Novas turmas de professores do ensino fundamental e médio iniciam formação em Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Universidade
Eles já são professores do ensino fundamental e médio e,
em sua maioria, estão em sala de aula, mas voltaram à
Universidade para dar continuidade à sua formação docente.
Eles têm o incentivo do Ministério da Educação e das
secretarias municipais de Educação além do suporte da
Universidade de
Caxias do Sul. Eles participam do Projeto "Ler e
escrever o mundo: a Educação de Jovens e Adultos no
Contexto da Educação Contemporânea" e buscam capacitar-se
para transformar a realidade educacional do nosso país. Eles
se preparam, na UCS, para trabalhar com jovens e adultos
que não tiveram oportunidade de concluir a escolarização
obrigatória nos fluxos considerados normais.
O Brasil tem 16,2 milhões de jovens e adultos com mais de
15 anos que não sabem ler e escrever e cerca de 14 milhões
de pessoas apenas reconhecem letras e palavras, mas
não entendem o sentido de um texto simples, segundo dados
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.
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Os cursos, em nível de extensão e de especialização, já
começaram no segundo semestre do ano passado. No mês de março,
novas turmas foram iniciadas, com aulas às sextas-feiras e
sábados, no Centro de Filosofia e Educação. A meta é chegar, em
2013, a 270 professores com capacitação para atuar com a
Educação de Jovens e Adultos, a EJA, como essa modalidade de
ensino é mais conhecida.
O Projeto realizado pelo Centro de Filosofia e Educação,
juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o
Observatório da Educação da UCS, é decorrente de um convênio
firmado entre a UCS e o Ministério da Educação/Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Secretaria
Municipal de Educação de Caxias do Sul e as Secretarias de
Educação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do
Nordeste. Na UCS, a coordenação geral é da professora
Nilda Stecanela.
A união de esforços de tantas instituições e pessoas têm
um objetivo único: formar educadores capazes de responder
ao que preconiza o Plano Municipal de Educação de Caxias do Sul
(novembro de 2011) quando trata da Educação de Jovens e
Adultos: "resgatar o conhecimento prévio dos educandos,
fazendo-os partícipes na resolução de problemas, na
construção do conhecimento de forma a responder, com
pertinência e eficácia, as necessidades da vida, do
trabalho e da participação social".
Para o professor Delcio Antonio Agliardi, integrante da
equipe de coordenação, "a relevância deste projeto, independentemente se a formação
é em nível de extensão ou de especialização, está
na possibilidade dos educadores perceberem a EJA como direito
humano fundamental, para além da categoria aluno,
estimulando a compreensão da importância da formação
continuada e ao longo da vida, no âmbito da diferença e
da diversidade, que compõem o universo de sujeitos da EJA".
Nesta sexta-feira, dia 30 realiza-se o encontro "Diálogos com a
Educação: Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul", quando as
instituições da cidade farão relatos de
suas experiências com a EJA. A atividade inicia-se às
19h30min no auditório do Bloco J e terá a participação de professores que atuam no Programa de Educação de Jovens e Adultos da UCS, do Programa
Brasil Alfabetizado, do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e
Adultos, do NEEJA Novo Horizonte, da Escola Municipal
Presidente Trancredo Neves e da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones.
A última edição do Jornal do CEFE aborda o
Projeto "Ler e escrever o mundo: a Educação de Jovens e
Adultos no Contexto da Educação Contemporânea",
trazendo inclusive trechos de uma entrevista com o
professor Sergio Haddad, pesquisador da PUC-SP que participou
da abertura dos cursos do Projeto, em dezembro de 2011.
Saiba mais sobre o
Projeto no Jornal do CEFE.
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