Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade recebe nota 4 na Avaliação da CAPES.

A divulgação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES dos resultados da avaliação 2010 (triênio(2007/2009) dos programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) elevou a nota de dois dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da UCS. O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia recebeu nota 5, e o Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade recebeu nota 4.

Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade (PPGLET) da UCS se consolida como um expoente de produção científica e qualificação docente ao alcançar nota 4 na avaliação 2010 (triênio 2007-2009) da CAPES, divulgada no dia 14 de setembro. Para a coordenadora do Programa, professora Cecil Jeanine Albert Zinani (foto), o resultado da avaliação tem um impacto positivo para a comunidade acadêmica, pois é o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido. "O conceito 4 se deve ao esforço coletivo de todos os envolvidos com o Programa. Podemos destacar a qualidade da produção científica, tanto de professores quanto de alunos do mestrado".


Mestrandos
Com uma duração média de 24 meses, o Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade trabalha com três linhas de pesquisa: Literatura, Cultura e Regionalidade; Língua, Cultura e Regionalidade; e Processos Culturais e Regionalidade. Por isso, as múltiplas possibilidades no desenvolvimento de trabalhos é um dos fatores que faz com que o Programa receba alunos dos mais variados cursos como Jornalismo, Moda, Letras, Direito, Pedagogia, História, Secretário Executivo, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Esse leque de opções se reflete na diversidade das produções dos mestrandos que trazem à luz da ciência temas que vão desde a mitologia até a gastronomia, passando por canções religiosas, poesia sertaneja e imigração.

A linha interdisciplinar do Programa foi uma das razões que levaram Letícia Bortoluzzi a ingressar no Mestrado. Graduada em Direito, Letícia é um dos 25 alunos matriculados neste semestre e busca no curso "o aprofundamento na área literária, a fim de refletir e estudar diversos elementos que compõem e complementam a literatura. Espero construir conhecimento e ampliar meus horizontes culturais, aprimorando tanto a minha esfera intelectual como a pessoal".

Mestres
Com 89 mestres formados, o programa possibilita uma inserção no mercado de trabalho tão diversificada quanto as áreas que abriga. Para Natália Brambatti Guzzo, que apresentou sua dissertação em junho, "a variedade de temas a serem estudados e trabalhados constitui-se em um diferencial do curso". Hoje ela é professora no Instituto de Educação Cenecista de Antônio Prado, onde leciona Línguas Portuguesa e Inglesa para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Natália também participa do Projeto Pulando Janelas, que busca a valorização do patrimônio cultural e das atividades turísticas por meio dos professores do município e, a partir de outubro, vai ministrar a disciplina Fonética e Fonologia em Língua Inglesa no curso de especialização Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira/Inglês oferecida pela UCS. "Mesmo com disciplinas específicas em cada linha de pesquisa podemos transitar por áreas aparentemente diversas, mas que se complementam para formar um profissional completo e capacitado", enfatiza Natália.

Docentes
Para auxiliar o aluno a alcançar seu objetivo, o Programa conta com um corpo docente formado por 11 professores permanentes e três convidados. Membro deste corpo desde o início do funcionamento do Mestrado, o professor João Claudio Arendt acredita que a formação de mestres em Letras, Cultura e Regionalidade "contribui tanto para a construção do conhecimento científico da área, quanto para a capacitação de docentes em nível superior. Ao mesmo tempo, os mestres que permanecem nas escolas de ensino fundamental e médio estimulam seus alunos à pesquisa e à construção de uma visão mais emancipada em relação aos fatos e ao estar no mundo".

Já para a professora Heloisa Pedroso de Moraes Feltes, que também está no Programa desde sua criação, "o resultado da avaliação pela CAPES advém do alinhamento entre a área de concentração, as linhas de pesquisa e as dissertações produzidas, além da contínua qualificação do corpo docente. Entendo que a nota 4 é muito mais um ponto de partida do que de chegada, a partir do qual novos desafios se lançam para toda a equipe".

Ainda segundo a coordenadora Cecil, os objetivos a serem atingidos a partir de agora são a conquista do conceito 5 e a implantação do doutorado, cujo projeto já foi encaminhado à CAPES para análise. "Vamos continuar trabalhando pela excelência do ensino na região e para que o Programa seja cada vez mais representativo no âmbito acadêmico", enfatiza a professora.

Ingresso
O ingresso no Mestrado se dá por meio de um processo seletivo anual, composto por provas escrita e oral, análise do Currículo Lattes e proposta de trabalho pós-graduado, que consiste em um projeto da dissertação a ser desenvolvida. Além disso, no decorrer do curso, o aluno também deve prestar um exame de proficiência em língua estrangeira e submeter seu projeto de dissertação a um exame de qualificação.

Revista Antares
O Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade também publica a revista científica Antares – Letras e Humanidades, disponibilizada eletronicamente a cada semestre. Com apenas três números publicados, a Revista já alcançou o nível Qualis B1, também concedido pela CAPES.