Estudantes de Ciências Biológicas cumprem roteiro científico e cultural na Alemanha.
Quinze estudantes do curso de Ciências Biológicas, com a
coordenação do professor Dr. Alois Eduard Schäfer, participaram
de uma viagem
de estudos à Alemanha,
entre 1º e 12 de setembro. A UCS foi selecionada entre
34 universidades de todo o Brasil que concorriam à viagem patrocinada
pelo
Serviço Alemão de Intercâmbio Científico
(Deutscher Akademischer Austauschdienst- DAAD).
A programação científica da viagem foi proposta pelo professor
Schäfer.
Roteiro científico e cultural
A programação científica incluiu a Universidade de Trier, parceira da
UCS no programa UNIBRAL que organizou um intercâmbio de alunos de
graduação e de professores das Ciências Biológicas (UCS) e do
curso de
Biogeografia (Universidade de Trier).
Durante a visita foram apresentadas as estruturas de ensino de
graduação e pós-graduação em Biogeoanalítica e
Ciências Ambientais. Além disto, foi explicado o programa de
monitoramento ambiental de longa duração de coleção e conservação
padronizada de amostras ambientais oriundas de
diferentes ecossistemas
terrestres e aquáticos e sistemas antrópicos da Alemanha. Uma visita aos
monumentos romanos (restos da capital do império romano no século
IV), da época medieval e do Barroco completou a estadia em Trier.
A próxima estação foi a Agência Nacional do Meio Ambiente em Dessau,
perto de Berlin. Os estudantes conheceram as atividades de vários
setores de proteção ambiental e o prédio novo e "mais ecológico do mundo"
desta repartição pública federal. Na Universidade de Marburg, a
professora responsável pelo ensino da Faculdade de Biologia
apresentou a estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação,
orientados para estudantes estrangeiros. A visita ao Jardim Botânico
da universidade foi um dos eventos mais impressionantes da viagem. Nas
estufas do jardim, os alunos viram até a planta aquática
característica da Amazônia, a vitória-regia. A visita à cidade
medieval completou a estadia em Marburg.
A última visita científica foi ao entro Helmholtz de Munique. Nesta instituição os alunos
conheceram laboratórios de microbiologia terrestre, laboratórios para
testes com peixes zebra sobre efeitos patológicos de substâncias
nocivas no desenvolvimento embrionário e o Instituto de Química
Ecológica que estuda, principalmente, efeitos de Dioxina em sistemas
biológicos. Alem disto, foram apresentados possibilidades de estágios
até pós-doutorado e programas de pós-graduação em nível de doutorado.
O roteiro científico foi complementado com uma programação
cultural com visitas em Alsfeld, uma
cidade
medieval bem conservada, em Berlin (capital da Alemanha), no castelo
medieval Wartburg (onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o
Alemão
e iniciou o movimento protestante), no Museu Germânico de Nürnberg
história da cultura da Alemanha deste o Neolítico) e no
castelo de
Neuschwanstein na Baviera (último dos 4 castelos de Ludwig II construído
no final do século XIX).
O programa cultural terminou com a visita do Parque Nacional dos
Alpes em Berchtesgaden, no lado sudeste da Alemanha, onde os
alunos tiveram a oportunidade de conhecer, além da história e da
estratégia de manejo do parque, diferentes ecossistemas alpinos,
principalmente o Lago Königsee e a Eiskapelle (capela de gelo), uma
geleira permanente no parque.
"Para nossa satisfação, o desempenho dos estudantes
durante a visita recebeu elogios do
DAAD", orgulha-se o professor Schäfer.
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