Laboratório de Micologia Médica realiza ensino, pesquisa e extensão.

O estudo dos fungos, que cada vez mais estão inseridos no dia a dia das pessoas sem que se possa perceber, tem um espaço especial na UCS. É o Laboratório de Micologia Médica, localizada na sala 508 do Bloco S, que integra o Laboratório de Parasitologia. Pertencente ao Centro de Ciências da Saúde, além de atender às aulas práticas dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Ciências Biológicas, o Laboratório de Micologia também realiza diagnóstico micológico, através de solicitação de exames que são encaminhados pelo Centro de Especialização em Saúde (CES) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, das Unidades Básicas de Saúde, do Ambulatório Central e de clínicas dermatológicas privadas.

Segundo a professora e responsável técnica pelo laboratório, Barbara Catarina De Antoni Zoppas (na foto, à direita), "são realizados mensalmente cerca de 60 exames. Primeiramente é feito o agendamento, com coleta nas quartas-feiras à tarde, para análise de micoses superficiais em pele, unha e pelo, mas também de micoses sistêmicas ou profundas, em órgãos internos com análise de escarro, líquor e outros materiais. Atendemos pacientes de Caxias do Sul e da região como Bento Gonçalves e Flores da Cunha".

Pesquisa
O Laboratório de Micologia também é responsável por algumas pesquisas desenvolvidas na UCS:
Identificação de Espécies de Candida em Mucosa Oral de Pacientes HIV/AIDS e testes de Sensibilidade a Antifúngicos em Caxias do Sul": a identificação é importante uma vez que algumas espécies de Candida são resistentes ao Fluconazol, medicamento normalmente usado em Candidíase. A identifcação de sensibilidade antifúngica tem parceria da UFRGS.
Biodegradação polimérica: estudo de um polímero biodegradável para aterro sanitário, em parceria com o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, quando são identificados fungos presentes no ecossistema e que participam da decomposição do plástico;
Aerobiologia, através de um aparelho que coleta esporos de fungos para identificar os fungos presentes no ar atmosférico.
Atualmente, uma mestranda da UFRGS realiza pesquisa de fungos em UTIs de hospitais de Porto Alegre, utilizando um aparelho de Andersen para captura de fungos. A cultura e identificação são realizadas no Laboratório de Micologia da UCS, sob co-orientação da professora Barbara Zoppas.

Também no laboratório são realizados experimentos para trabalhos de conclusão de cursos da área da saúde e da tecnologia.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 877 | Foto: Jonas Ramos