"O Sistema de Bibliotecas nas mídias sociais aprimora o relacionamento com o nosso público" - Entrevista.

Para explicar melhor as novas formas de abordagem utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UCS nas mídias sociais e a repercussão que isso tem tido, fomos ouvir a equipe de bibliotecários, que responde pelo Sistema de Bibliotecas: Marcos Leandro Freitas Hübner (supervisor); Diego Fabrizio Kroth; Michele Marques Baptista; Renata Rodrigues Tonini; Naira Korff Benvenutti da Silva; Katia Maria de Castro Stefani; Marcelo Votto Teixeira; Marcia Servi Goncalves; Márcia Carvalho Rodrigues; e Cleoni Cristina Goncalves Machado.




De onde surgiu a ideia de ocupar o espaço das mídias sociais para divulgar as bibliotecas da UCS?
A ideia de colocar o Sistema de Bibliotecas nas mídias sociais partiu de um projeto maior, iniciado em 2010, que objetivava divulgar os serviços oferecidos pelo Sistema, aproximando-nos da comunidade acadêmica.

No início do projeto detectamos que havia uma gama considerável de serviços disponíveis à comunidade, contudo, o nosso usuário, por vezes, não tinha conhecimento sobre isso.

Desta forma, foram traçados dois objetivos: atualizar o site da Biblioteca, tornando-o mais moderno e acessível, e criar um blog que pudesse conter informações cotidianas acerca do sistema.

Com o impacto gerado a partir do blog, percebeu-se que a interação com a comunidade acadêmica poderia proporcionar resultados ainda maiores. Sendo assim, realizou-se uma análise sobre em quais redes sociais atingiríamos um maior número de usuários. Os escolhidos foram o micro-blog Twitter e a página de relacionamentos Facebook.

O Flickr, com imagens das bibliotecas e do nosso acervo, foi criado a partir da atualização do site, pois optou-se por não colocar imagens no novo site para que o mesmo pudesse ser facilmente acessado por smartphones e tablets.

Os tutoriais em vídeo, disponibilizados no YouTube, foram ações inovadoras na área, pois nenhuma outra biblioteca universitária no Brasil prestava esse serviço. A ideia surgiu entre o grupo de bibliotecários, com a finalidade de facilitar a utilização dos serviços da Biblioteca.

Após uma análise de softwares gerenciadores de vídeos e o desenvolvimento de tutoriais impressos para os serviços, foram criados os primeiros tutoriais em vídeo. Atualmente estão disponíveis nove tutoriais em vídeo, sendo que, até final de março, teremos mais dois tutoriais publicados.

Qual a repercussão e como isso influencia o trabalho de vocês?
É difícil medir o impacto obtido através do uso de redes sociais na biblioteca, contudo alguns pontos são mais perceptíveis:
- A biblioteca redesenhou o seu perfil perante a comunidade acadêmica, sua estrutura em um local moderno e dinâmico.
- Houve o aprimoramento no contato com o nosso público;
- A partir da maior aproximação com nosso público, percebemos que alguns aspectos poderiam ser melhorados (silêncio na biblioteca, aquisição de livros, horário e qualidade do atendimento, quantidade de livros para empréstimo). Cabe ressaltar que todos os funcionários do Sistema de Bibliotecas têm acesso aos comentários a respeito da Biblioteca na avaliação que ocorre, a cada semestre, entre alunos, professores e gestores.
- Constatou-se um aumento significativo na realização de oficinas destinadas à comunidade acadêmica com o objetivo de utilizar de uma melhor forma os recursos eletrônicos disponíveis na Biblioteca.

Que tipo de público interage com vocês?
Todos os tipos de público interagem conosco, principalmente a nossa comunidade acadêmica. Mas, também atendemos a um número considerável de pessoas de outras localidades, que conheceram nossos serviços através das redes sociais.

As rede sociais possibilitaram ao nosso público manter contato com o Sistema de Bibliotecas 24h por dia, durante os sete dias da semana, seja através do blog ou através do YouTube (com tutoriais em vídeo).

Já foi implementada alguma mudança, seja na organização ou no atendimento, sugerida através das mídias sociais?
Sempre que possível atendemos às demandas vindas através destas mídias, desde a indicação de novas obras até ao aprimoramento dos canais de comunicação interna nas bibliotecas. É importante ressaltar, que a Biblioteca também utiliza como suporte para implantação de novos serviços a avaliação online, onde todos os funcionários tomam conhecimentos dos comentários dos usuários referentes à Biblioteca.

Foto: Daniela Schiavo