Universidade inicia comemorações de 50 anos do Curso de Letras.

Criado em 1959 e autorizado o funcionamento em 1961, curso de Letras completa 50 anos de funcionamento este ano. As Atividades comemorativas iniciam-se nesta terça-feira, dia 22.

Estudar os conceitos fundamentais e as teorias relativas à Língua, à Literatura e aos respectivos processos de ensino e aprendizagem é parte do trabalho do profissional de Letras, que pode atuar nas redes pública e privada de ensino, bem como em empresas de consultoria e assessoria na área.

Segundo a coordenadora do curso, na Cidade Universitária, professora Salete Pezzi dos Santos, "é necessário atuar na formação de um profissional para a área das Letras de modo a garantir que tal profissional transcenda a condição de professor e se torne um educador, capaz de situar-se socioculturalmente e ter as competências necessárias e suficientes para realizar a grande reforma do saber".

MERCADO
Neste ano, o curso de Letras da UCS completa meio século de existência e já formou mais de 2 mil profissionais. Entre eles, Greyce Dal Picol, que concluiu o curso no ano passado e afirma que os professores que conheceu na graduação são guias para sua carreira. "São pessoas que estudam e dedicam suas vidas na busca de uma sociedade mais humana e crítica". Hoje, Greyce leciona as disciplinas de Literatura e de Língua Portuguesa em uma escola particular de Ensino Médio e, além disso, se prepara para ingressar no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade. "Sei que o fundamental na formação de um bom profissional é jamais dar um fim a sua trajetória. Estou apenas no início de uma caminhada", afirma.

ATUAÇÃO AMPLIADA
Já Candice Soldatelli graduou-se em 2000 no curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa e, em 2006, habilitou-se em Letras – Língua e Literatura Inglesa. O interesse pela área veio na graduação em Jornalismo, concluída em 1997, na qual suas disciplinas favoritas eram as de Português. "Na UCS, sempre me senti motivada a ter autonomia e a encontrar meu próprio caminho no mundo das Letras". Candice lecionou em instituições públicas e privadas até abrir uma escola de idiomas e um escritório de tradução, onde traduz livros de ficção para editoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. "Acredito que o curso seja um dos que mais abrem oportunidades profissionais para os acadêmicos, porque há muitas áreas a explorar, como redação, revisão, tradução, além do magistério", avalia.

COMEMORAÇÕES
Iniciando as comemorações do cinquentenário do curso ocorre, no dia 22 de março, cerimônia de abertura das atividades que vão integrar a programação dos 50 Anos. Programação esta que se estenderá ao longo do ano com palestras, exposições, lançamento de livros, imersões e seminários. A próxima atividade está prevista para abril, quando serão homenageados os atuais alunos e também os egressos do curso.

O curso

O curso de Letras da UCS foi criado por Decreto Episcopal em 1959, mas seu funcionamento foi autorizado em 1961. Em 10 de fevereiro de 1967, conforme Decreto Federal n° 60200, os cursos de Letras Neolatinas, História, Filosofa, Ciências Econômicas, Direito, mais a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês e a Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul foram incorporados, com a criação da Universidade de Caxias do Sul.

Abrigado no Centro de Ciências Humanas, o curso é oferecido como licenciatura e conta, neste semestre, com cerca de 400 alunos matriculados na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, e nas unidades de Bento Gonçalves e Vacaria, onde o curso também funciona.

E visando a atender às dimensões de ensino e pesquisa que caracterizam o curso, além da graduação, também são oferecidos pela Instituição cursos em nível de extensão e de pós-graduação lato e stricto sensu: Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa; Leitura e Produção Textual; e Literatura Infantil e Juvenil; Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade;
Doutorado em Letras (Associação UCS/Uni-Ritter).

"Deve-se pensar em um profissional sempre insatisfeito, movido pelas incertezas, pelas dúvidas e por uma constante problematização da realidade, para a qual nenhuma resposta será senão provisória e circunstanciada", refete a coordenadora do curso, professora Salete.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 886 | Foto: Jonas Ramos