Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade recebe nota 4 na Avaliação da CAPES.
A divulgação pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -
CAPES dos resultados da
avaliação 2010 (triênio(2007/2009) dos programas e cursos que
integram o Sistema Nacional de
Pós-graduação (SNPG) elevou a nota de dois dos sete
programas de pós-graduação stricto sensu da UCS.
O
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia recebeu nota 5,
e o
Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e
Regionalidade recebeu nota 4.
Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e
Regionalidade (PPGLET) da
UCS se consolida como um expoente
de produção científica e qualificação docente ao alcançar nota
4 na avaliação 2010 (triênio 2007-2009) da CAPES,
divulgada no dia 14 de setembro.
Para a coordenadora do Programa, professora Cecil Jeanine Albert
Zinani (foto), o resultado da avaliação tem um impacto positivo para
a comunidade acadêmica, pois é o reconhecimento pelo bom
trabalho desenvolvido. "O conceito 4 se deve ao esforço
coletivo de todos os envolvidos com o Programa. Podemos
destacar a qualidade da produção científica, tanto de
professores quanto de alunos do mestrado".
Mestrandos
Com uma duração média de 24 meses, o Mestrado em Letras,
Cultura e Regionalidade trabalha com três linhas de pesquisa:
Literatura, Cultura e Regionalidade; Língua, Cultura e
Regionalidade; e Processos Culturais e Regionalidade. Por
isso, as múltiplas possibilidades no desenvolvimento de
trabalhos é um dos fatores que faz com que o Programa
receba alunos dos mais variados cursos como Jornalismo, Moda,
Letras, Direito, Pedagogia, História, Secretário Executivo,
Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Esse leque de opções
se reflete na diversidade das produções dos mestrandos que
trazem à luz da ciência temas que vão desde a mitologia
até a gastronomia, passando por canções religiosas, poesia
sertaneja e imigração.
A linha interdisciplinar do Programa foi
uma das razões que levaram Letícia Bortoluzzi a
ingressar no Mestrado. Graduada em Direito, Letícia é um
dos 25 alunos matriculados neste
semestre e busca no curso "o aprofundamento na área literária,
a fim de refletir e estudar diversos elementos que compõem e
complementam a literatura. Espero construir conhecimento e
ampliar meus horizontes culturais, aprimorando tanto a minha
esfera intelectual como a pessoal".
Mestres
Com 89 mestres formados, o programa possibilita uma
inserção no mercado de trabalho tão diversificada quanto as
áreas que abriga. Para Natália Brambatti Guzzo, que
apresentou sua dissertação em junho, "a variedade de temas a
serem estudados e trabalhados constitui-se em um diferencial
do curso". Hoje ela é professora no Instituto de Educação
Cenecista de Antônio Prado, onde leciona Línguas Portuguesa e
Inglesa para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Natália
também participa do Projeto Pulando Janelas, que
busca a valorização do patrimônio cultural e das atividades
turísticas por meio dos professores do município e, a partir
de outubro, vai ministrar a disciplina Fonética e Fonologia em
Língua Inglesa no curso de especialização Ensino e
Aprendizagem de Língua Estrangeira/Inglês oferecida pela UCS.
"Mesmo com disciplinas específicas em cada linha de
pesquisa podemos transitar por áreas aparentemente diversas,
mas que se complementam para formar um profissional
completo e capacitado", enfatiza Natália.
Docentes
Para auxiliar o aluno a alcançar seu objetivo, o Programa
conta com um corpo docente formado por 11 professores
permanentes e três convidados. Membro deste corpo desde o
início do funcionamento do Mestrado, o professor João
Claudio Arendt acredita que a formação de mestres em Letras,
Cultura e Regionalidade "contribui tanto para a construção do
conhecimento científico da área, quanto para a capacitação de
docentes em nível superior. Ao mesmo tempo, os mestres que
permanecem nas escolas de ensino fundamental e médio
estimulam seus alunos à pesquisa e à construção de uma visão
mais emancipada em relação aos fatos e ao estar no mundo".
Já para a professora Heloisa Pedroso de Moraes Feltes, que
também está no Programa desde sua criação, "o resultado da
avaliação pela CAPES advém do alinhamento entre a área de
concentração, as linhas de pesquisa e as dissertações
produzidas, além da contínua qualificação do corpo docente.
Entendo que a nota 4 é muito mais um ponto de partida do que
de chegada , a partir do qual novos desafios se lançam para
toda a equipe".
Ainda segundo a coordenadora Cecil, os objetivos a serem
atingidos a partir de agora são a conquista do conceito 5 e a
implantação do doutorado, cujo projeto já foi encaminhado à CAPES
para análise. "Vamos continuar trabalhando
pela excelência do ensino na região e para que o Programa
seja cada vez mais representativo no âmbito acadêmico",
enfatiza a professora.
Ingresso
O ingresso no Mestrado se dá por meio de um processo
seletivo anual, composto por provas escrita e oral, análise do
Currículo Lattes e proposta de trabalho pós-graduado,
que consiste em um projeto da dissertação a ser desenvolvida.
Além disso, no decorrer do curso, o aluno também deve
prestar um exame de proficiência em língua estrangeira e
submeter seu projeto de dissertação a um exame de
qualificação.
Revista Antares
O Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e
Regionalidade também publica a revista científica
Antares –
Letras e Humanidades, disponibilizada eletronicamente a
cada semestre. Com apenas três números publicados, a
Revista já alcançou o nível Qualis B1, também concedido pela
CAPES.
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