Programa Ciência Sem Fronteiras oferece bolsas de estudo de graduação e de pós-graduação no exterior.

A Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais informa à comunidade acadêmica que já estão disponíveis no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, editais de chamadas e formulários de inscrição para seleção de candidatos a bolsas de estudo no exterior, em nível de graduação e pós-graduação.

O Programa, lançado em 2011, é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - CNPq e CAPES - e – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Tem como finalidade "promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação".

GRADUAÇÃO
Para estudantes de graduação, há a possibilidade da "Bolsa de Graduação Sanduiche", com a realização de parte de estudos em universidades Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições para obtenção de bolsas oferecidas em edital pode ser feita até 30 de abril.

Para atender aos critérios do Programa Ciência Sem Fronteira, o candidato à bolsa deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas relacionadas do Programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. É importante também observar os testes de proficiência exigidos em cada país. Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis no site do Programa. [ ACESSE.]

Os estudantes selecionados pelo Programa serão beneficiados com o auxílio instalação no Exterior, bolsa mensal, pagamento das taxas acadêmicas, passagens aéreas, seguro entre outros gastos decorrentes do programa.

PÓS-GRADUAÇÃO
O Programa Ciência Sem Fronteira - Cronograma 2 - também abriu inscrições para as chamadas de Bolsas de Pós-Graduação e Pós-Doutorado, nas seguintes modalidades:
Doutorado Pleno no Exterior
Doutorado Sanduíche no Exterior
Pós-Doutorado no Exterior
Estágio pós-doutoral

No site do Programa estão publicadas as orientações e critérios para cada modalidade, bem como os referidos regulamentos e formulários de inscrição. As inscrições estarão abertas até 28 de maio. [ ACESSE.]

Os interessados em candidatar-se a uma dessas bolsas devem procurar orientação no Escritório de Intercâmbios - Sala 29 da Galeria Universitária – Telefone (54) 3218-2598 ou esin@ucs.br