Experiência da UCS com programa de formação de professores subsidia obra de referência na área.
O trabalho desenvolvido pela pró-reitoria Acadêmica no âmbito do
Programa de Formação para
Professores da UCS contribui não somente para
a qualificação do corpo docente da Instituição, mas
também influiu na pesquisa do Ministério de Educação
sobre a formação de professores nas universidades
brasileiras.
No ano passado, a pesquisadora
Ilma Passos Alencastro Veiga, da Comissão de
Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de
Professores na área de Pedagogia da Secretaria de
Educação Superior do MEC, esteve na UCS para conhecer
esse programa institucional. A conclusão da pesquisa
resultou na obra "Universidade e Desenvolvimento Profissional
Docente: propostas em debate", lançada recentemente pela
Junqueira&Marin Editores. [Saiba mais sobre o livro]
"Quais são os limites e possibilidades dos programas de
desenvolvimento profissional, numa perspectiva institucional,
para o exercício da docência na educação superior?" Essa foi a
questão proposta para aos professores dos Grupos de
Pesquisa sobre
Formação de Professores, da Universidade de Brasília (UnB), e
Profissão Docente e Práxis Educativa, do Centro Universitário de
Brasília (UniCEUB), que foram conhecer as realidades de cinco
instituições de Educação Superior no Brasil - entre elas a UCS,
com a intenção de contribuir para preencher as lacunas que se
verificam em relação ao desenvolvimento profissional de docentes da
Educação Superior.
A obra está estruturada em cinco capítulos que discutem a
concepção, organização e expectativas relativas aos Programas da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Vale
do Itajaí (UNIVALE), da Universidade de Chapecó (Unochapecó), da
Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de São Paulo
(USP), considerando suas possíveis contribuições no desenvolvimento
profissional docente, uma vez que esse processo é uma tarefa que
nunca se conclui.
"Concretizando políticas para o desenvolvimento profissional
docente: a proposta da Universidade de Caxias do Sul" é o
capítulo que trata do trabalho realizado pela UCS nessa área.
A pesquisadora justificou sua escolha pelo programa da UCS,
por três razões: por ser um programa institucional; pela relevância
sociopolítica e pedagógica para a Universidade e para a região; e
pela condução ética, responsável e compromissada do Programa.
A coordenadora do Programa de Formação para
Professores, professora Eliana Rela, considera que as análises e
reflexões
contidas na publicação poderão "sinalizar novos rumos em direção a
uma práxis formativa
institucional e à criação de uma cultura pedagógica no
interior das instituições de educação superior". Sobre a citação do
programa da UCS na obra, ela enfatiza:
- "Acredito que a relevância de se analisar a experiência
desenvolvida no nosso programa à
luz dos conhecimentos teóricos da área e dos resultados
provenientes da experiência, bem como a análise da
trajetória política de sua implementação, com certeza oferecerão
subsídios para ampliar e aprofundar a discussão sobre a
complexa temática do desenvolvimento profissional docente
para a educação superior, como também poderá servir
de parâmetro para programas da mesma natureza em outras
instituições de educação superior, tendo em vista a
democratização do acesso a esse nível de ensino".
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