Adequação da UCS à gratuidade e revisão da política de descontos.
Como instituição de interesse público e caracterizada como
filantrópica perante a legislação vigente, a FUCS aderiu, em
2004, ao Programa Universidade para Todos – ProUni, e
avançou, em 2010, com a criação de seu próprio programa de
concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda,
conforme os requisitos estabelecidos pela nova lei (nº 12.101)
que regula a gratuidade. Através desses dois programas,
cerca de 6 mil estudantes de graduação têm a possibilidade de
estudar na UCS, sendo que muitos deles estavam com a
matrícula trancada e puderam, assim, retornar à
Instituição e prosseguir com seus estudos rumo à formatura.
No atendimento ao que determina a
Lei nº 12.101, colocando à disposição da sociedade recursos
equivalentes a
20% de suas receitas anuais - efetivamente recebidas -, na forma
de ensino gratuito para estudantes de baixa renda, a Universidade,
além de otimizar o aproveitamento de sua estrutura de ensino,
pesquisa e extensão, dá um importante passo na consolidação da
sua missão institucional. Missão essa que aponta para o
desenvolvimento sustentável da sociedade, para
o qual a ampliação do acesso à educação de nível superior de
qualidade é um requisito indispensável.
A revisão da política de descontos nas matrículas
justifica-se na medida em que os estudantes com maiores
dificuldades para custear seus estudos já estão sendo
beneficiados pelos programas de bolsas (ProUni e Bolsas FUCS).
O reitor Isidoro Zorzi explica que os estudos em andamento
visam a garantir a continuidade dos programas e projetos da
Instituição, que, além da comunidade universitária,
beneficiam, direta e indiretamente, uma comunidade
de aproximadamente 1 milhão de pessoas. "Nossa Instituição
tem 43 anos e o compromisso da atual gestão é trabalhar
para que daqui a outros 43 anos a Universidade de Caxias do
Sul continue sendo uma presença marcante e indispensável
para o desenvolvimento, não somente da nosssa região, mas do
país, oferecendo às novas gerações de estudantes bases
sólidas para a entrada no mundo do conhecimento".
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