Vitivinicultura: Universidade participa da conquista da certificação de Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos.

A região do Vale dos Vinhedos, localizada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, comemora a conquista do selo de Denominação de Origem (D.O.) outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em resposta à solicitação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos Vale dos Vinhedos (APROVALE). A UCS participou da elaboração do processo de registro que vai contribuir para a qualificação e divulgação da produção de vinhos e espumantes daquela região.

Participaram do projeto, a Embrapa Uva e Vinho (ccordenação geral do projeto), de Bento Gonçalves, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, com recursos do FINEP. Os pesquisadores produziram documentos sobre a delimitação geográfica e cartográfica; normas para orientação da produção de uvas e vinhos; descrição das características ambientais, entre outros.

"Essa é a primeira Denominação de Origem de vinhos no Brasil que, assim como a primeira Indicação de Procedência, foi para os vinhos do Vale dos Vinhedos. Receberão o selo os produtos que forem elaborados segundo as normas do Regulamento de Uso e aprovados pelo Conselho Regulador, depois de submetidos às avaliações geográfica, químico-física e sensorial", explica a professora Ivanira Falcade, do Centro de Ciências Sociais e Educação, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, que participou das pesquisas.

A UCS agora está envolvida na pesquisa para a "Indicação de Procedência Farroupilha" e também participou da elaboração de documentos dos processos para certificação das regiões de Pinto Bandeira, Monte Belo e Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua).

Pós-Graduação
Com linhas de pesquisa em "Enologia e Saúde", "Viticultura e Meio Ambiente" e "Gestão Estratégica em Vitivinicultura", o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola promove a formação avançada para profissionais que atuam na área vitivinícola.

Fotos: Aldo Toniazzo