O curso de Pedagogia foi implantado em 1959 ao integrar a
Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul,
juntamente com os cursos de Licenciatura em Filosofia, de
História (em 1960) e de Letras Neolatinas (em
1961), incorporadas a outros cursos a criação da UCS em 1967.
Hoje, a Pedagogia é oferecida como licenciatura
na Cidade Universitária, Bento Gonçalves e Vacaria. Nesses 50
anos, a UCS já formou mais de 6,8
mil pedagogos. Neste semestre estão matriculados cerca de
1,1 mil acadêmicos, nas diferentes unidades
universitárias e polos de educação a distância.
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Fonte: Atos e Fatos - Edição 850 • Foto: Jonas Ramos
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