Curso de Hotelaria recebe conceito 4 de avaliadores do MEC.

O curso de Bacharelado em Hotelaria, ministrado no Núcleo Universitário de Canela, recebeu conceito 4 (numa escala de 1 a 5) pelos avaliadores do Ministério de Educação. Os aspectos de oferta do curso, como as instalações (salas de aula, laboratórios, biblioteca), qualificação do corpo docente e desenvolvimento do projeto pedagógico foram avaliados entre os dias 14 e 16 de março. Os avaliadores também realizaram reuniões com a direção do Núcleo, com professores e alunos, além de integrantes da Pró-reitoria Acadêmica, em Caxias do Sul.

Para o coordenador do curso, professor Gilberto Bonatto, o conceito obtido revela a qualidade que o ensino na área de Hotelaria vem mantendo em 33 anos, sintonizado com as demandas do mercado de trabalho.

A diretora do Núcleo, professora Ana Lídia Weber Bisol, ressalta que o curso de Hotelaria dá mais uma demonstração da sua importância e da credibilidade que adquiriu com o passar dos anos. "Estamos orgulhosos de oferecer cursos tão qualificados, como o de Hotelaria", afirma.

ENSINO
Para Agostinho Leopoldo Henz, de Parobé, aluno do Bacharelado em Hotelaria, "ser acadêmico do curso é estar na vanguarda. Representa a formação de um novo profissional, comprometido com as questões da hospitalidade, do acolhimento, com uma visão também multidisciplinar. Também busco a formação de um gestor que analisa as tendências de mercado."

Quanto à avaliação do MEC, Agostinho acredita que o conceito 4 confirma que a Universidade tem "infraestrutura, corpo docente qualificado, conteúdo programático multidisciplinar adequado, instalações e equipamentos modernos que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas".

TRAJETÓRIA
A UCS foi pioneira no país a oferecer um curso superior em Hotelaria.

O Curso de Tecnologia em Hotelaria foi implantado em 1978, no Balneário de Atlântida, no litoral gaúcho, sendo transferido para o Núcleo Universitário de Canela em 1985. Desde sua criação, funcionou na modalidade de Curso Superior de Tecnologia.

Em 31 de outubro de 2005 foram propostas transformações na sua estrutura e conteúdo. A nova modalidade foi autorizada a funcionar através da Resolução do Conselho Universitário - CONSUNI nº 13/05, como Bacharelado em Hotelaria. Nessa modalidade, cinco alunos já concluíram o curso e 56 estão matriculados neste semestre.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 888 | Foto: Daiane Nardino