Número recorde de matrículas em cursos de graduação.

Neste período letivo estão matriculados mais de 34,2 mil alunos. O número cresceu em praticamente todas as unidades

O número de alunos matriculados neste período letivo é recorde na UCS. A Instituição matriculou em cursos de graduação, até a semana passada, 34.291 acadêmicos. O crescimento é registrado tanto no que se refere a estudantes matriculados como no que diz respeito à ocupação de créditos contratados pelos alunos, que atinge o índice de 71,93% (no início do mesmo período letivo em 2010 foi de 70,77% com 32.707 alunos). Isso significa que não só houve aumento no número de estudantes como também registra-se a maior taxa de ocupação (índices sem a modalidade Educação a Distância).

Para o reitor Isidoro Zorzi, os índices positivos refletem a qualidade e a estrutura dos cursos oferecidos pela UCS e são reflexo da conjuntura econômica do país. O incremento no número de matrículas ocorreu em praticamente todos os campi e núcleos. Na unidade de São Sebastião de Caí a taxa de ocupação chega a 79%, enquanto nas unidades de Nova Prata e de Caxias do Sul é de 75%. "Desde o ano de 2007 não se registrava uma contratação de créditos tão alta. Isso é resultado da nova política de graduação da Instituição e, também, das melhorias da infraestrutura. Há uma percepção da comunidade de que estudar em uma universidade agrega valor à formação", atribui o pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Antonio Kuiava.

Créditos
O incremento na taxa de ocupação acontece também pelo aumento da contratação de um número maior de créditos pelos alunos que possuem bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos – ProUni e do Programa de Bolsas FUCS. Em geral, os estudantes beneficiados com bolsas contratam quatro créditos a mais que a média geral dos alunos da UCS (no total atinge uma média de mais de 17 créditos por aluno). Como instituição de interesse público, a UCS aderiu, no final de 2004 ao ProUni, e em 2010 instituiu o Bolsas FUCS. No início deste semestre, a UCS concede bolsas a cerca de 6 mil alunos.

Qualificação Institucional

A atual Política Curricular Institucional para o Ensino de Graduação é um dos pilares que sustenta a qualificação institucional, principalmente no que se refere ao ensino de graduação.

Nos últimos anos, essa política esteve centrada na interdisciplinaridade e na flexibilidade curricular, permitindo a oferta de disciplinas comuns a todos os cursos ou aos cursos de determinada área. Isso possibilita ao estudante compor o seu currículo com disciplinas de outras áreas, observando as diretrizes curriculares do projeto do curso.

Outros aspectos que levaram ao crescimento no número de matrículas são a implantação de novos cursos (neste ano, o período letivo iniciou com cinco novos cursos), a otimização de recursos, além da modernização dos currículos e melhorias nos processos de ensino-aprendizagem, desde infraestrutura até o aspecto didático- pedagógico dos professores. "Procuramos nos adequar ao perfil que o mercado exige do profissional. A Universidade busca atender às demandas do seu tempo", observa o pró-reitor Acadêmico.

As facilidades implantadas com o processo de matrícula on-line também são apontadas pelo coordenador dos Cursos de Certificação e Diplomação da Pró-reitoria Acadêmica, Roberto Itacyr Mandelli, como aspecto positivo. "Com o acesso à programação de todos os cursos o aluno também pode compor seu próprio programa curricular", explica.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 887 | Fotos: Jonas Ramos