EDUCAÇÃO: o uso das novas tecnologias no ambiente escolar.
A disseminação das tecnologias
provocou o redimensionamento da sala de aula e a reconfiguração dos
papéis do professor e do aluno. A Universidade de Caxias do Sul
está atenta a essa nova realidade.
Tema recorrente de discussões
nas mais diferentes esferas da sociedade,
a Educação vem passando
por transformações significativas nos
seus diversos contextos. E o espaço
acadêmico, que tem papel importante
na condução dessas transformações,
torna-se palco de uma multiplicidade
de vozes que debatem o assunto.
Exemplo disso, foi o IX Seminário de
Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, que reuniu, em julho,
na Cidade Universitária da UCS, cerca
de dois mil participantes. No evento,
professores e acadêmicos de graduação
e de pós-graduação do Rio
Grande do Sul, de Santa Catarina e do
Paraná debateram sobre os diferentes
aspectos da Educação, inclusive o
que se refere ao uso da tecnologia em
sala de aula.
Para o doutor em Educação e
pesquisador do assunto, professor
Lucídio Bianchetti, da Universidade
Federal de Santa Catarina, estamos
vivendo um novo momento da humanidade,
mais rico, com mais potencialidades,
mas também com novos
desafios no aspecto cognitivo,
social-afetivo
e do trabalho e, nesse contexto,
o professor não pode ser apenas
um transmissor de conteúdos. "Entre
um professor que atua dessa forma e
um software de busca na internet, que
trabalha com muito mais dinamicidade
que o professor, fica óbvio que o aluno
vai escolher o último. O professor não
pode concorrer com as tecnologias,
elas devem ser um complemento do
processo de ensino e aprendizagem".
Segundo o pesquisador, quando
se fala em tecnologia, se fala em
mediação entre o eu e o outro, o eu
e o conhecimento, o eu e o mundo.
"A história da humanidade mostra que
as inovações tecnológicas não vieram
para anular as conquistas anteriores,
mas sim para somar".
Um computador por aluno
Nesse cenário contemporâneo da
era digital, as tecnologias personificam
o desafio da mudança, que também
ocorre dentro da escola. Desde 2007,
o Projeto Um Computador por Aluno
(UCA), do Governo Federal, promove a
inclusão digital e pedagógica de alunos
e professores, mediante a utilização de
computadores portáteis, os laptops
educacionais.
Um grupo de três professores, quatro
bolsistas de iniciação científica e um
bolsista de iniciação tecnológica da
UCS participam, com pesquisadores
da UFRGS e da Unisinos, de pesquisas
e da formação de professores de escolas
no estado.
Em Caxias do Sul, a Escola Municipal
de Ensino Fundamental Caldas Júnior,
no Bairro Petrópolis, é uma das 14
escolas beneficiadas pelo Projeto UCA
– etapa II, no Rio Grande do Sul. A formação
desses professores é feita pelo
Núcleo de Tecnologia Municipal, da Secretaria
Municipal de Educação, com
participação e orientação dos pesquisadores
da UCS. As atividades de formação
ocorrem desde agosto de 2010,
para os 50 professores da escola, com
a finalidade de instigá-los a buscarem
segue estratégias pedagógicas inovadoras
para os 450 alunos atendidos pela instituição
municipal.
A professora do Centro de Filosofia
e Educação, Carla Valentini, que coordena
a equipe de formação pela UCS,
destaca que, assim como os alunos
têm diferentes realidades, os professores
também. "Há muitas vivências
e os professores estão em diferentes
momentos da carreira, uns iniciando a
docência, outros próximos à aposentadoria.
Por isso, o desafio de refletir
e trabalhar com outra concepção do
processo de ensino e aprendizagem
e com a nova configuração da sala de
aula é ainda maior".
Motivação à descoberta
Os frutos desse empenho vêm sendo
colhidos. Lucas Gabriel Bernardi, 10
anos, diz que com o laptop as atividades
do 4º ano ficam mais divertidas. "É diferente com os joguinhos no
computador.
E em casa eu também gosto
de jogar". Para a professora da turma,
Anajara Pinto dos Reis, a interdisciplinaridade
foi fortalecida com as possibilidades
de interação que a tecnologia
oferece. "Os alunos respondem melhor
às atividades propostas e se empenham
mais nas tarefas, porque são
motivados à descoberta. O professor
planeja e orienta, não precisa mais dar
tudo pronto".
Outras duas instituições de Ensino
Fundamental, envolvidas no Projeto
UCA, estão sob a coordenação da
UCS: Escola Municipal Santa Terezinha
(Canela) e Escola Estadual Professor
Dietschi (Arroio do Sal). Além do acompanhamento,
da orientação e participação na formação dos professores
dessas escolas e da assessoria às
secretarias municipais de educação,
a equipe da Universidade também integra
os projetos de pesquisa "UCA - Pesquisa e avaliação de práticas
inovadoras
para a inclusão da escola na
cultura digital" e "TECNOEDU - Tecnologias
Digitais na Educação: culturas
escolares e apropriação de novas
formas de aprender e ensinar", ambos
vinculados ao Núcleo de Inovação e
Desenvolvimento Docência e Cultura
Digital da UCS, criado em 2008.
O professor como mediador do mundo
A inserção e o papel do professor nessa nova realidade educacional
também
é uma preocupação da Universidade. Entre os objetivos do Núcleo
de Inovação e Desenvolvimento Docência e Cultura Digital está o de
produzir e sistematizar conhecimentos
e tecnologias sobre ambientes de
aprendizagem no Ensino Superior e
implementar e avaliar ambientes inovadores de aprendizagem.
Integrante
desse NID, a professora do Centro de
Ciências Humanas, Claudia Sganzerla,
se utiliza de recursos tecnológicos
para inovar nas aulas. Neste semestre,
a proposta para a disciplina de Ensino
de História, do curso de Pedagogia do
Campus de Vacaria, é que os alunos produzam uma linha do tempo virtual,
com imagens e sons de cada período
histórico, além de poderem trabalhar
com avatares e criarem histórias em
quadrinhos online. "Todos esses recursos
podem ser levados para a sala
de aula das escolas, mas para isso, os
nossos alunos precisam sair dos bancos
acadêmicos sabendo como, quando
e de que forma as atividades podem
ser implementadas", destaca Claudia.
Preparação para o mundo do trabalho
Em 2012, Caxias do Sul completa
duas décadas de implantação da informática
educativa na rede pública
municipal de ensino. E quem acompanhou
esse processo foi a professora
Ana Cristina Possapp Cesa, que atuava naquele
ano de 1992 na rede municipal
e em cursos de graduação da UCS.
"Na época, os alunos do Ensino Fundamental
iniciaram o contato com os
computadores utilizando a infraestrutura
da UCS. Enquanto isso, ocorria
a instalação dos laboratórios de informática
nas escolas e a formação, por
docentes da Universidade, de professores
para atuarem nesses espaços",
conta.
E, pensando na preparação desses
jovens para o mundo do trabalho,
a UCS trilhou o mesmo caminho do
município com a criação, em 1995, do
Centro Tecnológico Universidade de
Caxias do Sul (CETEC), sob a direção
da professora Ana, cargo que ocupa
até hoje. A escola de Ensino Médio e
Técnico da UCS iniciou suas atividades
já oferecendo aos seus alunos a
possibilidade de realizar, paralelamente
ao currículo do Ensino Médio, o curso
técnico em Informática. "Era uma
oferta inovadora para a época. Mas o
desafio não era somente em termos
tecnológicos, mas, sim, como a inserção
da tecnologia na escola modificava
o espaço educativo".
Desde então, cerca de 550 estudantes
já concluíram esse curso.
Um deles, formado na primeira turma,
voltou ao ambiente escolar como
professor no curso. Maurício Giubel
está desenvolvendo sua dissertação
no
Mestrado em Educação da UCS
dentro da linha de pesquisa "Educação,
Linguagens e Tecnologia". "Na
minha pesquisa estou abordando
a utilização de dispositivos móveis
como iPod, smartphone, tablet, na
educação. Quero discutir como eles
podem ser utilizados na educação,
tendo em vista a forma com que são
empregados pelos alunos no ambiente
escolar". Além disso, Giubel desenvolveu
um sistema web para que os
professores do CETEC possam construir
os projetos integrados de avaliação
de forma colaborativa e online. "A
ideia do software nasceu da vontade
de aumentar o número de disciplinas
envolvidas em cada projeto, para que
o aluno seja melhor avaliado, favorecendo
a interdisciplinaridade", conta
o professor.
Fotos: Daniela Schiavo e Jonas Ramos.
Revista ATOS e FATOS - Publicação mensal da
Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para
divulgação das ações e finalidades institucionais,
aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e
evidenciam o papel de uma Instituição de
Ensino Superior.
O texto acima está publicado na oitava edição da Revista ATOS e FATOS que já está sendo distribuída nos campi e
núcleos.
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