Consultora da Petrobras fala para pesquisadores da UCS sobre parceria em projetos.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico promove nesta sexta-feira, dia 22 de junho, um encontro entre os pesquisadores da Instituição e a
consultora da Petrobras, Letícia Falcão Veiga, que abordará sobre as oportunidades de projetos conjuntos com a
Petrobras. A reunião inicia-se às 10 horas, no Salão de Atos do Bloco A da Cidade Universitária.
A Universidade desenvolve, atualmente, quatro projetos na área ambiental em parceria com a Petrobras:
Lacos II - Gestão Sustentada das Lagoas Costeiras do Litoral Médio do Estado do Rio Grande do Sul (Lacos), que está na sua segunda edição.
O Projeto Lacos objetiva implementar a gestão sustentada das lagoas costeiras e da água subterrânea a partir do diagnóstico da qualidade e utilização racional dos recursos hídricos dos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul no estado. Na primeira edição, os trabalhos foram desenvolvidos nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.
Lodos Fase I - “Avaliação dos parâmetros operacionais e estabelecimento de estratégias de controle em processos de lodos ativados associado a membranas submersas submetidos a condições de estresse com efluentes de refinaria de petróleo”. O projeto objetiva avaliar a influência de três tipos de efluentes gerados em refinaria de petróleo, aplicados em processo de lodos ativados associado a membranas (MBR), buscando estabelecer estratégias de controle através da simulação de choques de carga para avaliar o mecanismo de filtrabilidade, evitando a redução do fluxo de permeado devido ao fenômeno denominado “fouling”. Também será avaliada a redução da toxicidade de efluente líquido de refinaria de petróleo tratado por este processo, assim como serão avaliadas as condições e características do fluxo de permeado, na busca de propiciar condições maximizadas de eficácia e eficiência neste tratamento.
Lodos Fase II - “Estudos de tratabilidade dos efluentes da refinaria do Vale da Paraíba (REVAP)”. Tem o objetivo de avaliar a tratabilidade dos efluentes de alta carga oleosa e salina da nova estação de tratamento de efluentes da REVAP, utilizando biorreatores associados a membranas, sob condições de contribuição de correntes típicas como salmoura do tanque dreneiro, águas fenólicas, águas ácidas retificadas, soda gasta (sulfídrica e fenólica), drenagens amínicas (MEA, DEA).
BioH2 - “Digestão anaeróbia de resíduos e efluentes agroindustriais para produção de biohidrogênio e bioprodutos de alto valor agregado”. O principal objetivo deste projeto é a produção de hidrogênio a partir de glicerol e vinhoto (matérias-primas). As referidas matérias-primas serão biodegradadas com culturas de microrganismos puras e mistas, com foco na obtenção do hidrogênio como gás principal. Nesta rota será utilizado um processo anaeróbio em batelada, onde serão testados diversas relações glicerol/vinhoto.
|