Observatório do Trabalho da UCS lança boletim do mercado formal de Caxias do Sul.
O mercado formal de trabalho em Caxias do Sul registrou, no primeiro trimestre de 2010, um saldo (diferença entre admissões e desligamentos) de 6.349 empregos. O setor que mais gerou empregos foi o da Indústria de Transformação, com saldo de 4.576 novos postos de trabalho, seguido dos setores de Serviços e Comércio, que contribuíram com 1.345 e 370 novos empregos, respectivamente.
Por outro lado, os setores da Construção Civil e Administração Pública apresentaram, saldo negativo no período. Os dados constam do Boletim Trimestral Mercado Formal de Trabalho de Caxias do Sul, apresentado nesta quinta-feira, dia 20, pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) Observatório do Trabalho, que completou nesta data um ano de atividades.
O Boletim do Mercado de Trabalho Formal de Caxias do Sul, coordenado pelos professores do curso de Ciências Econômicas Adalberto Dornelles Filho, Lodonha Soares e Moisés Waismann, do Observatório do Trabalho, foca na análise econômica do município de Caxias do Sul com eixo temático no trabalho e emprego. Como fonte de dados, os pesquisadores utilizaram as informações do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED) do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Boletim traz uma análise da movimentação do mercado de trabalho sob as variáveis do setor de atividade econômica, por sexo, grau de instrução, faixa etária, remuneração, e ocupação. De acordo com o coordenador do Observatório do Trabalho, Moisés Waismann, o objetivo é analisar os dados, mapear as características do emprego formal, sinalizando para as tendências do mercado do trabalho. “A partir deste boletim, termos o acompanhamento trimestral da movimentação do mercado formal, subsidiando a sociedade civil para a elaboração de políticas de desenvolvimento”.
O Boletim está à disposição na íntegra AQUI
O Núcleo de Inovação e Desenvolvimento
O Observatório do Trabalho é um grupo de pesquisa multidisciplinar que reúne pesquisadores da UCS ligados aos Centros de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional, de Educação e Filosofia e de Humanas. Tem como objetivo promover pesquisa sobre o trabalho e oferecer subsídios à sociedade civil, intensificando as relações entre Universidade e o mundo do trabalho. A proposta é disponibilizar informações pesquisadas para fomentar ações dos gestores públicos e privados para qualificar o mercado de trabalho no qual se inserem egressos da UCS.
Na foto de Jonas Ramos, o professor Moisés Waismann apresenta os dados do Boletim no Bloco J.
|