UCS 1967 - 2011: 44 anos atuando para o desenvolvimento da sociedade através da produção e difusão do conhecimento.

Três semanas antes de iniciar as aulas, em 1° de março, a Universidade de Caxias do Sul comemora seus 44 anos nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro. Desde 1967, a Instituição vem construindo sua trajetória com projetos e ações focados na formação de cidadãos e profissionais capazes de responder às demandas contemporâneas. E esse compromisso é reiterado a cada novo semestre. A UCS encerrou o ano de 2010 com mais de 37 mil alunos matriculados e, em 2011, a expectativa é de que esse número seja mantido. Atualmente, a Instituição conta com 74 cursos de graduação, 10 mestrados e quatro doutorados, cerca de 100 cursos de especialização e MBAs e diversos programas e cursos de extensão.

Pesquisa e pós-graduação stricto sensu
A qualificação da pesquisa e os programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) trazem novidades para o decorrer do ano. Em 2010, a UCS aprovou na CAPES três novos mestrados - o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Mestrado Acadêmico em Filosofia e o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (o primeiro mestrado profissional da Instituição), além do Doutorado em Letras, uma associação entre a UCS e a UniRitter. Com isso, a UCS passa a oferecer 10 mestrados e quatro doutorados, ramificados nas áreas de Administração; Biotecnologia; Direito; Educação; Engenharia de Processos e Tecnologias; Filosofia; Letras, Cultura e Regionalidade; Materiais; e Turismo. Os novos cursos iniciam-se em 2011 e, conforme o reitor Isidoro Zorzi, são o resultado de um trabalho da atual gestão no sentido de fortalecer a UCS como uma universidade que prioriza a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu.

Também no ano passado, a CAPES elevou as notas do Programa de Biotecnologia (para nota 5) e Letras, Cultura e Regionalidade (para nota 4). A avaliação manteve as notas nas pós-graduações em Materiais (nota 4), Turismo, Direito, Educação e Administração (notas 3). A nota 5 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado), a nota 4 do Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade, e a aprovação com conceito 4 do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola são indicadores de uma melhoria significativa dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Para impulsionar as atividades voltadas para a geração de novos conhecimentos, além dos programas de pós-graduação stricto sensu, a UCS mantém 20 Núcleos de Pesquisa (NP) e 16 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NID), que abrigam 290 projetos de pesquisa, nos quais atuam 377 pesquisadores de diferentes áreas de atuação.

Graduação
Os 74 cursos de graduação contemplam áreas bastante abrangentes, como Artes, Arquitetura e Design; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação Social; Engenharias e Tecnologias; Hospitalidade; Informática; e Saúde.

Anualmente, os cursos da Instituição são avaliados pelo Ministério da Educação. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009 mostram que os cursos de graduação da UCS apresentam conceitos positivos. Dos 47 avaliados em 2009, a maioria registra o Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas faixas 4 e 3 (em uma escala de 1 a 5). Dezoito cursos receberam conceito 4 e 26 obtiveram conceito 3.

A infraestrutura e a qualificação do corpo docente, atualmente composto por cerca de 1.200 professores (mais de 80% com títulos de mestre e doutor), também são preocupações constantes. Hoje, a UCS dispõe de aproximadamente 790 laboratórios de ensino e mais de 500 salas de aula, além de um acervo com 990 mil títulos em um sistema que abrange 15 bibliotecas.

E como diz seu slogan, "Pés na região, olhos no mundo", a UCS, além das unidades (campi e núcleos) em nove municípios e dos 13 polos de educação a distância, possui mais de uma centena de acordos com instituições de 28 países para intercâmbio acadêmico e científico. "Mais do que formar profissionais capacitados para o mercado, a UCS preocupa-se com a formação cidadã do ser humano. E esse conceito está presente em todas as iniciativas desenvolvidas na Universidade", finaliza o reitor.