Projeto Engenheiro do Futuro realiza rally científico neste final de semana na Cidade Universitária.
Voltado para estimular entre os estudantes do ensino médio o
gosto pela ciência
e o interesse pelas profissões na área das engenharias e
tecnologias, o
Projeto Engenheiro do Futuro prossegue
com a realização de atividades especialmente direcionadas aos
estudantes e seus
professores. Nos laboratórios prosseguem as oficinas
com os estudantes e seus professores, oportunidade em que eles
podem interagir diretamente
com os professores da UCS e acompanhar a realização de
experimentos científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento.
Rally Científico
Neste final de semana, realiza-se mais uma etapa do
Projeto: o 1º Rally Científico. A partir das 13 horas, no
Bloco V, cerca de 100
estudantes de 10 escolas da cidade e região participam de uma
série de
atividades interativas e
interdisciplinares (provas) relacionadas com as ciências
exatas e as engenharias.
O objetivo do rally, segundo o coordenador, professor José
Arthur Martins, é promover a integração de
docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia da UCS com
alunos e professores de escolas de ensino médio públicas e
particulares. "Queremos aproximar os jovens das ciências exatas
e das engenharias e impulsionar o interesse deles pela área",
completa Arthur. O rally ocorre durante toda a tarde de
sábado e domingo pela manhã. A premiação realiza-se no domingo,
dia 13, às 13h.
Oficinas para ver como as coisas funcionam
Alunos do primeiro ano do ensino médio do
Instituto de Educação Cenecista de Antônio Prado
participaram no dia 20 de abril de uma oficina de Produção
Fermentativa de Álcool Etílico Hidratado, realizado no
Laboratório de Microbiologia, no Centro de Ciências Agrárias e
Biológicas. Acompanhados do
professor de Biologia da escola e egresso da UCS,
Guilherme Brambatti Guzzo, os estudantes foram recebidos
pelos professores e estudantes de pós-graduação que atuam no
laboratório e
puderam acompanhar processos como a avaliação do crescimento e
produção do etanol, a visualização das células de leveduras,
o cultivo em um biorreator e a destilação final.
"Ainda não decidi que curso vou fazer, mas visitar os
laboratórios e ver como funciona toda essa parte prática da
engenharia ajuda bastante. Temos mais clareza do que é a
profissão", comentou a Manuela Restelatto Sandi, 14 anos, que
participou de uma demonstração prática juntamente com os
colegas Rapahel Bettoni, 15, e Roberta Restelatto Anziliero, 15.
O Projeto Engenheiro do Futuro é desenvolvido desde
2009 pela UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de
Educação (4ª CRE) e as empresas da região, e com financiamento
da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da
Ciência e Tecnologia). Seu principal objetivo é estimular
estudantes de ensino médio e seus professores a vivenciar
situações de aprendizagem em ambientes e modos de fazer,
próprios das engenharias. Está focado em dois eixos básicos:
no professor, propiciando que aperfeiçoe seus conhecimentos da
área onde atua e aprimore o seu fazer pedagógico; e no
aluno, incentivando-o, por esse convívio com o universo das
engenharias, a expandir seus talentos em carreiras científicas
e tecnológicas.
Fotos de Jonas Ramos
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