EDUCAÇÃO: o uso das novas tecnologias no ambiente escolar.

A disseminação das tecnologias provocou o redimensionamento da sala de aula e a reconfiguração dos papéis do professor e do aluno. A Universidade de Caxias do Sul está atenta a essa nova realidade.

Tema recorrente de discussões nas mais diferentes esferas da sociedade, a Educação vem passando por transformações significativas nos seus diversos contextos. E o espaço acadêmico, que tem papel importante na condução dessas transformações, torna-se palco de uma multiplicidade de vozes que debatem o assunto. Exemplo disso, foi o IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, que reuniu, em julho, na Cidade Universitária da UCS, cerca de dois mil participantes. No evento, professores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná debateram sobre os diferentes aspectos da Educação, inclusive o que se refere ao uso da tecnologia em sala de aula.

Para o doutor em Educação e pesquisador do assunto, professor Lucídio Bianchetti, da Universidade Federal de Santa Catarina, estamos vivendo um novo momento da humanidade, mais rico, com mais potencialidades, mas também com novos desafios no aspecto cognitivo, social-afetivo e do trabalho e, nesse contexto, o professor não pode ser apenas um transmissor de conteúdos. "Entre um professor que atua dessa forma e um software de busca na internet, que trabalha com muito mais dinamicidade que o professor, fica óbvio que o aluno vai escolher o último. O professor não pode concorrer com as tecnologias, elas devem ser um complemento do processo de ensino e aprendizagem".

Segundo o pesquisador, quando se fala em tecnologia, se fala em mediação entre o eu e o outro, o eu e o conhecimento, o eu e o mundo. "A história da humanidade mostra que as inovações tecnológicas não vieram para anular as conquistas anteriores, mas sim para somar".

Um computador por aluno

Nesse cenário contemporâneo da era digital, as tecnologias personificam o desafio da mudança, que também ocorre dentro da escola. Desde 2007, o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal, promove a inclusão digital e pedagógica de alunos e professores, mediante a utilização de computadores portáteis, os laptops educacionais.

Um grupo de três professores, quatro bolsistas de iniciação científica e um bolsista de iniciação tecnológica da UCS participam, com pesquisadores da UFRGS e da Unisinos, de pesquisas e da formação de professores de escolas no estado.

Em Caxias do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior, no Bairro Petrópolis, é uma das 14 escolas beneficiadas pelo Projeto UCA – etapa II, no Rio Grande do Sul. A formação desses professores é feita pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, com participação e orientação dos pesquisadores da UCS. As atividades de formação ocorrem desde agosto de 2010, para os 50 professores da escola, com a finalidade de instigá-los a buscarem segue estratégias pedagógicas inovadoras para os 450 alunos atendidos pela instituição municipal.

A professora do Centro de Filosofia e Educação, Carla Valentini, que coordena a equipe de formação pela UCS, destaca que, assim como os alunos têm diferentes realidades, os professores também. "Há muitas vivências e os professores estão em diferentes momentos da carreira, uns iniciando a docência, outros próximos à aposentadoria. Por isso, o desafio de refletir e trabalhar com outra concepção do processo de ensino e aprendizagem e com a nova configuração da sala de aula é ainda maior".

Motivação à descoberta

Os frutos desse empenho vêm sendo colhidos. Lucas Gabriel Bernardi, 10 anos, diz que com o laptop as atividades do 4º ano ficam mais divertidas. "É diferente com os joguinhos no computador. E em casa eu também gosto de jogar". Para a professora da turma, Anajara Pinto dos Reis, a interdisciplinaridade foi fortalecida com as possibilidades de interação que a tecnologia oferece. "Os alunos respondem melhor às atividades propostas e se empenham mais nas tarefas, porque são motivados à descoberta. O professor planeja e orienta, não precisa mais dar tudo pronto".

Outras duas instituições de Ensino Fundamental, envolvidas no Projeto UCA, estão sob a coordenação da UCS: Escola Municipal Santa Terezinha (Canela) e Escola Estadual Professor Dietschi (Arroio do Sal). Além do acompanhamento, da orientação e participação na formação dos professores dessas escolas e da assessoria às secretarias municipais de educação, a equipe da Universidade também integra os projetos de pesquisa "UCA - Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital" e "TECNOEDU - Tecnologias Digitais na Educação: culturas escolares e apropriação de novas formas de aprender e ensinar", ambos vinculados ao Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Docência e Cultura Digital da UCS, criado em 2008.

O professor como mediador do mundo

A inserção e o papel do professor nessa nova realidade educacional também é uma preocupação da Universidade. Entre os objetivos do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Docência e Cultura Digital está o de produzir e sistematizar conhecimentos e tecnologias sobre ambientes de aprendizagem no Ensino Superior e implementar e avaliar ambientes inovadores de aprendizagem. Integrante desse NID, a professora do Centro de Ciências Humanas, Claudia Sganzerla, se utiliza de recursos tecnológicos para inovar nas aulas. Neste semestre, a proposta para a disciplina de Ensino de História, do curso de Pedagogia do Campus de Vacaria, é que os alunos produzam uma linha do tempo virtual, com imagens e sons de cada período histórico, além de poderem trabalhar com avatares e criarem histórias em quadrinhos online. "Todos esses recursos podem ser levados para a sala de aula das escolas, mas para isso, os nossos alunos precisam sair dos bancos acadêmicos sabendo como, quando e de que forma as atividades podem ser implementadas", destaca Claudia.




Preparação para o mundo do trabalho

Em 2012, Caxias do Sul completa duas décadas de implantação da informática educativa na rede pública municipal de ensino. E quem acompanhou esse processo foi a professora Ana Cristina Possapp Cesa, que atuava naquele ano de 1992 na rede municipal e em cursos de graduação da UCS. "Na época, os alunos do Ensino Fundamental iniciaram o contato com os computadores utilizando a infraestrutura da UCS. Enquanto isso, ocorria a instalação dos laboratórios de informática nas escolas e a formação, por docentes da Universidade, de professores para atuarem nesses espaços", conta.

E, pensando na preparação desses jovens para o mundo do trabalho, a UCS trilhou o mesmo caminho do município com a criação, em 1995, do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC), sob a direção da professora Ana, cargo que ocupa até hoje. A escola de Ensino Médio e Técnico da UCS iniciou suas atividades já oferecendo aos seus alunos a possibilidade de realizar, paralelamente ao currículo do Ensino Médio, o curso técnico em Informática. "Era uma oferta inovadora para a época. Mas o desafio não era somente em termos tecnológicos, mas, sim, como a inserção da tecnologia na escola modificava o espaço educativo".

Desde então, cerca de 550 estudantes já concluíram esse curso. Um deles, formado na primeira turma, voltou ao ambiente escolar como professor no curso. Maurício Giubel está desenvolvendo sua dissertação no Mestrado em Educação da UCS dentro da linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Tecnologia". "Na minha pesquisa estou abordando a utilização de dispositivos móveis como iPod, smartphone, tablet, na educação. Quero discutir como eles podem ser utilizados na educação, tendo em vista a forma com que são empregados pelos alunos no ambiente escolar". Além disso, Giubel desenvolveu um sistema web para que os professores do CETEC possam construir os projetos integrados de avaliação de forma colaborativa e online. "A ideia do software nasceu da vontade de aumentar o número de disciplinas envolvidas em cada projeto, para que o aluno seja melhor avaliado, favorecendo a interdisciplinaridade", conta o professor.

Fotos: Daniela Schiavo e Jonas Ramos.




Revista ATOS e FATOS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na oitava edição da Revista ATOS e FATOS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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