Minibaja: UCS tem duas equipes nas competições da SAE Brasil.

Duas equipes de estudantes de cursos da área das ciências exatas das unidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão empenhados em deixar seus minibajas prontos para duas competições: a partir desta sexta-feira, dia 23, até domingo, dia 25, em Gravataí, os acadêmicos participam da competição SAE Brasil - Regional Sul, que reúne instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em março, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, a disputa será nacional, pois reúne estudantes de todo o país.

As competições são organizadas pela SAE Brasil, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar normas técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Os bajas são veículos construídos para competições entre os estudantes de engenharia, realizadas segundo as normas da própria SAE. O nome vem dos veículos Baja, que eram carros de corrida construídos por amantes de aventura off-road e que corriam no deserto americano de Baja. Os veículos são compostos de um motor padrão da marca Briggs & Stratton de pequena potência, 10 CV, transmissão por CVT (a maioria, mas alguns usam caixa de marchas de motocicletas), tem a forma de gaiola de tubos, obrigatoriamente de aço com resistência mecânica igual ou superior ao SAE 1020, pneus off-road usados em ATVs.

Equipe UCS-SSAB

Na Cidade Universitária, nove alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação, coordenados pelo professor Deives Roberto Bareta integram a equipe UCS–SSAB. O minibaja construído por eles tem a parceria da empresa sueca SSAB, maior fabricante de aço comercial na Suécia. Segundo o professor Deives, que em 1997, como aluno do curso de Engenharia Mecânica da UCS participou do primeiro projeto do minibaja na Instituição, "essa é a primeira vez que uma equipe da UCS tem o patrocínio com tecnologia, de uma empresa que fornece aços de baixa liga e de alta resistência".

Também essa é a primeira vez que esse protótipo irá participar de uma competição. "Cada carro tem a validade de dois anos e deve apresentar melhorias. Esse está com material novo, com a performance 5% melhor e pesa 170 quilos. Quanto mais leve o carro, melhor é o desempenho dele".

O projeto torna-se importante para os alunos porque são eles que fabricam as peças, projetam o carro. "Os acadêmicos colocam em prática o que aprendem em sala de aula", afirma Deives, ressaltando que o projeto do minibaja atrai trabalhos de conclusão de curso, monitores de extensão e alunos voluntários.

Jucemir Oliveira Rizzon, aluno de Engenharia Mecânica e integrante da equipe UCS–SSAB, tem uma expectativa a mais quanto ao carro: é ele que irá pilotar o minibaja nas competições. "Eu confio no projeto, que é um carro simples mas competitivo. Iremos enfrentar equipes experientes e nossa expectativa é que o carro funcione bem".

Integram a equipe UCS–SSAB os alunos: Alexander Becker Miranda, Angelo Pradella Titton, Charles Eugênio Festugato, Felipe Salvadoretti Erlo, Guilherme Augusto Strey, Jucemir Oliveira Rizzon e Rodrigo de Souza e Souza.

Equipe BAJAGUAL

A equipe BAJAGUAL é formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica do Campus Universitário da Região dos Vinhedos que, pela primeira vez, irá levar o projeto para as competições. A equipe BAJAGUAL, como é denominada, é composta por sete acadêmicos: Caio Lucci, Ismael Ferri, Nathan Mezacasa, Renan Sartori, Rodrigo Fontana, Wener Hirschmann e William Copat (que será o piloto do baja). A coordenação é da professora Fernanda Bordin.

"Os alunos participantes são pró-ativos e trabalham sempre em equipe. Conseguiram executar o projeto em um ano e meio. A busca por financiamento foi realizada nas indústrias da região, com a doação de materiais, componentes e renda. O projeto foi desenvolvido nos laboratórios do Campus", explica a docente.

O acadêmico Caio Lucci, capitão da equipe BAJAGUAL, salienta que "nosso objetivo principal é ser aprovado pelos comissários da SAE que revisam todo o Baja conforme as normas. Conforme as revisões feitas pela equipe, estamos cientes que as normas foram corretamente interpretadas e seguidas durante a fabricação do veículo. Nosso segundo objetivo é finalizar o enduro sem maiores problemas mecânicos, comprovando assim, a confiabilidade do projeto, que é baseado na resistência dos componentes e fixação e montagem".

Fotos: Daniela Schiavo e Paula Larentis Zwirtes.