Com a aprovação pela CAPES do Mestrado Profissional em Ensino de História: Fontes e Linguagens, UCS chega ao 14º curso de Mestrado.
Dois últimos cursos autorizados a funcionar
pela CAPES são mestrados profissionais: em Ensino de Ciências e
Matemática e em Ensino de História: Fontes e Linguagens.
Com a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES), no início de setembro, da proposta de
criação do Mestrado Profissional em
Ensino de História: Fontes e Linguagens, a UCS chega ao seu 14º
curso de Mestrado
(nove mestrados
acadêmicos e cinco profissionais), que somando-se aos quatro
cursos de doutorado, integram os 13
programas de pós-graduação stricto sensu. [ Veja todos.]
Em maio foi aprovada a autorização de funcionamento do
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Os dois
novos mestrados profissionais abrirão processo seletivo no
decorrer de 2013.
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e
Matemática
Com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática,
este mestrado profissional irá qualificar professores em
exercício da rede pública e privada, ligados ao ensino básico e
também à formação de profissionais (de licenciaturas e de cursos
técnicos em geral).
Sua organização está estruturada em duas linhas de pesquisa:
Fundamentos e estratégias educacionais
no ensino de Ciências e Matemática.
Tecnologias, recursos e
materiais didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.
O ingresso será anual, realizado mediante processo seletivo
regulamentado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e
Desenvolvimento. O primeiro processo seletivo será realizado em 2013
e oferecerá 15 vagas.
Para o professor Francisco Catelli, coordenador da proposta do
Mestrado, o novo curso vem complementar a formação que a UCS
oferece há décadas em seus cursos de licenciatura. "A crescente
importância dada às questões de interdisciplinaridade e de
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no
contexto do ensino médio e superior cria uma demanda
significativa por oportunidades de qualificação, em nível de
mestrado, nestes temas", analisa.
A proposta de apresentação do Mestrado resultou da atuação do
Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e
Matemática
Mestrado Profissional em Ensino de História:
Fontes e Linguagens
Com área de concentração em Ensino de História, este Mestrado
Profissional estrutura-se em duas linhas de pesquisa;
Linguagens e Cultura no Ensino de História; e
Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência
em História.
Na proposta apresentada à CAPES estão assim definidos os objetivos
do Mestrado:
atender à demanda pela formação
continuada e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no
ensino de História;
promover a formação continuada dos
profissionais que atuam nos diferentes espaços de ensino de
História enfatizando o desenvolvimento da
pesquisa e de estratégias que aproximem o sujeito aluno do
ofício do historiador;
fomentar a produção de pesquisas na
área de concentração do programa visando problematizar o
uso e a incorporação das linguagens e
fontes nos diversos espaços de ensino e aprendizagem, tais
como escolas, arquivos, projetos comunitários voltados ao patrimônio,
museus e
atividades de educação patrimonial;
buscar a integração do programa com as
redes de ensino básico da região e o curso de graduação da
Universidade;
proporcionar a integração da
graduação e da pós-graduação, possibilitando estratégias
conjuntas para desenvolvimento da pesquisa, do
ensino, e da extensão na área de ensino de História;
refletir sobre a produção do
conhecimento histórico e a práxis docente a partir das relações
entre a historiografia acadêmica e a historiografia
escolar;
estimular a compreensão da práxis
pedagógica interdisciplinar no ensino de História buscando a
incorporação dos temas transversais nos
currículos escolares.
A proposta de apresentação do Mestrado resultou da atuação do
Núcleo de Pesquisa em
História, Patrimônio e Região. O professor Roberto Radunz,
coordenador do NP e da Comissão de Implantação do novo programa,
explica que o Mestrado interessa a graduados de História e áreas afins
que atuam:
como docentes pesquisadores;
como profissionais ligados aos lugares de memória;
em ações ligadas a educação patrimonial;
em projetos voltados ao ensino e as tecnologias;
em acervos e arquivos;
em espaço públicos ligados à História;
em Secretarias de Cultura e Patrimônio.
E ele acrescenta ainda: e para aqueles que simplesmente gostam da
História...
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