Invenção desenvolvida no CARVI conquista o 1º lugar no Prêmio Caixa de Projetos Inovadores.
A tecnologia para controle de cadeira de rodas motorizada
através de movimentação cervical, que surgiu no curso de
Engenharia Elétrica do Campus Universitário da Região dos
Vinhedos (CARVI), conquistou o primeiro lugar no 4° Prêmio
Caixa de Projetos Inovadores. O resultado foi anunciado
na última sexta-feira, dia 25 de maio, durante
festividade pelo Dia da Indústria em Londrina (PR).
A inovação ficou exposta na 8ª Feira Eletromecânica e
Construção Civil 2012, realizada de 24 a 27 de abril,
na sede do SENAI, em Londrina (PR), junto aos outros dois
finalistas do prêmio, que foram avaliados por um grupo de
30 empresários e especialistas das áreas envolvidas com a feira.
A tecnologia é constituída por uma nova
forma de controle de movimentação para cadeiras de rodas
motorizadas, criada pelos egressos do curso de Engenharia Elétrica
Emílio Batista e Oscar Mattia, e os professores
Alexandre Mesquita e Angelo Zerbetto Neto. O projeto teve pedido de registro de patente
depositada, em nome da UCS, no mês de abril deste ano, no
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Leia mais sobre inovação na UCS.
"É um reconhecimento muito grande para os cursos de Engenharia
Elétrica e Eletrônica do CARVI. O prêmio demonstra a
excelência da UCS nessa área", relata o professor Angelo,
que também é coordenador do
curso de Engenharia Eletrônica no CARVI. Para o ex-aluno
Emílio,
formado em Engenharia Elétrica no início deste ano e
que esteve em Londrina para receber
o prêmio em nome do grupo, "todo o processo
representa o resultado do ensinamento que recebemos na
Universidade e nos incentiva a seguir com novos projetos".
O primeiro lugar no prêmio garantiu R$ 10 mil para o
grupo, que vai investir o recurso na continuidade do projeto.
Os integrantes também pretendem encontrar uma empresa
parceira que reproduza a tecnologia da cadeira de rodas.
Os outros dois finalistas, que receberam prêmios
de R$ 5 mil e R$ 3 mil foram os projetos "Eko-Bloco:
artefatos de cimento confeccionados
com resíduos da construção e demolição (RCD)", do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; e
"Utilização de geossintéticos como reforço de estradas
não pavimentadas: influência
do tipo de reforço e do material de aterro", da Universidade
de Brasília (UnB). No total, foram inscritos 14 trabalhos de
estudantes e
pesquisadores dos principais centros universitários do Brasil.
|