Universidade inicia comemorações de 50 anos do Curso de Letras.
Criado em 1959 e autorizado o funcionamento
em 1961, curso de Letras completa 50 anos de funcionamento
este ano. As Atividades comemorativas iniciam-se nesta terça-feira,
dia 22.
Estudar os conceitos fundamentais e as teorias relativas à
Língua, à Literatura
e aos respectivos processos de ensino e aprendizagem é parte
do trabalho
do profissional de Letras, que pode atuar nas redes pública
e privada de
ensino, bem como em empresas de consultoria e assessoria na área.
Segundo a coordenadora do curso, na Cidade Universitária,
professora
Salete Pezzi dos Santos, "é necessário atuar na formação de um
profissional para a área das Letras de modo a garantir que tal
profissional transcenda a condição de professor e se
torne um educador,
capaz de situar-se socioculturalmente e ter as competências
necessárias
e suficientes para realizar a grande reforma do saber".
MERCADO
Neste ano, o curso de Letras da UCS completa meio século de
existência
e já formou mais de 2 mil profissionais. Entre eles,
Greyce Dal Picol,
que concluiu o curso no ano passado e afirma que os
professores que
conheceu na graduação são guias para sua carreira. "São pessoas
que
estudam e dedicam suas vidas na busca de uma sociedade mais
humana e
crítica". Hoje, Greyce leciona as disciplinas de Literatura e de
Língua Portuguesa em uma escola particular de Ensino Médio e,
além
disso, se prepara para ingressar no
Mestrado em Letras, Cultura e
Regionalidade. "Sei que o fundamental na formação de um bom
profissional é jamais dar um fim a sua trajetória. Estou apenas
no
início de uma caminhada", afirma.
ATUAÇÃO AMPLIADA
Já Candice Soldatelli graduou-se em 2000 no curso de Letras –
Língua e Literatura Portuguesa e, em 2006, habilitou-se em
Letras –
Língua e Literatura Inglesa. O interesse pela área veio na
graduação
em Jornalismo, concluída em 1997, na qual suas disciplinas
favoritas
eram as de Português. "Na UCS, sempre me senti motivada a ter
autonomia e a encontrar meu próprio caminho no mundo das Letras".
Candice lecionou em instituições públicas e privadas até abrir
uma
escola de idiomas e um escritório de tradução, onde traduz
livros de
ficção para editoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
"Acredito que o curso seja um dos que mais abrem oportunidades
profissionais para os acadêmicos, porque há muitas áreas a
explorar,
como redação, revisão, tradução, além do magistério", avalia.
COMEMORAÇÕES
Iniciando
as comemorações do cinquentenário do curso
ocorre, no dia 22
de março, cerimônia de abertura das atividades que vão integrar a
programação dos 50 Anos. Programação esta que se estenderá ao longo do
ano com palestras, exposições, lançamento de livros, imersões e
seminários. A próxima atividade está prevista para abril, quando serão
homenageados os atuais alunos e também os egressos do curso.
O curso
O curso de Letras da UCS foi criado por Decreto Episcopal em 1959,
mas seu funcionamento foi autorizado em 1961. Em 10 de fevereiro de
1967, conforme Decreto Federal n° 60200, os cursos de Letras
Neolatinas, História, Filosofa, Ciências Econômicas, Direito, mais a
Escola de Enfermagem Madre Justina Inês e a Escola Municipal de Belas
Artes de Caxias do Sul foram incorporados, com a criação da
Universidade de Caxias do Sul.
Abrigado no Centro de Ciências Humanas, o curso é oferecido como
licenciatura e conta, neste semestre, com cerca de 400 alunos
matriculados na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, e nas unidades
de Bento Gonçalves e Vacaria, onde o curso também funciona.
E visando a atender às dimensões de ensino e pesquisa que caracterizam
o curso, além da graduação, também são oferecidos pela Instituição
cursos em nível de extensão e de pós-graduação lato e
stricto sensu:
Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa;
Leitura e
Produção Textual; e Literatura Infantil e Juvenil; Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade;
Doutorado em Letras (Associação UCS/Uni-Ritter).
"Deve-se pensar em um profissional sempre insatisfeito,
movido pelas
incertezas, pelas dúvidas e por uma constante problematização da
realidade, para a qual nenhuma resposta será senão provisória e
circunstanciada", refete a coordenadora do curso, professora
Salete.
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Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 886 | Foto: Jonas Ramos
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