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Uma das principais metas da atual gestão da UCS é o
direcionamento dos investimentos para a
qualificação institucional. Ao iniciar seu segundo mandato,
há um ano, o reitor Isidoro Zorzi
anunciou que uma das prioridades seria o investimento em
ensino, não somente em graduação,
mas, principalmente, em pós-graduação stricto sensu.
Avaliando as ações desenvolvidas no último
ano, o reitor reforça seu posicionamento, e se diz
satisfeito com os resultados obtidos até agora. "Em
maio do ano passado tínhamos seis mestrados e três doutorados.
Hoje temos onze mestrados e quatro
doutorados. Tivemos cinco novos cursos autorizados pela CAPES.
Isso é resultado de um trabalho em
desenvolvimento há anos. Mas, avançamos bastante neste último
ano e a nossa meta é, no mínimo,
duplicar, ou quem sabe triplicar esse número nos
próximos três anos", observa o reitor.
Em 2010, a CAPES
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
autorizou o
funcionamento de três novos mestrados - o Mestrado Acadêmico em
Engenharia de Processos e Tecnologias,
o Mestrado Acadêmico em Filosofia e o Mestrado Profissional
em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, além do Doutorado
em Letras, uma associação entre a UCS e o UniRitter.
Em fevereiro de 2011, a Universidade recebeu a aprovação
para mais um curso, o Mestrado Profissional em Engenharia
Mecânica. "Nossa intenção é trabalhar cada vez mais para
destacar a Universidade no cenário da educação superior no
Brasil. Isso se dá através do investimento em ensino, pesquisa
e extensão e em programas permanentes de aperfeiçoamento de
professores, a quem cabe liderar as diferentes ações da
Universidade para atender às demandas da sociedade",
completa o reitor.
PESQUISA ENRIQUECE FORMAÇÃO
Além do crescimento e fortalecimento dos programas de
pós-graduaçãostricto sensu, a atual gestão
prioriza a pesquisa realizada pelos Núcleos de Pesquisa (NP)
e Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NID)
como propulsores de novos programas stricto sensu.
A UCS mantém 22 NPs e 16 NIDs, que abrigam
290 projetos de pesquisa e 377 pesquisadores de
diferentes áreas de atuação.
CURSOS EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO
O ensino de graduação também registra avanços. Atenta
às demandas do mercado, a UCS, a cada semestre, inicia
novos cursos. Neste último ano foram implantados
14 novos e implementadas novas ofertas nas unidades
universitárias. Com essa ampliação, a UCS soma 74 cursos
de graduação, com 94 habilitações e 211 opções de ingresso.
Na modalidade Educação a Distância a Universidade oferece 10
cursos, dos quais sete foram implantados nos últimos 12 meses.
Os números de matrículas confirmam o crescimento.
Neste primeiro período letivo, a UCS registra 34,3 mil
matrículas somente em cursos de graduação. No total,
são mais de 38 mil alunos matriculados na Instituição. "O
número recorde de matrículas registrado neste semestre
reflete a confiança que a comunidade regional deposita
na Universidade, dando sentido aos investimentos feitos
na qualificação institucional, e também são reflexo da
conjuntura econômica do país", destaca o reitor.
TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
Sempre com o objetivo de qualificar e difundir o aprendizado
nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UCS vem
investindo fortemente nas tecnologias de informação e
comunicação para a comunidade
acadêmica. Entre as novidades implantadas em 2011, algumas
já neste primeiro semestre, destacam-se a modernização dos
processos de atendimento ao estudante, seja no âmbito do
Protocolo
Acadêmico, que amplia seus serviços pela internet e passa a
atender à graduação e à pós-graduação;
ou do Portal UCSvirtual com a criação de novos
espaços propícios para a implantação de comunidades
virtuais de aprendizagem; ou a implantação de uma
Ouvidoria e da Central de Atendimento ao Aluno.
O mais recente serviço disponibilizado à comunidade
universitária, no início deste mês, é a Biblioteca Virtual
Universitária 2.0, um acervo eletrônico de livros-texto,
com mais de 1.780 títulos,
totalmente em português, de fácil acesso, navegação e leitura.
"Este é o nosso foco. A qualificação institucional é
necessária para estarmos entre as universidades melhor
avaliadas pelo Ministério da
Educação", enfatiza o reitor. |