Evento comemora os 30 anos do Ambulatório Central.

Os 30 anos do Ambulatório Central da UCS foram comemorados com uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, dia 1º de outubro. O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas e do município.

Durante a solenidade, o reitor Isidoro Zorzi relembrou o histórico do Ambulatório Central (AMCE) e enfatizou que o seu papel de "atender à comunidade e ser um espaço de aprendizagem dos cursos da área da Saúde".

A coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Solange Sonda, disse que o AMCE é referência para os 48 municípios da região. O Ambulatório presta um serviço de excelência em diversas especialidades médicas. "Não seria possível atender a toda a população dessa região se não tivéssemos uma estrutura como essa", ressalta.






Também presente na solenidade, a secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, falou sobre a importância do serviço para o município. "A qualidade dos serviços prestados cumprem a tarefa de ser um serviço de saúde e de educação", destacou.

O professor Abrelino Vasata, reitor da UCS no período 1974-1987 participou da solenidade. Ele foi o responsável pela criação do Ambulatório no ano de 1982. "O AMCE foi criado por que a Universidade estava preocupada com a qualidade do ensino oferecido aos alunos do curso de Medicina. Eles faziam as suas práticas em diversos hospitais da cidade e precisávamos centralizar o serviço. Então, na época, firmamos o convênio com o Sesi", conta.

O Ambulatório Central atende, todos os meses, a cerca de 5 mil usuários do Sistema Único de Saúde.

Fotos: Daniela Schiavo