Recepção a intercambistas reuniu estudantes da Europa, América e África, na Cidade Universitária.

Diversidade cultural e novos sotaques na Universidade


Neste semestre, 46 alunos de instituições de Ensino Superior da Europa, da América e da África estudam em cursos de graduação na UCS.

O investimento em ações voltadas à internacionalização acompanha a Universidade desde os primeiros anos de sua história. Ainda na década de 70, a ligação regional com a imigração italiana incentivou as primeiras parcerias. Professores iniciavam atividades de pesquisa e acordos de cooperação com pesquisadores europeus e intercâmbios em entidades italianas.

Com o passar dos anos, as parcerias foram ampliadas e, hoje, viabilizam muitas possibilidades de intercâmbio acadêmico e científico. A UCS mantém um Programa de Mobilidade Internacional - do qual participam alunos, professores, pesquisadores e gestores - , responsável tanto pelo acolhimento do intercambista que chega à Universidade, quanto pelas orientações para aqueles que vão realizar atividades fora do Brasil.

A Instituição tem acordos bilaterais de cooperação internacional com cerca de 150 instituições de Ensino Superior de 28 países. Entre as atividades que envolvem missões e intercâmbios acadêmicos, a UCS já recebeu aproximadamente 920 alunos e 930 professores e já enviou ao Exterior cerca de três mil alunos e 900 professores.

Neste início de ano, 20 novos intercambistas chegaram à UCS para realizar cursos de graduação. Em evento realizado neste mês, eles foram recepcionados pelo reitor Isidoro Zorzi e pela equipe da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais. Os estudantes participaram de atividades de integração e conheceram melhor a Instituição. Os estrangeiros na UCS vieram de 12 países: Argentina, Equador, Espanha, França, México, Itália, Haiti, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Paraguai e Congo.

Os programas na UCS permitem a realização de um ou dois semestres do curso, ou, ainda, toda a graduação, pelo Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Esse programa é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e países da África e da América Latina, que neste semestre reúne 17 estudantes na Universidade.

Elogios ao acolhimento e à estrutura

A aluna Jessica Vanina Fonseca veio da Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina, para estudar no curso de Engenharia de Produção. Ela pretende realizar estágio profissional em alguma empresa da região. A impressão que teve dos primeiros dias na UCS foi positiva. "Todos me tratam muito bem. Me ajudaram, inclusive, a encontrar uma casa", relata.

Irene Delgado já está no segundo semestre de intercâmbio, em disciplinas dos cursos de engenharias Química, Ambiental e Agronomia. Na Universidad Politécnica de Valência, na Espanha, cursa Engenharia Ambiental. "A UCS é uma universidade muito qualificada. A Cidade Universitária concentra muitos cursos no mesmo lugar, e isso é muito importante para a integração do conhecimento", afirma.

Oportunidades para acadêmicos da UCS

Os alunos da UCS também podem realizar um ou dois semestres letivos em uma instituição parceira no Exterior, com aproveitamento total ou parcial dos estudos desenvolvidos.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional permite essa experiência nos cinco continentes. Interessados podem procurar informações e fazer inscrições - em duas oportunidades no ano -, na Central de Atendimento da Cidade Universitária, em Caxias do Sul.

Entre os programas que incentivam a mobilidade acadêmica, e dos quais a Universidade participa, destacam-se: Ciência Sem Fronteiras e Brafitec, da Capes; Fórmula Santander, Ibero-Americanas e Top China, do Santander Universidades.

Foto: Daniela Schiavo





Revista ATOS & FATOS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na primeira edição da Revista ATOS & FATOS que circula a partir do dia 20 de março.