Minibaja: UCS tem duas equipes nas competições da SAE Brasil.
Duas equipes de estudantes de cursos da área das ciências exatas
das unidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão
empenhados em deixar seus minibajas prontos para duas competições: a
partir desta sexta-feira, dia 23, até domingo, dia 25, em Gravataí,
os acadêmicos participam da competição SAE Brasil - Regional Sul,
que reúne instituições do
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em
março, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo,
a disputa será nacional, pois reúne estudantes de todo o país.
As competições são organizadas pela SAE Brasil, uma associação sem
fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos
pela missão comum de disseminar normas técnicas e conhecimentos
relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas:
terrestre, marítima e aeroespacial.
Os bajas são veículos construídos para competições entre os estudantes
de engenharia, realizadas segundo as normas da própria SAE.
O nome vem dos veículos Baja, que eram
carros de corrida construídos por amantes de aventura off-road
e que
corriam no deserto americano de Baja. Os veículos são compostos de um
motor padrão da marca Briggs & Stratton de pequena potência, 10 CV,
transmissão por CVT (a maioria, mas alguns usam caixa de marchas de
motocicletas), tem a forma de gaiola de tubos, obrigatoriamente de aço
com resistência mecânica igual ou superior ao SAE 1020, pneus
off-road usados em ATVs.
Equipe UCS-SSAB
Na Cidade Universitária, nove alunos dos cursos de Engenharia Mecânica
e de Engenharia de Controle e Automação, coordenados pelo professor
Deives Roberto Bareta integram a equipe UCS–SSAB. O minibaja
construído por eles tem a parceria da empresa sueca SSAB, maior
fabricante de aço comercial na Suécia. Segundo o professor Deives, que
em 1997, como aluno do curso de Engenharia Mecânica da UCS
participou do primeiro projeto do minibaja na Instituição, "essa é a
primeira vez que uma equipe da UCS tem o patrocínio com tecnologia,
de uma empresa que fornece aços de baixa liga e de alta resistência".
Também essa é a primeira vez que esse protótipo irá participar de uma
competição. "Cada carro tem a validade de dois anos e
deve apresentar
melhorias.
Esse está com material novo, com a performance 5% melhor e
pesa 170 quilos. Quanto mais leve o carro, melhor é o
desempenho dele".
O projeto torna-se importante para os alunos porque são eles que
fabricam as peças, projetam o carro. "Os acadêmicos colocam em
prática
o que aprendem em sala de aula", afirma Deives, ressaltando que o
projeto do minibaja atrai trabalhos de conclusão de curso, monitores
de extensão e alunos voluntários.
Jucemir Oliveira Rizzon, aluno de Engenharia Mecânica e
integrante da
equipe UCS–SSAB, tem uma expectativa a mais
quanto ao carro: é ele
que irá pilotar o minibaja nas competições. "Eu confio no projeto,
que
é um carro simples mas competitivo. Iremos enfrentar equipes
experientes e nossa expectativa é que o carro funcione bem".
Integram a equipe UCS–SSAB os alunos: Alexander Becker Miranda,
Angelo Pradella Titton, Charles Eugênio Festugato, Felipe Salvadoretti
Erlo, Guilherme Augusto Strey, Jucemir Oliveira Rizzon e Rodrigo de
Souza e Souza.
Equipe BAJAGUAL
A equipe BAJAGUAL é formada por alunos dos cursos de Engenharia
Mecânica,
Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica do Campus Universitário
da Região dos Vinhedos que, pela primeira vez, irá levar o projeto
para as competições. A equipe BAJAGUAL, como é denominada, é composta
por sete acadêmicos: Caio Lucci, Ismael Ferri, Nathan Mezacasa, Renan
Sartori, Rodrigo Fontana, Wener Hirschmann e William Copat (que será o
piloto do baja). A coordenação é da professora Fernanda Bordin.
"Os alunos participantes são pró-ativos e trabalham sempre em equipe.
Conseguiram executar o projeto em um ano e meio. A busca por
financiamento foi realizada nas indústrias da região, com a
doação de materiais, componentes e renda. O projeto foi desenvolvido
nos laboratórios do Campus", explica a docente.
O acadêmico Caio Lucci, capitão da equipe BAJAGUAL, salienta que
"nosso objetivo principal é ser aprovado pelos comissários da SAE que
revisam todo o Baja conforme as normas. Conforme as revisões feitas
pela equipe, estamos cientes que as normas foram corretamente
interpretadas e seguidas durante a fabricação do veículo. Nosso
segundo objetivo é finalizar o enduro sem maiores problemas mecânicos,
comprovando assim, a confiabilidade do projeto, que é baseado na
resistência dos componentes e fixação e montagem".
Fotos: Daniela Schiavo e Paula Larentis Zwirtes.
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