Feira das Profissões recebeu milhares de estudantes em busca de orientação sobre carreira futura.

Depois de quatro dias de atividades na Cidade Universitária, encerrou-se nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, a Feira das Profissões 2012. Sob o tema "Você já quis ser muita coisa. Descubra sua verdadeira vocação", o evento reuniu cerca de 10 mil estudantes do ensino médio de escolas na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, para auxiliar os jovens na escolha da futura profissão.

Além da Serra gaúcha, escolas de outras regiões, como dos Campos de Cima da Serra, do Litoral Norte, da Região das Hortênsias e do Vale do Caí, marcaram presença na Feira.

Alguns estudantes viajaram durante horas para conhecer os cursos de graduação oferecidos pela UCS. É o caso dos alunos da Escola Marcírio Marques Pacheco, de Esmeralda, que vieram acompanhados da vice-diretora da escola, Rosane Kramer. "Vale a pena vir de longe pra que os alunos possam escolher sua futura profissão", resumiu a professora, ao relatar a empolgação dos jovens com a visita.


A mesma empolgação foi ressaltada pela professora Dirce Gado, que acompanhou os alunos da Escola Estadual Monsenhor Peres, do município de Vista Alegre do Prata, da região de abrangência da unidade universitária de Nova Prata. "Eles têm muitas dúvidas e pretendem sair daqui mais decididos", afirmou.

De Caxias do Sul, cidade onde está o campus sede da UCS, cerca de 70 escolas de Ensino Médio visitaram a Feira das Profissões. Para a professora Nikita Luísa Vieira, da Escola Estadual Província de Mendoza, "a feira é um espaço onde os estudantes veem na prática a realidade das diferentes profissões e isso é fundamental para o momento decisivo pelo qual estão passando", destacou.

Outra escola caxiense que participou do evento, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Especial Helen Keller. Durante a visita aos estandes, os alunos surdos contaram com a interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (fotos à direita). "A Feira das Profissões motiva os estudantes a continuar seus estudos e seguir uma carreira profissional", disse a diretora de ensino médio da escola, professora Arlise Zdrojewski.

Para o pró-reitor acadêmico, Evaldo Antonio Kuiava, (foto à esquerda) a Feira das Profissões é um evento muito significativo para a UCS. "A Feira possibilita que o estudante faça a melhor escolha, na medida em que busca informações com os coordenadores de curso, professores e acadêmicos. Além disso, é uma oportunidade para conhecer toda a estrutura da Universidade, tudo aquilo que podemos oferecer aos nossos alunos", declarou.

A Feira das Profissões é organizada pelo Programa de Relacionamento UCS Minha Escolha, que tem a finalidade de estreitar o vínculo entre a Instituição e o aluno do ensino médio, por meio de ações que ocorrem durante todo o ano.

Fotos: Daniela Schiavo