Mostra Documenta Costumes está aberta à comunidade.

Mais de duas mil peças integram a mostra histórico-cultural Documenta, que já pode ser conferida no Centro de Artes e Arquitetura. A mostra expõe obras e objetos relacionados à Serra Gaúcha, com novos elementos históricos e passa a se chamar "Documenta Costumes". O acervo da Mostra Documenta Costumes tem curadoria da pesquisadora Véra Stedile Zattera e foi doado à UCS em 2006.

A exposição, que tem foco voltado ao vestuário, é composta de 50 vitrines e de 160 manequins vestidos - abrangendo as temáticas Itália, Brasil, Rio Grande do Sul, Colônia Caxias, Sociedade Caxias e Padres Capuchinhos. O acervo mantém mais de 75% de peças originais, contemplando desde roupas utilizadas para a vindima até elegantes trajes desenhados e confeccionados por estilistas gaúchos e, também, pela arte têxtil desenvolvida na região e no Brasil. O espaço apresenta, além do vestuário e acessórios, peças raras como um Lenço Farroupilha, datado de 1842, um poncho de vicunha, de 1880, e três obras originais de Aldo Locatelli.

Mostras temporárias passam a ser realizadas no novo espaço. A primeira, disponível para a visitação até junho, é a mostra "Etnias", que retrata um pouco da cultura originária da América, África e Oriente com artigos de países como Paraguai, Colômbia, México, Peru, Chile, China, Japão, Angola, Arábia Saudita e Hungria. De origem italiana foram recebidos sete trajes originais, e o espaço ainda possui 45 vestidos de rainhas, princesas, embaixatrizes e participantes de Festas da Uva.

O novo espaço cultural está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, no Campus 8 (RS-122, km 69). Grupos acima de dez pessoas deverão agendar sua visitação através do telefone (54) 3289-9040 ou pelo e-mail documenta@ucs.br.

Fotos: Daniela Schiavo