IX ANPED SUL: conferência de abertura reuniu centenas de pesquisadores no UCS Teatro neste domingo.
IX ANPED Sul congrega 35 programas de
pós-graduação em Educação da região sul do Brasil
O UCS Teatro, na Cidade Universitária, foi pequeno para acolher os
quase mil participantes que chegaram à UCS na tarde de domingo,
para participar da cerimônia de abertura da nona edição do
ANPED Sul,
evento que até quarta-feira, dia 1º, reunirá perto de dois mil
pesquisadores da área da Educação das instituições de
ensino do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O credenciamento das delegações iniciou-se às 14 horas e às 18 horas
começou a cerimônia de abertura, que contou com a
participação da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em
Educação, professora Dalila de Oliveira Andrade e da representante
de área na CAPES, professora Elizabeth Fernandes de Macedo,
dos reitores das universidades da região sul do Brasil; de
secretários e coordenadores de educação do estado do Rio Grande do
Sul; membros do comitê científico, pareceristas e coordenadores
dos 23 Grupos de Trabalho que integram o IX ANPED Sul;
coordenadores,
professores, secretários e alunos dos 35 programas de pós-graduação
em Educação da Região Sul; professores, acadêmicos e funcionários
da UCS.
Diálogo com a educação básica
Presente à cerimônia, o reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi,
destacou a importância da Universidade em sediar este evento.
"A universidade é o
espaço de diálogo entre os diversos atores envolvidos
com a Educação no Brasil, compartilhando experiências e alternativas
para a área". A presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação,
professora Dalila de Oliveira Andrade, também
ressaltou que "a interlocução da Pesquisa com a Educação Básica é
uma relação que precisa ser discutida e o tema escolhido reflete a
preocupação com o diálogo entre a Pós-graduação e a
Educação Básica".
Falando em nome da coordenação local da ANPED Sul,
a professora Nilda Stecanela, diretora do Centro de Filosofia e
Educação da UCS,
enfatizou a mobilização empreendida por todos aqueles que
trabalharam por quase dois anos para preparar o evento. Ela
também anunciou o lançamento do Portal
ANPED Sul, que reunirá o acervo científico desta e
das edições anteriores do ANPED Sul, colocando-o à disposição
da sociedade.
"Não temos dúvida de que os objetivos do evento já
demonstram sinais evidentes de efetivação, considerados os
nossos números: mais de 2000 inscritos; em torno de 1500
trabalhos submetidos; próximo a mil trabalhos aprovados e
a serem apresentados; publicação de um E-Book com as reflexões
dos convidados de cada Grupo de Trabalho (GT), lançamento do
Portal ANPED SUL, contendo a memória dos eventos anteriores e
constituindo-se num espaço que marca a identidade da pós-graduação
e da pesquisa em educação da região sul do Brasil".
Ao sintetizar a importância do encontro, ela contextualizou:
"receber o IX ANPED SUL é motivo de muito orgulho para nosso
Programa e para nossa Universidade, especialmente por ser um
evento da Educação e que faz a chamada para o diálogo com a
Educação Básica, tendo em vista que nenhum de nós passa impune
às cifras nacionais que indicam mais de 60 milhões de
brasileiros que não possuem o ensino fundamental completo.
Nossa responsabilidade com a formação de professores e com a
formação de pesquisadores é, portanto, estreitar essa interlocução
assumida no tema deste seminário".
A importância do evento para a pós-graduação em Educação que se
realiza no sul do Brasil também foi destacada pelo professor
Jefferson Mainardes, coordenador do Fórum Sul de Coordenadores de
Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul. Ele
lembrou que há 42 anos iniciava-se o ensino de pós-graduação nesses
estados e "hoje já chegamos a 35 programas de pós-graduação,
com cursos de mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional".
Conferência de abertura
A conferência de
abertura foi realizada pela professora Flávia Obino Werle,
da Unisinos, que levou a plateia lotada do UCS Teatro a refletir
sobre as inúmeras possibilidades de interlocução com a
educação básica, seja no âmbito da pesquisa, da pós-graduação,
da iniciação científica, dos estágios curriculares, dos cursos de
formação de professores,
da sala de aula, das escolas de ensino fundamental e médio, da
gestão educacional,
das políticas públicas locais ou nacionais. Em sua fala, ela
também reafirmou
a importância da interação entre
pós-graduação e graduação, com a articulação da pesquisa em seus
diferentes níveis.
Lançamento de livros
Durante esta segunda-feira ocorrem as apresentações de
trabalhos nos 23 GTS. À tarde haverá a palestra a palestra
"El enfoque de las epistemologías de la
política educativa: categorías analíticas para el fortalecimiento
de la investigación en política educativa" e a partir das
19h30min realiza-se a primeira sessão de
lançamento coletivo de livros na área de Educação. O evento
será no Centro de Convivência.
Veja a
PROGRAMAÇÃO dos lançamentos a serem
realizados na segunda e na terça-feira.
Confraternização
Após a solenidade de abertura do domingo à noite, os
participantes foram recepcionados no Centro de Convivência
da UCS com um filó que
apresentou a gastronomia e a música típicas da cultura italiana.
Mais de mil trabalhos acadêmicos
Na segunda-feira pela manhã, iniciaram-se as apresentações de
trabalhos nas sessões dos GTS. Entre eles:
O aluno de
aprendizagem lenta: um guia de ensino e o discurso da psicologia
educacional, apresentado por Rodrigo Augusto de Souza
(foto acima à
esquerda), da
Universidade Federal do Paraná, dentro do GT História da
Educação, sob a coordenação do professor da UNIOESTE Alexandre Fiuza.
O gorjeio das aves: Alle Vögel Sind
Schon, de
Maria Angela Peter da Fonseca (foto acima à direita)
desenvolvido em parceria
com Elomar Tambara, ambos da Universidade Federal de Pelotas,
na sessão coordenada pelo professor da UDESC Celso João Carminatti,
também no âmbito do GT História da Educação.
Também na noite desta segunda-feira, dia 30, um grupo de pesquisadores que estão no
evento participa do programa Rede de Olhares, da UCS TV, com
exibição
direta às 18h30min e reprise às 22h30min de hoje. O
programa abordará a temática do evento: A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica.
Fotos: Daniela Schiavo
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