Biblioteca Virtual Universitária 2.0 permite o acesso de um número irrestrito de usuários a um acervo bibliográfico, vasto e qualificado, de forma simultânea e personalizada.

Nos últimos anos com o avanço da cultura digital, ficou mais fácil acessar, manusear, guardar e usufruir das diferentes formas de manifestação do conhecimento construído pela humanidade. Para dar conta desta nova realidade, a Universidade vem investindo fortemente nas tecnologias de informação e comunicação para que estudantes e professores, além da pesquisa em meio físico, possam também usufruir das tecnologias que permitem o acesso rápido ao conhecimento, nas suas diferentes formas e nas suas diferentes fontes.

Com um computador conectado à internet, a acadêmica de Direito, Vanessa da Silva Lazzari (foto à esquerda), experimenta novas formas de acessar a bibliografia indicada por seus professores. Usuária do Sistema de Bibliotecas da UCS, ela é uma entusiasta da mais recente base de dados em meio digital que a UCS disponibilizou à comunidade universitária no início do mês: a Biblioteca Virtual Universitária 2.0, único acervo eletrônico de livros-texto, com um acervo de mais de 1.780 títulos, totalmente em português, de fácil acesso, navegação e leitura.

Para o bibliotecário Marcos Leandro F. Hübner (foto à direita), coordenador técnico do Sistema de Bibliotecas da UCS, "o acesso ao conhecimento através de bases de dados disponíveis em meio digital é uma nova realidade que elimina a defasagem informacional. As instituições de ensino e as editoras têm estabelecido boas parcerias que beneficiam a todos os estudantes, professores e pesquisadores".

Entrevista
Em entrevista à equipe do Site da UCS, Marcos destaca algumas das vantagens da Biblioteca Virtual Universitária 2.0, cujo acesso está disponível no Portal UCSvirtual desde o início de abril.

Desde quando a UCS disponibiliza o acesso a bases de dados na internet? Como isso repercute entre os estudantes?

O acesso a bases de dados na internet pela UCS inicou-se no ano de 1998, visando sempre levar ao seu usuário a informação técnico/científica atualizada e de maneira instantânea. As bases de dados permitiram eliminar a defasagem informacional que ocorria e ainda ocorre com os periódicos em papel. Com os periódicos em papel, os usuários das bibliotecas da UCS tinham acesso a periódicos internacionais, em média, seis meses após a sua publicação. Atualmente, o estudante da UCS tem acesso à informação no mesmo instante que o acadêmico de Oxford ou de Harvard, não havendo mais esta defasagem informacional.

A mudança será mais perceptível a longo prazo, a partir do momento em que os estudantes superarem a necessidade do uso do texto físico, para livros ou periódicos científicos (quebrando o paradigma de que o "virtual" não é confiável) e também rompendo a barreira do idioma, já que para o acesso ao conteúdo atualizado e com alto fator de impacto, o pesquisador deve estar preparado para utilizar fontes em diversos idiomas.

Lançada há menos de um mês, a Biblioteca Virtual Universitária 2.0 já contabiliza um número de acessos bem expressivo, e já registramos uma demanda dos usuários pelos serviços de orientação e oficinas de capacitação, que tanto podem ser prestados individualmente como para grupos, de acordo com o programa de orientação do Sistema de Bibliotecas.

Quais as vantagens para estudantes e professores advindas da Biblioteca Virtual Universitária 2.0?

A rapidez do acesso à informação hoje em dia é muito importante para os usuários. A Biblioteca Virtual Universitária 2.0 é o primeiro acervo eletrônico de livros-texto com obras atualizadas e totalmente em português. Sua vantagem mais óbvia é o acesso imediato a um acervo vasto e qualificado por um número irrestrito de usuários, simultaneamente e de forma personalizada. Além disso, o usuário passa a contar com novas obras, até então não disponíveis no Sistema de Bibliotecas. E, como o acesso é autenticado através do Portal UCSvirtual, pode ser feito de qualquer computador conectado à internet, sem a necessidade de deslocamento e de controle de prazos de renovação ou devolução, por parte do usuário.

No momento, a Biblioteca Virtual Universitária 2.0 disponibiliza cerca de 1.780 títulos de renomadas editoras e a consulta a múltiplos textos com facilidade. O usuário também conta com ferramentas que enriquecem a pesquisa e/ou estudo, como: pesquisa inteligente, recursos de anotações eletrônicas que permite gravar seus comentários, impressões de até 50% do conteúdo do livro com valores de fotocópia, incluindo páginas avulsas ou capítulos.

Caso haja interesse em adquirir, em formato físico, uma das obras disponíveis na Biblioteca Virtual Universitária 2.0, o usuário receberá descontos exclusivos. A impressão de páginas, que pode ser de até 50% do livro, custa R$ 0,05 (cinco centavos de real) por página, um valor menor do que qualquer serviço de fotocópia.

Do ponto de vista dos custos, que vantagens a UCS tem com mais este investimento?

Além das vantagens citadas anteriormente, a UCS passa a oferecer 30 mil exemplares de cada obra as seus membros, ou seja, mais de 53 milhões de exemplares passam a fazer parte do acervo da UCS, sem a necessidade de reformas físicas nas bibliotecas para comportar todos estes exemplares. Por outro lado, a Biblioteca Virtual Universitária 2.0 também possibilita uma maior integração e suporte aos programas na modalidade EAD oferecidos pela Instituição. Por possuir um número ilimitado de acessos simultâneos, os usuários podem acessar o mesmo livro no mesmo espaço de tempo, fator que não ocorre com os livros em papel.

Quantos livros estão sendo disponibilizados atualmente na Biblioteca Virtual Universitária 2.0. Há previsão de incremento de novos títulos? A atualização é constante?

Atualmente são mais de 1.780 títulos. O processo de atualização é constante e há um grande número de editoras que estão em tratativas visando disponibilizar o seu acervo na Biblioteca Virtual 2.0, entre elas, está a nossa EDUCS.

A Universidade vai continuar fazendo aquisições de livro em papel? Em que medida?

A UCS vai continuar com o processo de aquisição de livros em papel, com exemplares em números suficientes para atender ao padrão máximo de excelência exigido pelo Ministério da Educação.

Além das bibliotecas (central e setoriais) que outros espaços o estudante que não dispõe de computador pessoal poderá ocupar dentro da UCS para fazer suas pesquisas e leituras?

Todos os laboratórios de Informática dos campi e núcleos estão à disposição do estudante. Sem sair do computador no qual está trabalhando, o estudante pode acessar a Biblioteca Virtual Universitária 2.0 e fazer suas pesquisas e leituras.