Obras da EDUCS abordam a Festa da Uva e enologia.

Investir em obras importantes para o debate acadêmico, o desenvolvimento da ciência e para qualificar o trabalho dos professores em sala de aula é o objetivo da Editora Universidade de Caxias do Sul – EDUCS, que tem mostrado à comunidade o que a Instituição produz nas diferentes áreas do conhecimento.

A editora surgiu nos anos 70 com duas vertentes: com a criação do Ciclo Básico, foi necessário desenvolver livros para a sala de aula, com textos produzidos pelos próprios docentes da UCS (os primeiros livros foram "Introdução à Metodologia Científica", de José Carlos Köche; "Universidade em Debate", de Jayme Paviani e José Clemente Pozenato; "Psicologia Geral", de Luiz Antonio Rizzon, Elaine Braghirolli Pisani e Ugo Nicoletto); e também a publicação dos que abordavam a imigração italiana, a partir do centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A primeira obra nesta área foi Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, de Vitalina Maria Frosi e Ciro Mioranza, de 1975.

Hoje, são mais de 1.500 títulos publicados em diferentes áreas como Medicina, Letras, Filosofia, Direito, Pedagogia e Educação Física. Entre eles, estão obras que tratam sobre temas relacionados à Festa da Uva.


Festa & Identidade, de Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, doutora em Educação. São 279 páginas. Segundo a autora, "o mais fascinante na trajetória da Festa da Uva talvez esteja no fato de ela estar sempre recriando suas representações simbólicas para expressar a identidade local em cada nova circunstância de sua história.

Começando como uma festa agrária, de uma comunidade agrária, onde a uva e seus derivados eram o centro dos festejos, ela evoluiu para uma festa industrial, em que a feira das indústrias adquiriu papel destacado. Mas, como em suas primeiras edições, ela continua com o seu papel de mostrar, para si e para os outros, o que somos e o que fazemos".



Vocabulário do Vinho, de Roberto Rabachino, jornalista, sommelier e escritor. São 176 páginas. A gastronomia e a enologia são disciplinas, são áreas do conhecimento, mas são também componentes civilizatórios, na medida em que espelham as tradições, a cultura de um povo, seus avanços e seu desenvolvimento. Gastronomia e enologia são fatores de desenvolvimento econômico, geradores de riqueza e de tecnologia.


Vinhos e licores – degustação e serviço, de Firmino Splendor, enólogo (organizador). São 416 páginas. A obra aborda a tecnologia da degustação, do instrumento do provador, à taça, ao vocabulário utilizado e à metodologia para uma apreciação sensorial proveitosa.

A segunda edição do livro recebeu atualizações necessárias no contexto dos temas e, além de material assinado por Jean Lucien Cabirol, foi incluído capítulo de autoria de Jairo Manson de Souza Filho, sobre os benefícios do vinho. Por seu conteúdo, a obra é útil aos profissionais da enologia, consumidores e estudiosos da área das bebidas provenientes da uva e outras frutas.

Esses livros - e outras publicações da EDUCS – estão disponíveis nas livrarias de Caxias do Sul e nos sites das Livrarias Cultura, Saraiva e Submarino.