Acadêmicos de Licenciaturas motivados a ensinar.
Da discussão dos desafios éticos e políticos à formação de
professores para a Educação Básica. Este é o tema do Fórum
de Licenciaturas que a UCS realiza nesta semana, buscando
ampliar e aprofundar essa discussão entre gestores, professores e
alunos dos cursos de Licenciatura. O evento, promovido anualmente,
visa contribuir aos processos de atualização curricular e contínuo
aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica.
A UCS disponibiliza 26 cursos de licenciaturas, presenciais e na
modalidade educação a distância.
Os cursos de Licenciatura ainda chamam a atenção de muitos
alunos que buscam a graduação. É o caso de Paulo, de Willian e de
Robson. Eles cursam na UCS licenciaturas em diferentes áreas: nas
ciências humanas, da vida e exatas.
A paixão pela História motivou Paulo Afonso Lovera Marmentini
(na foto à direita), de 22 anos, a cursar a Licenciatura em
História. "A profissão de historiador está diretamente ligada à
atividade
docente. Ser mediador entre o conhecimento histórico e o aluno é
um dos pontos que dá sentido ao trabalho do historiador",
enfatiza.
No último semestre do curso, Paulo sabe dos problemas
enfrentados
pelo professor, mas pensa em manter-se a par do
conhecimento vinculado
à academia. Para ele, "isto é obrigação de qualquer profissional
de licenciatura".
Um sonho de pequeno fez com que Willian Daniel Hahn Schneider
(na foto à esquerda), de 21 anos, optasse pela Licenciatura
em Ciências Biológicas. Como muitas crianças, Willian se imaginava
dentro de uma sala de aula, explicando conteúdos, realizando
experiências e ajudando os alunos em suas dificuldades. A escolha
pela licenciatura deve-se ao gosto pela docência. "Apesar de
hoje o
professor não ser tão valorizado, é uma profissão nobre". Quanto à
escolha por Ciências Biológicas, Willian, que também cursa o
Bacharelado,
é categórico: é a área que mais se identifica. "Trata-se de
uma ciência abrangente, que desenvolve uma ampla visão do mundo,
em especial da vida".
Anos antes de ingressar na Licenciatura em Computação, o aluno
Robson Mendonça do Nascimento, de 24 anos, já se interessava
pela área. "Sempre quis explorar todas as ferramentas que são
úteis no meu dia a dia e, com esse conhecimento, acabei
auxiliando
amigos a utilizá-las. Com o tempo passei a gostar de aprender
para
depois poder ensinar", disse. Atualmente trabalha como
instrutor de
informática, e pretende atuar também como professor de
laboratório
de informática em escolas de ensino regular, além de se
especializar
em ambientes utilizados para meios educacionais.
Ampliação do Conhecimento
Esses três alunos têm experiências em comum que enriquecem
sua vida acadêmica. Paulo é estagiário do Centro de
Memória Regional
do Judiciário da UCS. Trabalha com a leitura e cadastro de
processos antigos da 1ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul, do
período de 1900 a 2003. "O trabalho direto com documentos e
fontes
históricas é um aprendizado diário, contribuindo principalmente
para conhecimentos em pesquisa", afirma.
Willian é bolsista CNPq do Laboratório de Enzimas e Biomassa,
do Instituto de Biotecnologia. Pretende, após a graduação,
realizar
Mestrado e Doutorado. "Mas quero conciliar a docência com
os estudos de pesquisa, que irão enriquecer as minhas aulas. Minha
maior expectativa é tornar-me professor universitário e continuar
pesquisando", enfatiza. A atividade que desenvolve no
laboratório o
faz inteirar-se do que acontece na comunidade científica,
uma realidade
antes desconhecida por ele.
Na Computação, Robson já atuou em diversas monitorias pelo
Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Essas atividades
lhe renderam
conhecimento extracurricular. "Com as monitorias comecei
a compreender melhor o uso de muitas ferramentas e as formas de
melhor interação entre o professor e o aluno".
Fórum de Licenciaturas
O Fórum de Licenciaturas acontece até quarta-feira, dia 25,
com a seguinte programação: na segunda, a professora Léa Fagundes
(UFRGS), aborda o "Ensinar e aprender em tempos de
cultura digital"; na terça, "Ética e Educação" é o tema da
conferência
do professor Thomas Kesselring, da Universidade de
Berna (Suíça), também em aula solene do curso de Pedagogia.
As atividades acontecem às 19h50min, na Sala 420 do Bloco J.
Encerrando o evento, na quarta-feira, cada curso de Licenciatura
promove discussões relacionadas à sua área. |
Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 894 | Fotos: Jonas Ramos
|