Programa de Formação de Professores da UCS participa de pesquisa do Ministério da Educação.
O trabalho desenvolvido pelo
Programa de Formação de
Professores vem contribuindo não somente para a qualificação
do corpo docente da Instituição, mas também
para uma pesquisa do Ministério de Educação sobre a Formação
de Professores nas Universidades Brasileiras. A UCS foi uma das
cinco instituições de ensino superior selecionadas para integrar
a pesquisa coordenada pela professora Ilma Veiga, da Comissão
de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores
na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do
MEC.
Segundo a pesquisadora Ilma Veiga, foram três as justificativas
que levaram à escolha do programa da UCS para a pesquisa:
por ser um Programa Institucional; pela relevância sociopolítica
e pedagógica para a Universidade e para a região; e pela condução
ética, responsável e compromissada do Programa. O relatório
da pesquisa será encaminhado em fevereiro de 2012 ao CNPq
e transformado em livro, contendo os cinco casos analisados:
UCS, Univali, UniChapecó, USP e UFPE. Para Ilma, o programa
da UCS contém uma proposta sistemática e contínua de melhoria
da ação docente, por meio do desenvolvimento teórico e da
investigação
da prática. "Outra característica é o fortalecimento da
indissociabilidade das dimensões: epistemológica, pedagógica e
política. Há uma preocupação com o docente consciente das funções
que a educação superior assume na sociedade contemporânea.
A proposta de formação está alicerçada na concepção de ciência
como um ato humano, historicamente situado. O programa
é organizado e acompanhado por procedimentos avaliativos".
Apoio ao Desenvolvimento
A coordenadora do Programa de Formação de Professores
da UCS, Eliana Rela, explica que "o programa é ferramenta
fundamental
diante do contexto nacional do Ensino Superior. Como
ferramenta, apoia os professores na (re)construção dos saberes
docentes a partir de suas práticas; apoia o desenvolvimento de
novas competências docentes, como por exemplo, o entendimento
da cultura digital e o uso pedagógico das novas tecnologias de
comunicação, e ainda, constrói competências para fazer a gestão
de processos de ensino na modalidade a distância. O Programa
tem o compromisso de fortalecer as condições de emergência de
um fazer docente reflexivo e comprometido com os novos paradigmas
sociais".
O Programa
Criado em 2010, o Programa, ligado à Pró-reitoria Acadêmica,
visa contribuir para a qualificação do corpo docente,
seja na extensão, graduação ou pós-graduação. Tem sua origem
nas ações do Núcleo de Pedagogia Universitária e, entre
os objetivos destacam-se: planejar, coordenar e realizar ações
voltadas para a qualificação pedagógica dos professores; e articular
diretrizes e ações de qualificação pedagógica com os
demais programas institucionais. Desde 2001, em sua origem,
1.603 professores já passaram pelo programa, que oferece
seminários,
cursos, minicursos e a especialização "Formação
Docente para o Ensino Superior".
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Docentes compartilham experiências no Programa de Formação
Para o professor Lucas Fürstenau
de Oliveira, do Centro de Ciências
Humanas, que hoje orienta o minicurso
de Processos Cognitivos, dos
vários encontros já realizados, o que
mais lhe marcou foram os questionamentos
trazidos pelos colegas, oriundos
de várias áreas. "O resultado foi
a ampliação de minha visão sobre a
experiência docente, graças aos colegas,
e o refinamento da habilidade de
identificar as questões-chave".
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Vanda Maria Salvatti, também
docente do Centro de Ciências Humanas,
participou de Seminários de
Formação para a Docência que "evidenciaram
que o professor precisa
desempenhar suas atribuições profissionais,
estimulando nos alunos a
criatividade, o espírito de cooperação
e a autonomia". Como resultado de
sua participação, Vanda, em sala de
aula, busca agir como mediadora,
"propondo aos alunos a resolução de
desafios e assumindo com eles a coresponsabilidade
pelo aprendizado".
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Do Centro de Ciências Jurídicas,
Viridiana Sgorla, docente nas unidades
universitárias em Bento Gonçalves
e Guaporé, procurou estudar "o
ensinar e aprender" para ser docente,
participando de diversos módulos,
desde 2008. "Os cursos também
possibilitaram o aprendizado da utilização
de recursos e ferramentas
tecnológicas, aliadas à questão pedagógica,
bem como a troca de experiências
entre o grupo de professores",
adianta.
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O compartilhamento de experiências
entre os docentes também
é apontado pelo professor Sílvio
Aurélio Jaeger, docente do curso de
Administração em Caxias do Sul,
São Sebastião do Caí e Canela. "As
diferentes técnicas de ensino-aprendizagem
sugeridas pelos facilitadores,
aliadas às experiências relatadas
pelos colegas, trazem mais segurança
no uso de novas estratégias e a
certeza de algumas que eu já vinha
utilizando, bem como um maior entendimento
das ferramentas virtuais
à disposição para uso no AVA, que
contribuem principalmente nas orientações
de TCCs".
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Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 896 | Fotos: Jonas Ramos
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