UCS 1967 - 2011: 44 anos atuando para o desenvolvimento da sociedade através da produção e difusão do conhecimento.
Três semanas antes de iniciar as aulas, em 1° de março, a
Universidade de Caxias do Sul comemora seus 44 anos
nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro. Desde 1967, a
Instituição vem construindo sua trajetória com projetos e
ações focados na formação de cidadãos e profissionais
capazes de responder às demandas contemporâneas. E esse
compromisso é reiterado a cada novo semestre. A UCS encerrou
o ano de 2010 com mais de 37 mil alunos matriculados e, em 2011,
a expectativa é de que esse número seja mantido.
Atualmente, a Instituição conta com
74 cursos de graduação,
10 mestrados e quatro doutorados, cerca de
100 cursos de especialização e MBAs e
diversos programas e cursos de extensão.
Pesquisa e pós-graduação stricto sensu
A qualificação da pesquisa e os programas de pós-graduação
stricto sensu (Mestrado e Doutorado) trazem novidades para o
decorrer do ano. Em 2010, a UCS aprovou na CAPES
três novos mestrados - o Mestrado Acadêmico em Engenharia de
Processos e Tecnologias, o Mestrado Acadêmico em Filosofia e
o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola
(o primeiro mestrado profissional da Instituição), além
do Doutorado em Letras, uma associação entre a UCS e a
UniRitter. Com isso, a UCS passa a oferecer 10 mestrados e
quatro doutorados, ramificados nas áreas de Administração;
Biotecnologia; Direito; Educação; Engenharia de Processos e
Tecnologias; Filosofia; Letras, Cultura e Regionalidade;
Materiais; e Turismo. Os novos cursos iniciam-se em 2011 e,
conforme o reitor Isidoro Zorzi, são o resultado de um
trabalho da atual gestão no sentido de fortalecer a UCS
como uma universidade que prioriza a pesquisa e a
pós-graduação stricto sensu.
Também no ano passado, a CAPES elevou as notas do Programa de
Biotecnologia (para nota 5) e Letras, Cultura e Regionalidade
(para nota 4). A avaliação
manteve as notas nas pós-graduações em
Materiais (nota 4), Turismo, Direito, Educação e
Administração (notas 3). A nota 5 do Programa
de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado),
a nota 4 do Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade, e
a aprovação com conceito 4 do Mestrado Profissional em
Biotecnologia e Gestão Vitivinícola são indicadores de
uma melhoria significativa dos programas de pós-graduação
stricto sensu.
Para impulsionar as atividades voltadas para a geração de
novos conhecimentos, além dos programas de pós-graduação stricto sensu,
a UCS
mantém 20 Núcleos de Pesquisa (NP) e 16 Núcleos de
Inovação e Desenvolvimento (NID), que abrigam 290 projetos
de pesquisa, nos quais atuam 377 pesquisadores de diferentes
áreas de atuação.
Graduação
Os 74 cursos de graduação contemplam áreas bastante
abrangentes, como Artes, Arquitetura e Design; Ciências
Exatas e da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais
Aplicadas; Comunicação Social; Engenharias e Tecnologias;
Hospitalidade; Informática; e Saúde.
Anualmente, os cursos da Instituição são avaliados pelo
Ministério da Educação. Os resultados do Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009 mostram que os
cursos de graduação da UCS apresentam conceitos positivos.
Dos 47 avaliados em 2009, a maioria registra o Conceito
Preliminar de Curso (CPC) nas faixas 4 e 3 (em uma escala
de 1 a 5). Dezoito cursos receberam conceito 4 e 26 obtiveram
conceito 3.
A infraestrutura e a qualificação do corpo docente,
atualmente composto por cerca de 1.200 professores
(mais de 80% com títulos de mestre e doutor), também são
preocupações constantes. Hoje, a UCS dispõe de
aproximadamente 790 laboratórios de ensino e mais de
500 salas de aula, além de um acervo com 990 mil
títulos em um sistema que abrange 15 bibliotecas.
E como diz seu slogan,
"Pés na região, olhos no mundo", a UCS,
além das unidades (campi e núcleos) em nove municípios e
dos 13 polos de educação a distância, possui mais de
uma centena de acordos com instituições de 28 países para
intercâmbio acadêmico e científico. "Mais do que formar
profissionais capacitados para o mercado, a UCS
preocupa-se com a formação cidadã do ser humano.
E esse conceito está presente em todas as iniciativas
desenvolvidas na Universidade", finaliza o reitor.
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