Projeto financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia busca direcionar estudantes do ensino médio para os setores de Petróleo e Gás, Biocombustível e Petroquímica.

O sucesso do Projeto Engenheiro do Futuro – EngFut, desenvolvido desde 2008 pela UCS em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP), resultou na aprovação de outra iniciativa focada na capacitação de professores do ensino médio e no impulso ao interesse dos alunos pelas engenharias.

Trata-se do projeto PETROFUT/UCS – Promopetro: Novos Desafios para o Engenheiro do Futuro, que receberá um total de R$ 776.084,00 em verbas do Ministério de Ciência e Tecnologia, com o valor equivalente como contrapartida da Universidade, e envolverá docentes, pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica; Química; Ambiental; Produção; Materiais; Alimentos; Controle; Elétrica; Eletrônica; Automação; e Civil; além das licenciaturas em Matemática e Química. O projeto tem por objetivo promover a integração entre a UCS e escolas do ensino médio, visando a despertar vocações e direcionar mais estudantes para as áreas tecnológicas abrangidas pelos setores de Petróleo & Gás, Biocombustível e Petroquímica. As atividades com os estudantes começam em agosto de 2011.

Inicialmente, o objetivo é ampliar a qualificação dos pesquisadores que atuarão com os professores e estudantes do ensino médio. Como resultado dessa capacitação, pretende-se planejar, implementar e avaliar estratégias de ação para o desenvolvimento das atividades didáticas, científicas, culturais e tecnológicas a serem realizadas, conforme orientações dos Parâmetros Curiculares Nacionais (PCNs).

Conforme a coordenadora do EngFut, professora Valquíria Villas Boas Gomes Missell, o trabalho desenvolvido e os resultados positivos alcançados influenciaram na aprovação do PetroFut – ambos têm como principal objetivo atrair mais e melhores estudantes para as áreas tecnológicas, mas as metodologias empregadas nos dois projetos são diferentes.

"No EngFut, privilegiamos a capacitação e a atualização dos professores de ensino médio para trabalharem com novas metodologias de ensino–aprendizagem, o que resultou no curso de especialização "Novas Metodologias para o ensino médio em Ciências, Matemática e Tecnologia", explica. Paralelamente também foram sendo desenvolvidas diversas atividades, como oficinas interdisciplinares (nas áreas de materiais, biotecnologia, meio ambiente, metrologia, matemática, informática, alimentos, astronomia, língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola); a Mostraseg (Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha), que este ano se realizou no final de setembro -; o Rally Científico (concursos para Solução de Problemas Interdisciplinares Reais); e o Programa Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia, realizado nos laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

No Petrofut, explica Valquíria, também será contemplada a capacitação e a atualização dos professores do ensino médio. Contudo, esses deverão se envolver na construção das oficinas a serem oferecidas pelo projeto aos alunos. As atividades dessas oficinas serão construídas à luz da "Aprendizagem Baseada em Problemas", também conhecida como PBL (do inglês "Problem-based learning". A PBL favorece nos alunos o desenvolvimento de habilidades de buscar, selecionar, priorizar, analisar, sintetizar e aplicar a teoria à prática, bem como de atitudes como olhar crítico, respeito a opiniões divergentes, ética, preocupação com o meio ambiente, entre outras. Eles serão preparados também para resolver problemas que ainda nem existem", completa.

Visitas despertam o interesse
Foi durante uma das visitas aos laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia que as estudantes Lívia Doncatto, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina, e Natália Gazzola Viana, do Colégio São José, ambas de 16 anos, perceberam um interesse maior pelas engenharias. "Quando há menos gente e temos contato com uma aplicação prática e mais específica, tudo fica mais fácil", comenta Lívia. "As meninas são curiosas, têm interesse no relato das experiências. Isso auxilia muito, basta que elas sejam incentivadas", avalia a professora da Licenciatura em Matemática Raquel Milani.

Para o professor José Arthur Martins, um dos organizadores do primeiro Rally Científico, o mais importante é dar ao estudante do ensino médio a chance de descobrir uma vocação "O principal objetivo é contribuir para que toda essa curiosidade e potencial dos alunos para as ciências exatas sejam desenvolvidos", completa Arthur.

Formação e qualificação de profissionais
Assim como o projeto Engenheiro do Futuro, o PETROFUT pretende proporcionar a qualificação interdisciplinar dos alunos em Ciências, Matemática e Tecnologia através do desenvolvimento de projetos e de ambientes de aprendizagem apoiados por recursos tecnológicos. "Eles serão os futuros alunos de engenharia da UCS e os futuros engenheiros do 2º pólo metal-mecânico do país", avalia Valquíria. Para a coordenadora, esses projetos são o primeiro passo para a formação de mais e melhores engenheiros com habilidades e competências para atuarem nas indústrias da região, e de qualquer outra parte do Brasil, em pesquisa, desenvolvimento e inovação. "Também para desenvolver novas tecnologias, produtos e processos que colaborem no desenvolvimento econômico, social e educacional, com conscientização sócio-ambiental", projeta.

Professores capacitados
Mudanças de postura nos fazeres docentes também foram comemoradas pela coordenação do EngFut. A participação no curso de especialização e nas outras atividades do projeto (em especial na Mostraseg e no Rally) mostrou que as ações desses professores têm um efeito multiplicador na sociedade, e que essas novas ações são muito propícias para uma intervenção significativa nas escolas da região. "Percebo os alunos mais motivados e mais críticos em relação ao o que eles podem esperar em termos de uma educação que vá prepará-los para atuarem como profissionais que deverão colaborar para o progresso sustentável do país”, avalia.

Em termos de pesquisa aplicada, os professores envolvidos no PETROFUT são em sua maioria engenheiros, químicos, físicos e biólogos com experiência em alguma dessas áreas. Apesar de ter o seu foco na interação com o ensino médio, o projeto vai permitir que os seus pesquisadores contribuam ainda mais com a produção de conhecimento nestas áreas.

Atualmente, está sendo capacitado o grupo de pesquisadores da UCS na metodologia PBL. No final de agosto, a UCS recebeu o professor Erik De Graaff, um dos maiores especialistas em PBL na área de Educação em Engenharia - Graaff é professor associado da Faculdade de Administração e Políticas Tecnológicas da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, e docente titular do Departamento de Desenvolvimento e Planejamento da Universidade de Aalborg na Dinamarca. A Universidade de Aalborg é a única universidade que tem um programa de pós-graduação em PBL na área das Ciências Exatas e da Engenharia (http://www.ucpbl.net/).

"O próximo passo será a construção das oficinas e já deverá envolver os professores de ensino médio e os alunos das escolas co-executoras, que são o CETEC e a Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis", completa Valquíria.

Nas fotos de Jonas Ramos, os estudantes do ensino médio em atividades no Instituto de Biotecnologia (acima) e no Laboratório de Polímeros.