Hospital Geral de Caxias do Sul receberá verba de R$ 3,781 milhões do Ministério da Saúde para implantar Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia.

O Hospital Geral de Caxias do Sul, administrado pela FUCS, e a superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF), oficializaram nesta semana o contrato para o repasse de R$ 3.781,568 pelo Ministério da Saúde para a construção da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com Radioterapia. A partir desse contrato, a UCS terá um prazo de 150 dias para apresentar a documentação necessária juntamente com o projeto e, após sua aprovação, receber a verba e dar início aos trabalhos de construção do prédio. A unidade contará com serviços de radioterapia, de hematologia e oncologia adulta e pediátrica. O HG atende a pacientes dos 48 municípios da Serra integrantes da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

A assinatura ocorreu na agência central da Caixa Econômica Federal de Caxias do Sul e contou com a presença do presidente da FUCS, João Paulo Reginatto, do Reitor Isidoro Zorzi, do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, da titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Solange Sonda, do diretor geral do HG, Sandro Junqueira, e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin, entre outros gestores das instituições presentes.

O investimento do Ministério da Saúde possibilitará a construção da estrutura física da nova unidade e na instalação dos aparelhos (um acelerador linear para radioterapia, que faz o tratamento de todo e qualquer tipo de câncer, e um aparelho de braquiterapia – radiologia com utilização no tratamento de câncer de colo uterino e próstata). Os dois aparelhos, doados pelo Ministério da Saúde em 2010, já se encontram sob a guarda da instituição.

A implantação de uma UNACON com radioterapia em Caxias do Sul atende a uma demanda identificada pelo Ministério da Saúde de ampliar os serviços oncológicos na Serra. No segundo semestre de 2008, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), juntamente com as secretarias da saúde do Estado e do município de Caxias do Sul, realizou um estudo e decidiu pelo HG, por ser um hospital de ensino e pelas estrutura física, administrativa e técnica, além de ser o único estabelecimento na região que presta atendimento 100% SUS. Um prédio de dois andares será construído na área contígua ao espaço onde hoje está o auditório e o estacionamento do HG. O projeto arquitetônico já está aprovado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pela Vigilância Sanitária e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.


Participaram da solenidade de assinatura do contrato o reitor Isidoro Zorzi, o superintendente regional da CEF, Renato Scalabrin, o presidente da FUCS, João Paulo Reginatto e o prefeito José Ivo Sartori.

Foto: Claiton Stumpf