Os acordes da educação musical.
A construção do processo de ensino e
aprendizagem também passa pelas notas musicais
Ela está presente em casa, no trabalho,
nas lojas, nos bares, nos consultórios
médicos, nos recreios escolares.
A música faz parte da nossa
vida, e da Universidade de Caxias do
Sul também. Em 1967, a Escola Municipal
de Belas Artes de Caxias do Sul,
cuja finalidade era difundir as artes
musicais e as artes plásticas, foi incorporada
à UCS.
Desde então, a Universidade vem
contribuindo para a formação integral
do indivíduo, por meio do ensino, da
pesquisa, da extensão e da inovação.
Formação desde a infância
De mãos dadas. Foi assim que Larissa
Feltes, nove anos, chegou com o
pai Joel para mais uma aula na Escola
de Música UCS/LionsEduC, que iniciou
as atividades em agosto do ano passado,
no Campus 8, em Caxias do Sul,
para oportunizar a crianças e adolescentes
o contato com a música erudita.
A mesma mão que segurava a do pai
se mostra ágil ao aprender sobre a arte
e a técnica de tocar violino, instrumento
escolhido pela aluna do 4º ano do Ensino
Fundamental. A pequena deixou de
lado o ballet para se dedicar à música.
"Gostei mais de tocar violino. E já participei
de apresentações".
Segundo o pai, a aprendiz também
participa de um grupo de escoteiros, no
qual alia às atividades os ensinamentos
adquiridos nas aulas de música do
professor André Coimbra Meneghello:
concentração, inter-relacionamento,
coordenação motora e trabalho em
equipe. Joel enfatiza a importância de
os pais incentivarem os filhos para a
arte. "Acredito que com isso ela poderá
alcançar melhor seus objetivos, com
mais foco e criatividade". O professor
André, que também é músico da Orquestra
Sinfônica da UCS, passa para
os seus jovens alunos que "aprender
música é como aprender a falar: primeiro
se escuta, depois se repete e,
por fim, se criam as frases".
Larissa integra o grupo de 20 alunos,
entre 8 e 12 anos de idade, que
frequenta semanalmente as aulas da
Escola de Música. Por meio de uma
parceria com o Lions Clube de Caxias
do Sul Educação e Cultura - LionsEduC,
a UCS concede aos alunos participantes
da Escola bolsas para aprenderem
a tocar instrumentos de corda: viola,
violino ou violoncelo.
Além de oportunizar o contato com
a música erudita a essas crianças e
adolescentes, a Escola também visa à
formação de músicos, com o intuito de
aumentar a equipe da Orquestra Sinfônica
da UCS.
A música como profissão
O violino também foi o instrumento
escolhido por Rodrigo Duarte Maciel,
25 anos. E a história dele com a música
começou quando o caxiense tinha
apenas sete anos de idade e fazia aulas
de piano. Mas as teclas não eram o
seu forte. O que ele queria mesmo era
tirar notas de um violino. Mas isso veio
mais tarde, aos 12, quando conseguiu
uma bolsa para estudar na Sociedade
de Cultura Musical, entidade que daria
origem à Orquestra Sinfônica da UCS.
Daí para a frente, o caminho de
Rodrigo foi trilhado ao som de muitos
acordes, mas Rodrigo ainda não
pensava em seguir carreira na música.
Para ele era apenas um hobby. "Estava
pronto para ingressar num curso técnico
na área de metalurgia. Aí veio um
convite da Orquestra Sinfônica da UCS
para eu realizar algumas participações
em concertos e segui um outro rumo".
A sua performance rendeu-lhe uma
vaga de estagiário no grupo e, em 2005, conseguiu ser efetivado
como músico. "Hoje, quando perguntam
qual é a minha profissão, respondo
músico, com muito orgulho". É nos
ensaios semanais que o violinista encontra
espaço para trocar ideias com
os companheiros de Orquestra, discutindo
novidades sobre a música e as
suas variadas interpretações e composições.
"É um ambiente muito rico,
que só engrandece o trabalho e a vida
da gente e de quem nos prestigia nas
apresentações".
Os primórdios da Orquestra
A criação da Orquestra Sinfônica começou com
uma parceria mantida pela UCS com a
Orquestra de Concertos de Caxias do
Sul, responsável pelas apresentações
musicais ainda na década de 1990.
Com o passar dos anos, essas atividades
intensificaram-se, até que, no
ano de 2001, levando em conta a importância
da formação artística-cultural
da cidade e da região, a Universidade
criou a sua própria orquestra, através
da realização de um acordo com a Sociedade
de Cultura Musical de Caxias
do Sul, então mantenedora da orquestra
de concertos da cidade.
Segundo o coordenador-geral da
Osucs, Moacir Lazzari, que acompanha
as atividades da Orquestra desde a sua
criação, "com a Orquestra, a UCS também
oferece à comunidade música de
boa qualidade, que eleva o ser humano
e o instiga a ampliar os horizontes com
sensibilidade. Além disso, o trabalho
conjunto dos setores da Universidade
permite levar essa boa música para
toda a região de abrangência".
Licenciatura em Música
A musicalização contribui para o
desenvolvimento cognitivo, linguístico,
psicomotor e socioafetivo do aluno. E,
partindo dessa premissa, desde agosto
do ano passado as escolas públicas
e privadas do Brasil devem incluir
o ensino de música em suas grades
curriculares, cujas atividades podem
ser integradas ao ensino de arte. Essa
é uma exigência que surgiu com a lei
11.769, que determina que a música
deve ser conteúdo obrigatório em
toda a Educação Básica. Nesse novo
cenário educacional, a formação de
professores qualificados para atuar no
processo de ensino e aprendizagem
musical tornou-se uma necessidade.
Por isso, em 2010, a UCS retomou sua
trajetória musical ofertando o curso de
Licenciatura em Música, no Campus 8,
em Caxias do Sul.
Ricardo Luis Bigarella é um dos 96
alunos matriculados neste semestre.
Os avós, músicos em Nova Pádua,
tiveram um papel importante para a
formação dele. As reuniões de família,
sempre regadas com muita música e
cantoria, influenciaram o então menino
a tocar um instrumento. E os sons
produzidos pela gaita de boca foram os
que seduziram os seus ouvidos.
A carreira como gestor na área metalmecânica
fez com que a música permanecesse
como lazer, porém, o amor
pela arte jamais esmaeceu. Tanto que,
em 2003, Ricardo decidiu abandonar o
cargo executivo para ser sócio de uma
escola de música, em Caxias do Sul, e
se dedicar à educação musical. Aos 42
anos de idade, o descendente de italianos
viu, na implantação do curso de
graduação, a chance de se qualificar
para o ensino de música. "Conheci outros
cursos de música e, sem dúvida,
o da UCS é o mais qualificado, tanto
em termos de corpo docente quanto
em infraestrutura. Os professores têm
prática e são apaixonados pelo que fazem.
Tento passar isso para os meus
alunos também". Integrante da primeira
turma, o acadêmico escolheu estudar
violão no curso que oferece também a
prática em percussão, canto e teclas. O
brilho no olhar de Ricardo se intensifica
quando ele declara: "Sou muito privilegiado.
Poucas pessoas conseguem
trabalhar, estudar e ter como lazer algo
que amam".
A previsão é que Ricardo e os outros
alunos da primeira turma concluam
o curso no final de 2014. Para a coordenadora
do curso, professora Patrícia
Pereira Porto, "o conhecimento dos alunos
amplia-se com a vivência da música.
Por isso, o nosso curso oferece a
formação instrumental e a pedagógica,
complementando-se os conteúdos e
instigando a criatividade nos futuros
professores".
Fotos: Daniela Schiavo.
Revista ATOS e FATOS - Publicação mensal da
Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para
divulgação das ações e finalidades institucionais,
aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e
evidenciam o papel de uma Instituição de
Ensino Superior.
O texto acima está publicado na nona edição da Revista ATOS e FATOS
que já circula nos campi e
núcleos.
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